Qual é o significado de passivo corrente na contabilidade?

What Are Current Liabilities? Current liabilities are a company’s short-term financial obligations that are due within one year or within a normal operating cycle.

O que é o passivo corrente na contabilidade com exemplo?

Os passivos correntes estão listados no balanço e são pagos a partir das receitas geradas pelas actividades operacionais de uma empresa. Exemplos de passivos correntes incluem contas a pagar, dívidas a curto prazo, despesas acumuladas, e dividendos a pagar.

O que é o passivo corrente e não corrente na contabilidade?

Os passivos correntes são as dívidas que uma empresa espera pagar no prazo de 12 meses, enquanto os passivos não correntes são de longo prazo. Tanto os passivos correntes como os não correntes são reportados no balanço patrimonial. Os passivos não correntes também podem ser denominados passivos a longo prazo.

O que é o passivo corrente no balanço?

A secção do passivo corrente de um balanço financeiro mostra as dívidas de uma empresa que devem ser pagas no prazo de um ano. Estas dívidas são o oposto do activo circulante, que é frequentemente utilizado para as pagar.

O que entende por responsabilidades na contabilidade?

Responsabilidade é um termo em contabilidade que é utilizado para descrever qualquer tipo de obrigação financeira que uma empresa tem de pagar no final de um período contabilístico a uma pessoa ou a uma empresa. As obrigações são liquidadas através da transferência de benefícios económicos, tais como dinheiro, bens ou serviços.

Quais são os 5 passivos correntes?

Quais são os Passivos Correntes? Os Passivos Correntes são as obrigações da empresa que se espera que sejam pagas no prazo de um ano e incluem passivos tais como Contas a pagar, empréstimos a curto prazo, Juros a pagar, Descoberto bancário e os outros passivos a curto prazo da empresa.

Como é que calculo o passivo corrente?

How to Calculate Current Liabilities?

  1. Current Liabilities = (Notes Payable) + (Accounts Payable) + (Short-Term Loans) + (Accrued Expenses) + (Unearned Revenue) + (Current Portion of Long-Term Debts) + (Other Short-Term Debts)
  2. Account payable – ₹35,000.
  3. Wages Payable – ₹85,000.
  4. Rent Payable- ₹ 1,50,000.

O que são exemplos de passivos correntes e não correntes?

Alguns dos exemplos de passivos correntes incluem contas a pagar, empréstimos a curto prazo, contas a pagar comerciais, e dívidas pendentes. Debêntures, empréstimos hipotecários, e obrigações são alguns dos exemplos de passivos não correntes.

O que são exemplos de responsabilidades?

Os passivos são quaisquer dívidas da sua empresa, quer sejam empréstimos bancários, hipotecas, contas por pagar, IOUs, ou qualquer outra soma de dinheiro que deva a outra pessoa. Se prometeu pagar a alguém uma soma de dinheiro no futuro e ainda não a pagou, isso é uma responsabilidade.

As dívidas são passivos não correntes?

Os passivos não correntes são referidos como as dívidas ou obrigações financeiras a longo prazo que estão listadas no balanço de uma empresa. Estas são também conhecidas como dívidas a longo prazo.

Porque é que as responsabilidades correntes são importantes?

O passivo corrente é o que uma empresa precisa de pagar dentro dos próximos 12 meses ou dentro do seu ciclo operacional normal. Conhecer o seu passivo corrente é importante porque lhe permite planear as suas finanças e calcular rácios financeiros importantes.

Qual dos seguintes itens é uma responsabilidade actual?

Seguem-se alguns exemplos comuns de passivos correntes:
Impostos sobre a folha de pagamento a pagar. Impostos sobre o rendimento a pagar. Juros a pagar. Descobertos em contas bancárias.

Os salários são um passivo corrente?

Os salários a pagar são considerados uma responsabilidade corrente, uma vez que são normalmente pagáveis dentro dos próximos 12 meses. Isto significa que é normalmente listado entre os primeiros itens dentro da secção do passivo do balanço patrimonial.

O empréstimo é um passivo corrente?

As obrigações, hipotecas e empréstimos que são pagáveis durante um prazo superior a um ano seriam passivos fixos ou passivos a longo prazo. No entanto, os pagamentos devidos sobre os empréstimos a longo prazo no ano fiscal corrente poderiam ser considerados como passivos correntes se os montantes fossem materiais.

O empréstimo bancário é um passivo corrente?

Empréstimo bancário é apresentado no lado do Capital Próprio e do Passivo do Balanço sob a rubrica Passivo não corrente e sub-rubrica Empréstimos a longo prazo.

Quantos tipos de passivos correntes existem?

Os passivos podem ser classificados em três categorias: correntes, não correntes e contingentes.

Quais são os 10 exemplos de responsabilidades?

Some common examples of current liabilities include:

  • Accounts payable, i.e. payments you owe your suppliers.
  • Principal and interest on a bank loan that is due within the next year.
  • Salaries and wages payable in the next year.
  • Notes payable that are due within one year.
  • Income taxes payable.
  • Mortgages payable.
  • Payroll taxes.


O que são exemplos de passivos correntes e não correntes?

Alguns dos exemplos de passivos correntes incluem contas a pagar, empréstimos a curto prazo, contas a pagar comerciais, e dívidas pendentes. Debêntures, empréstimos hipotecários, e obrigações são alguns dos exemplos de passivos não correntes.

O que é o activo corrente e o passivo corrente com exemplo?

Os activos correntes incluem dinheiro, devedores, letras a receber, investimentos a curto prazo, etc. Os passivos correntes incluem descobertos bancários, credores, letras a pagar, e assim por diante.

Quais são alguns exemplos de responsabilidades?

Examples of liabilities are –

  • Bank debt.
  • Mortgage debt.
  • Money owed to suppliers (accounts payable)
  • Wages owed.
  • Taxes owed.


O dinheiro é um passivo ou um activo?

Em suma, o dinheiro sim é um activo corrente e é a primeira rubrica do balanço de uma empresa. O dinheiro é o tipo de activo mais líquido e pode ser utilizado para comprar facilmente outros activos. A liquidez é a facilidade com que um activo pode ser convertido em dinheiro.

Um carro é um passivo ou um activo?

O veículo em si é um bem, uma vez que é uma coisa tangível que o ajuda a passar do ponto A para o ponto B e tem algum valor no mercado se precisar de o vender. No entanto, o empréstimo de carro que contraiu para obter esse carro é um passivo.