Qual é o nome da marca para o carbonato de lítio?

O carbonato de lítio está disponível como comprimidos regulares e libertação modificada (as marcas incluem Priadel, Camcolit e Liskonium). O citrato de lítio vem como líquido e as marcas comuns incluem Priadel e Li-Liquid.

Quais são alguns nomes de marcas de lítio?

O lítio está disponível sob os seguintes nomes de marcas diferentes: Eskalith, e Lithobid.

Para que é utilizado o carbonato de lítio?

Este medicamento é utilizado para tratar a desordem maníaco-depressiva (desordem bipolar). Funciona para estabilizar o humor e reduzir os extremos no comportamento, restaurando o equilíbrio de certas substâncias naturais (neurotransmissores) no cérebro.

O carbonato de lítio está sobre o balcão?

O orotato de lítio não está sujeito a receita médica, e está disponível sem receita médica, como muitos outros suplementos nutricionais. É considerado seguro, mesmo pela FDA, e não temos visto quaisquer problemas quando utilizado nas doses recomendadas.

Quais são os efeitos secundários a longo prazo do carbonato de lítio?

Com o uso prolongado, o lítio pode causar nefrite tubulo-intersticial crónica, que se caracteriza por uma diminuição da taxa de filtração glomerular (TFG) e pode levar a doença renal crónica (nefropatia do lítio) (97, 98).

Que drogas não devem ser tomadas com lítio?

Os medicamentos mais frequentemente prescritos que têm potencial para interagir com o lítio são inibidores da ECA, antagonistas dos receptores da angiotensina II (sartans), diuréticos, e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Qual é o nome genérico do lítio?

Existe uma versão genérica de lítio? Lithium, ou carbonato de lítio, é o nome genérico do medicamento. Também é vendido pelas marcas Lithobid ou Eskalith.

A que horas do dia deve ser tomado o lítio?

Normalmente, toma-se o lítio uma vez por dia, à noite. Isto porque quando fizer o seu exame de sangue normal, terá de o fazer 12 horas depois de tomar o seu medicamento. Pode escolher quando tomar o seu lítio – basta tentar cumprir a mesma hora todos os dias.

Quanto tempo se pode ficar no lítio?

Se tiver doença bipolar, pode ser-lhe oferecido lítio por um período mais longo, para prevenir ou reduzir o risco de recaída. O seu médico pode sugerir que se comprometa a tomar lítio durante pelo menos seis meses, possivelmente mais tempo. Isto porque pode demorar algum tempo para se certificar de que a medicação está a funcionar eficazmente.

O lítio afecta os movimentos intestinais?

Efeitos secundários gastrointestinais: náuseas e diarreia
A diarreia aumenta na prevalência em doentes durante os primeiros 6 meses de tratamento e está normalmente associada à toxicidade do lítio.

Porque é que o lítio está a ser descontinuado?

Resultados. De 873 pacientes tratados com lítio, 54% descontinuaram o lítio, o que corresponde a 561 episódios de descontinuação do lítio. Em 62% dos episódios, o lítio foi descontinuado devido a efeitos adversos, em 44% devido a razões psiquiátricas, e em 12% devido a razões físicas que interferem com o tratamento com lítio.

A que família pertence o lítio?

grupo dos metais alcalinos
O lítio é um metal macio, branco-prateado, que encabeça o grupo 1, o grupo dos metais alcalinos, da tabela periódica dos elementos.

O carbonato de lítio é um medicamento psicotrópico?

O lítio continua a ser o agente psicotrópico mais eficaz em toda a psiquiatria e tem aplicações no tratamento da desordem bipolar e da grande desordem depressiva. O encaminhamento para um psicofarmacologista formado no uso do lítio pode ser justificado para pacientes com desordem bipolar e doença depressiva grave.

O carbonato de lítio é um antidepressivo?

O lítio é um tratamento comprovado para a depressão? O lítio tem um forte historial clínico como um tratamento eficaz para a depressão bipolar. Especificamente, mais de 300 estudos numa revisão clínica mostraram que a utilização do lítio reprimiu nomeadamente as tentativas de suicídio e os suicídios dos participantes no estudo.

Quais são os perigos do carbonato de lítio?

Informe imediatamente o seu médico se tiver quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: diarreia, vómitos, andar instável, confusão, dificuldade em falar, visão turva, tremores graves nas mãos (tremores grosseiros), alterações da visão (tais como crescente mancha cega, perda de visão), inchaço/dores nas articulações, fraqueza muscular, dor/descoloração dos dedos

Que doença mental trata o lítio?

Sobre o lítio
É utilizado para tratar distúrbios de humor tais como: mania (sentir-se muito excitado, hiperactivo ou distraído) hipomania (semelhante à mania, mas menos grave) períodos regulares de depressão, onde o tratamento com outros medicamentos não tem funcionado.