Qual é o objectivo da Global Reporting Initiative?

A GRI (Global Reporting Initiative) é a organização independente e internacional que ajuda as empresas e outras organizações a assumir a responsabilidade pelos seus impactos, fornecendo-lhes a linguagem comum global para comunicar esses impactos.

Que papel desempenha a Global Reporting Initiative na prevenção das alterações climáticas?

O Quadro fornece a arquitectura de apoio para ligar a informação não financeira e financeira nos relatórios principais das empresas. Isto permite às empresas e aos investidores minimizar o risco e identificar oportunidades através da divulgação e redução do impacto no ambiente.

Porque é que o GRI foi criado?

A GRI foi fundada em Boston em 1997, na sequência de protestos públicos sobre os danos ambientais do derrame de petróleo do Exxon Valdez. As nossas raízes encontram-se nas organizações sem fins lucrativos CERES e no Instituto Tellus (com o envolvimento do Programa das Nações Unidas para o Ambiente).

O que é que os relatórios da GRI cobrem?

A.
O relatório de sustentabilidade, tal como promovido pelas Normas GRI, é uma prática da organização de informar publicamente sobre os seus impactos económicos, ambientais e/ou sociais e, consequentemente, as suas contribuições – positivas ou negativas – para o objectivo do desenvolvimento sustentável.

Quais são as três normas GRI?

As Normas GRI específicas por tópicos estão organizadas em três séries: 200 (tópicos económicos), 300 (tópicos ambientais), e 400 (tópicos sociais). As Normas universais apoiam a organização na identificação dos seus tópicos materiais, e estabelecem princípios importantes a utilizar na preparação de um relatório.

O relatório do GRI é obrigatório?

Desde Julho de 2021, o GRI e o European Reporting Advisory Group (EFRAG) têm vindo a trabalhar em conjunto para co-construir as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS), as quais estabelecerão requisitos de divulgação obrigatórios ao abrigo da Directiva da UE sobre Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) para cerca de 50.000 empresas.

Como é que o GRI ganha dinheiro?

A maioria do financiamento do GRI provém de serviços comerciais, eventos, compromissos empresariais e filiações, enquanto que cerca de 40% é fornecido por subvenções de programas de governos e fundações.

O GRI é um relatório de sustentabilidade?

Os nossos serviços. Torne-se um especialista em relatórios de sustentabilidade e leve os seus relatórios ao nível seguinte com os nossos serviços e ferramentas, que incluem aprendizagem e formação online, e programas exclusivos de liderança de pensamento e de adesão.

Quais são os tópicos de material GRI?

Os tópicos materiais são tópicos que representam os impactos mais significativos de uma organização na economia, ambiente e pessoas, incluindo os impactos nos seus direitos humanos.

O que é que o GRI representa para a sustentabilidade?

Iniciativa Global de Relatórios
A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional, multi-stakeholder e independente sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade económica, ambiental e social. A GRI foi criada em 1997 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

Quem tem de comunicar o GRI?

Espera-se que as organizações reportem as divulgações da GRI 102: Divulgações gerais de forma consistente para todas as entidades abrangidas pelo relatório, conforme divulgado no âmbito da Divulgação 102-45.

Quantas empresas utilizam as normas GRI?

Com mais de 10.000 organizações de relatórios, abrangendo mais de 100 países e 73% das 250 maiores empresas do mundo – as normas GRI são as normas de relatórios de sustentabilidade mais amplamente adoptadas no mundo.

Quais são as directrizes da Global Reporting Initiative?

As Normas GRI são um sistema modular de normas interligadas. Permitem às organizações relatar publicamente os impactos das suas actividades de uma forma estruturada e transparente para as partes interessadas e outras partes interessadas.

Quantos indicadores GRI existem?

Estão incluídas nas Normas GRI 3 normas universais e 33 normas temáticas específicas que cobrem métricas económicas, ambientais e sociais de informação.

O que é a iniciativa financeira verde?

Simplesmente, o financiamento verde é um empréstimo ou investimento que apoia actividades amigas do ambiente, tais como a compra de bens e serviços amigos do ambiente ou a construção de infra-estruturas amigas do ambiente.

Quando foi criado o Cdsb?

2007
A CDSB, criada em 2007, fê-lo ao oferecer às empresas um quadro de informação ambiental e social com o mesmo rigor que a informação financeira.

O CDP é uma estrutura ou padrão?

O CDP é um quadro popular de relatórios voluntários que as empresas utilizam para divulgar informação ambiental aos seus interessados (investidores, empregados e clientes).

O TCFD é obrigatório na UE?

Apenas as regras obrigatórias de divulgação alinhadas pelo TCFD, dizem os membros da Plataforma, podem criar condições equitativas para as empresas que elaboram relatórios e acalmar as preocupações da gestão em relação à divulgação de informação potencialmente sensível.