Qual é o objectivo de um controlo OFAC?

OFAC screening involves checking entities against the denied party lists maintained by the United States Treasury Department’s Office of Foreign Assets Control (OFAC). Additionally, OFAC compliance can also include identifying sanctions and embargoes placed on nations and political jurisdictions.

Quando deve realizar os controlos OFAC?

Todos os anos, cada instituição financeira ou outra entidade detentora de activos bloqueados deve apresentar um relatório anual à OFAC fornecendo detalhes sobre os fundos. A data efectiva do relatório é 30 de Junho, com uma data de vencimento a 30 de Setembro.

Quem precisa de verificar o OFAC?

Todas as pessoas norte-americanas devem cumprir os regulamentos OFAC, incluindo todos os cidadãos norte-americanos e estrangeiros residentes permanentes, independentemente da sua localização, todas as pessoas e entidades dentro dos Estados Unidos, todas as entidades constituídas nos Estados Unidos e as suas sucursais estrangeiras.

Como é que faço um controlo OFAC?

Pode procurar o nome de uma pessoa ou empresa numa pesquisa OFAC no website do Tesouro dos Estados Unidos. Todos os documentos são públicos e de fácil acesso. São actualizados quando necessário e existem registos de informação postal. Haverá uma verificação do nome da pessoa ou empresa em relação à lista Nacional Especialmente Designada.

Quais são as transacções sujeitas à OFAC?

Que transacções bancárias estão sujeitas aos regulamentos da OFAC? Cada transacção em que uma instituição financeira dos Estados Unidos se envolve está sujeita às leis e regulamentos da OFAC. Se um banco processar uma transacção a partir de uma lista de nacionais especialmente designados e de pessoas bloqueadas, será considerada ilegal.

A OFAC é uma verificação de crédito?

O que é um alerta OFAC? Um alerta OFAC é uma notificação que aparece num relatório de crédito do consumidor e diz ao credor que o nome do consumidor corresponde a um nome na lista SDN (Specially Designated Nationals) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Quais são os 5 componentes essenciais do OFAC?

In the guidelines, OFAC identifies five key components that are not unlike the BSA program requirements that financial institutions have been implementing for years.

  • Management commitment.
  • Risk assessment.
  • Internal controls.
  • Testing and auditing.
  • Training.

Quais são os 3 tipos de sanções OFAC?

OFAC Economic Sanctions Programs

  • Diplomatic;
  • Criminal Enforcement;
  • Economic;
  • Humanitarian; and.
  • National Security.

Que sanções pode o OFAC impor?

A OFAC administra uma série de diferentes programas de sanções. As sanções podem ser abrangentes ou selectivas, utilizando o bloqueio de bens e restrições comerciais para cumprir objectivos de política externa e de segurança nacional.

Quais são os três relatórios que devem ser submetidos à OFAC?

As alterações no contexto do bloqueio incluem uma revisão que especifica os tipos específicos de informação que os apresentadores devem incluir nos relatórios iniciais de bloqueio, relatórios anuais sobre bens bloqueados, e relatórios sobre bens desbloqueados.

O que é a OFAC no branqueamento de capitais?

O Office of Foreign Assets and Control (OFAC) administra e aplica os programas e requisitos de sanções económicas dos Estados Unidos que se baseiam na política externa, segurança nacional e/ou objectivos económicos dos EUA e que visam principalmente países e grupos de indivíduos, tais como terroristas e narcóticos

Pode dizer a alguém que está na lista OFAC?

Posso dizer ao cliente que eles estão na lista OFAC? O cliente pode informar o cliente de que está na lista OFAC, e essa é a razão pela qual os seus bens foram bloqueados ou a transacção rejeitada.

O que é a aprovação OFAC?

Uma licença é uma autorização da OFAC para se envolver numa transacção que de outra forma seria proibida. Existem dois tipos de licenças: licenças gerais e licenças específicas. Uma licença geral autoriza um tipo particular de transacção para uma classe de pessoas sem a necessidade de solicitar uma licença.

O que fazer se alguém constar da lista OFAC?

A Lei do Sigilo Bancário e a Lei PATRIOT dos EUA, queira contactar a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), 1-800-949-2732. Se não tiver a certeza de quem contactar, por favor contacte o seu fornecedor de software de rastreio que lhe disse que houve um “acerto”.

O que é a pesquisa de sanções OFAC?

A Pesquisa de Lista de Sanções é uma ferramenta gratuita fornecida pela OFAC para ajudar o público a cumprir os programas de sanções. Destina-se a ser utilizado por utilizadores individuais que procuram potenciais combinações nas listas de sanções da OFAC.

O que significa um golpe OFAC?

As buscas OFAC são um requisito da Secção 326 do Patriot Act dos Estados Unidos que declara que, entre outras coisas, para além de verificarmos a identidade de cada mutuário, temos de determinar se o cliente aparece em qualquer lista de suspeitos terroristas ou organizações terroristas.

Quando deve ser realizado o rastreio de sanções?

O rastreio das sanções é aplicado em várias fases do ciclo de vida do cliente: KYC e verificações de Due Diligence do Cliente – As informações relativas ao cliente primário e partes associadas são capturadas e rastreadas. Rastreio de transacções – Transacções tais como remessas para o estrangeiro, financiamentos comerciais, etc.

Com que frequência se apresenta à OFAC?

As transacções bloqueadas e rejeitadas devem ser comunicadas ao OFAC no prazo de 10 dias (ver 31 C.F.R. §§ 501.603 e 501.604).

Em que fase é feito o rastreio das sanções?

As organizações precisam de efectuar uma verificação detalhada da pessoa politicamente exposta (PEP) e das sanções quando entram a bordo de novos clientes, bem como durante a revisão em curso dos clientes, para assegurar que a reputação, receitas e capital da organização são protegidos.

Tem de gerir um OFAC num negócio?

Cada transacção em que uma instituição financeira dos EUA se envolve está sujeita aos regulamentos da OFAC. Se um banco sabe ou tem razões para saber que um alvo é parte de uma transacção, o processamento da transacção pelo banco seria ilegal.

Quais são os 3 tipos de sanções OFAC?

OFAC Sanctions Lists

  • Specially Designated Nationals List.
  • Consolidated Sanctions List.
  • Additional OFAC Sanctions Lists.

O que é a regra OFAC?

A Regra dos 50% da OFAC estabelece que os bens e interesses em propriedade de entidades directa ou indirectamente detidas a 50% ou mais no agregado por uma ou mais pessoas bloqueadas são consideradas bloqueadas.