Quantos tipos de agências de linha existem na administração pública?

três tipostrês tipos de agências de linha que realizam principalmente o trabalho de administração na maioria dos países do mundo. São departamentos governamentais, empresas públicas e Comissão Reguladora Independente (I.R.C.).

O que são agências de linha?

Agências de linha:
As agências administrativas que desempenham as funções que contribuem directamente para a realização do objectivo primário ou principal da organização governamental, dirigindo, tomando decisões, comandando, controlando e supervisionando, são “agências de linha”.

O que é linha e agência de pessoal?

Uma função de linha é aquela que faz avançar directamente uma organização no seu trabalho principal. Isto inclui sempre a produção e venda, e por vezes o marketing. Uma “função de pessoal” apoia a organização com funções especializadas de aconselhamento e apoio.

O que é a linha de pessoal e as agências auxiliares?

As agências de linha trabalham directamente para as realizações do objectivo organizacional, as agências de linha aconselham e assistem as agências de linha nas suas actividades, e as agências auxiliares prestam serviços comuns – mantendo serviços às agências de linha.

Quais são as 4 P bases do departamento?

There are four different principles or bases on which a department is organised. These principles are: 1. Functional Principle 2. Process Principle 3.



Geographical Principle.

  • Functional Principle: …
  • Process Principle: …
  • Clientele Principle: …
  • Geographical Principle:


O que são as agências de linha no governo?

As agências de linha são as agências que realmente executam as tarefas para as quais a organização existe. Exemplos: O Departamento de Estado, o Departamento de Justiça, e a Agência de Protecção Ambiental.

O que são departamentos de linha no governo?

Os departamentos de linha são departamentos governamentais a nível estatal, com mandatos relacionados com sectores temáticos específicos. Estes departamentos podem ainda incluir vários departamentos mais pequenos, dependendo da dimensão do estado e da conveniência administrativa e podem, portanto, variar consoante os diferentes estados.

Quais são os tipos de agências de pessoal?

Different Types of Employment Agencies

  • Let’s find out! …
  • 1) Blended Firms. …
  • 2) Direct Contingency Firms. …
  • 3) Employee Leasing. …
  • 4) Retained Search Firm. …
  • 5) Recruitment Process Outsourcing/ Business Process Outsourcing (RPO/ BPO) …
  • 6) Vendor Management System.


Quem é o pai da Administração Pública?

Kautilya é considerado como o Pai da Administração Pública na Índia. Na sua escrita “Arthashastra”, Kautilya tem discutido detalhadamente sobre a administração pública. Q.

Qual é a diferença entre linha e linha e organização do pessoal?

A organização em que a autoridade e responsabilidade se move para baixo, e a responsabilidade flui para cima, é chamada organização de linha. A estrutura da organização, na qual são acrescentados especialistas aos gestores de linha para fornecer orientação e apoio, é chamada organização de linha e de pessoal.

O que é a agência auxiliar na administração pública?

Devido ao qual houve necessidade de separar as actividades primárias e secundárias das agências administrativas. As actividades domésticas foram segregadas e organizadas sob escritórios especializados. Estas actividades são conhecidas como as actividades auxiliares ou institucionais.

Quais são as principais funções das agências de pessoal?

De acordo com Mooney, as três funções das agências de pessoal são informativas, consultivas e de supervisão.

A Upsc é uma agência de pessoal?

A UPSC é apenas uma agência de recrutamento central, enquanto o Departamento de Pessoal e Formação é a agência central de pessoal na Índia. 3. O presidente e os membros da Comissão exercem funções durante um mandato de cinco anos ou até atingirem a idade de 65 anos, o que ocorrer primeiro.

Quais são os três principais grupos de agências independentes?

Existem três tipos principais de agências independentes: agências executivas independentes, comissões reguladoras independentes, e empresas governamentais.

Quais são as bases da administração pública?

administração pública, a implementação de políticas governamentais. Hoje em dia, a administração pública é frequentemente considerada como incluindo também alguma responsabilidade na determinação das políticas e programas dos governos. Especificamente, é o planeamento, organização, direcção, coordenação, e controlo das operações governamentais.

O que é a Direcção na administração pública?

Se uma organização reposicionar a sua responsabilidade num único funcionário, será conhecida como “gabinete”, mas se for um grupo, a organização será denominada “conselho” ou comissão. Uma secretaria é a principal unidade interna do departamento.

O que são agências auxiliares?

As agências auxiliares realizam basicamente serviços comuns aos departamentos, mas não servem as pessoas. Servem as agências e departamentos de linha. Assistem e ajudam as agências de linha no desempenho das suas funções. Trabalham como os agentes das agências de linha.

Quais são as principais funções das agências de pessoal?

De acordo com Mooney, as três funções das agências de pessoal são informativas, consultivas e de supervisão.

Qual é o significado de agência de pessoal?

Significado de agência do pessoal em inglês
uma empresa que é paga para encontrar trabalhadores adequados para outras empresas e organizações: Dirige uma agência de pessoal informático em rápido crescimento. Ver também. agência de emprego.

O que é conflito de linhas e de pessoal?

O conflito de linha de pessoal pode ser definido como os desacordos e ciúmes entre os gestores/unidades operacionais e os gestores e unidades de pessoal/apoio. Os gestores de recursos humanos há muito que sofrem do conflito de linhas de pessoal que tende a surgir em muitas organizações. Por muitas razões, podem ocorrer diferenças de opinião entre as linhas de pessoal.

O que é uma função de linha?

As funções lineares são aquelas cujo gráfico é uma linha recta. Uma função linear tem a seguinte forma. y = f(x) = a + bx. Uma função linear tem uma variável independente e uma variável dependente. A variável independente é x e a variável dependente é y.

O que é uma estrutura organizacional de linha?

A estrutura organizacional de linha é um dos tipos mais simples de estruturas organizacionais. A sua autoridade flui de cima para baixo. Ao contrário de outras estruturas, os serviços especializados e de apoio não têm lugar nestas organizações. A cadeia de comando e cada chefe de departamento tem controlo sobre os seus departamentos.