Quando é que o activo fiscal diferido pode ser reconhecido?

A deferred tax asset is recognised for all deductible temporary differences to the extent that it is probable that taxable profit will be available against which the deductible temporary difference can be utilised.

Quando é que o activo fiscal diferido deve ser reconhecido de acordo com a IAS 12?

O Comité de Interpretações observou que, de acordo com os parágrafos 28 e 35 da IAS 12: (a) um activo por impostos diferidos é reconhecido para o reporte de prejuízos fiscais não utilizados na medida das diferenças temporárias tributáveis existentes, de um tipo apropriado, que revertem num período apropriado.

Quando é criado um activo fiscal diferido?

Um passivo ou activo fiscal diferido é criado quando existem diferenças temporárias entre o imposto contabilístico e o imposto sobre o rendimento efectivo. Existem numerosos tipos de transacções que podem criar diferenças temporárias entre o rendimento contabilístico antes de impostos e o rendimento tributável, criando assim activos ou passivos de imposto diferido.

Porque é que o imposto diferido não é reconhecido?

No caso de empresas isentas de impostos, não é reconhecida a responsabilidade fiscal diferida, pelas diferenças temporais que têm origem e revertem no período de férias fiscais. A obrigação fiscal diferida só é criada quando as diferenças temporais têm origem no período de férias fiscais e se invertem após o feriado fiscal.

Como é registado o activo por impostos diferidos?

Suponhamos que uma empresa pagou em excesso o seu imposto ou pagou antecipadamente o imposto para um determinado período financeiro. Nesse caso, o imposto pago em excesso é conhecido como activo por impostos diferidos. Tais impostos são registados como um activo no balanço e acabam por ser devolvidos à empresa ou deduzidos de impostos futuros.

Como é que se mostram os activos fiscais diferidos num balanço?

É apresentado sob o título de Património Não Corrente no balanço. É apresentado sob o título de Activo Não Corrente no balanço. É importante mencionar que tanto o activo por impostos diferidos como o passivo por impostos diferidos são criados apenas para as diferenças temporárias.

Quais são alguns exemplos de um activo fiscal diferido?

Um exemplo simples de um activo fiscal diferido é o reporte de perdas. Se uma empresa incorre numa perda num exercício financeiro, tem normalmente direito a utilizar essa perda para baixar o seu rendimento tributável nos anos seguintes. 3 Nesse sentido, a perda é um activo.

Qual é a regra para o reconhecimento do imposto diferido sobre uma perda apurada?

Um passivo ou activo por impostos diferidos é reconhecido se a recuperação do valor contabilístico de um activo ou a liquidação do passivo resultarem em pagamentos de impostos mais altos/mais baixos no futuro, do que se essa recuperação ou liquidação não tivesse consequências fiscais.

O imposto diferido é reconhecido sobre a boa vontade?

A boa vontade não é depreciável do ponto de vista fiscal ou reconhecida para efeitos fiscais. Uma vez que não existem deduções fiscais futuras relativamente ao fundo de comércio, a base tributável é nula. Consequentemente, surge uma diferença temporária tributável em relação à totalidade do valor contabilístico do fundo de comércio.

Onde é registado o activo por impostos diferidos?

Onde estão os activos por impostos diferidos listados no balanço? Estão listados no balanço como “activos não correntes”.

É possível compensar activos e passivos fiscais diferidos?

Ao abrigo da ASU, todos os activos e passivos fiscais diferidos, bem como quaisquer permissões de avaliação, serão compensados e apresentados num balanço classificado como um montante não corrente.

O activo por impostos diferidos é um activo corrente?

Os impostos diferidos são um activo não corrente para fins contabilísticos. Um activo corrente é qualquer activo que proporcionará um benefício económico durante ou no prazo de um ano. Os impostos diferidos são itens do balanço que resultam de pagamento excessivo ou pagamento antecipado de impostos, resultando num reembolso posterior.

O imposto diferido é um passivo corrente?

O imposto sobre o rendimento diferido aparece como um passivo no balanço. A diferença nos métodos de depreciação utilizados pelo IRS e GAAP é a causa mais comum do imposto sobre o rendimento diferido. O imposto sobre o rendimento diferido pode ser classificado como um passivo corrente ou de longo prazo.

O que cria uma obrigação fiscal diferida?

Uma obrigação fiscal diferida é uma listagem no balanço de uma empresa que regista impostos que são devidos mas que só devem ser pagos numa data futura. O passivo é diferido devido a uma diferença de tempo entre o momento em que o imposto foi acumulado e o momento em que deve ser pago.

Qual é a finalidade do imposto diferido?

O imposto diferido é contabilizado para dar uma imagem clara do imposto actual e do imposto futuro. Se tirarmos alguma vantagem das secções de Imposto sobre o Rendimento e pagarmos menos impostos no ano em curso, poderemos ter de pagar impostos no futuro se essa vantagem for invertida.

O que causa a criação de uma conta de impostos diferidos no questionário do balanço?

d) Os impostos diferidos surgem quando os impostos efectivamente pagos são inferiores às despesas fiscais declaradas nas demonstrações financeiras. Os impostos diferidos resultam da utilização do mesmo método de depreciação para efeitos de impostos e relatórios.

O que é o imposto diferido e como é calculado?

O activo fiscal diferido é criado quando uma empresa realiza uma perda bruta num determinado ano. Cria uma oportunidade para que uma empresa a transfira para o ano seguinte para ser ajustada com lucros subsequentes, reduzindo assim a obrigação fiscal desse ano.

O que é o imposto diferido em palavras simples?

A IAS 12 define uma obrigação fiscal diferida como sendo o montante do imposto sobre o rendimento a pagar em períodos futuros no que respeita a diferenças temporárias tributáveis. Assim, em termos simples, o imposto diferido é o imposto a pagar no futuro.

Qual é a diferença entre o activo por impostos diferidos e o passivo por impostos diferidos?

Um activo por impostos diferidos é um crédito fiscal da empresa para impostos futuros, e um passivo por impostos diferidos significa que a empresa tem uma dívida fiscal que terá de ser paga no futuro. Pode pensar nisso como pagar uma parte dos seus impostos antecipadamente (activo por impostos diferidos) ou pagar impostos adicionais numa data futura (passivo por impostos diferidos).