Qual é a diferença entre a gestão proactiva e reactiva da sala de aula?

Duas Abordagens Uma abordagem proactiva é quando o professor tenta eliminar um comportamento problemático antes que este se torne um problema. Uma abordagem reactiva é quando o professor lida com o comportamento quando este se torna um problema na sala de aula. Ambas as abordagens são utilizadas pelos professores na abordagem de comportamentos incorrectos nas suas salas de aula.

Qual é a diferença entre um professor proactivo e um professor reactivo?

Uma é “proactiva” 1, que é onde o professor decide de antemão um caminho de aprendizagem, e o executa. O outro é “reactivo”, onde o professor reage ao aluno que experimenta e adapta de forma dinâmica a experiência de ensino. A maioria das experiências de ensino presencial são uma mistura de ambas.

O que é a gestão reactiva da sala de aula?

Essencialmente, a gestão reactiva da sala de aula refere-se às formas como os professores respondem ao mau comportamento dos alunos. Embora ocorra após o facto, ainda envolve pensar cuidadosamente antes de tomar medidas.

Qual é a diferença entre estratégias proactivas e reactivas?

O Apoio ao Comportamento Positivo exige que, além de responder a comportamentos desafiantes quando estes ocorrem (estratégias reactivas), devemos também desenvolver e introduzir abordagens que promovam mudanças ao longo do tempo. Estas são chamadas estratégias proactivas.

O que é uma gestão pró-activa da sala de aula?

Gestão pró-activa da sala de aula: A gestão proactiva da sala de aula (GCP) diz respeito à organização da sala de aula e ao comportamento dos professores que provavelmente evitarão a ocorrência de comportamentos problemáticos. Os componentes da GCP foram estabelecidos como práticas baseadas em provas para prevenir comportamentos problemáticos e melhorar o desempenho académico.

O que significa pró-activo e reactivo ao satisfazer as necessidades dos estudantes?

Mesmo que os dias difíceis sejam poucos e distantes, queremos estar preparados. Enquanto a gestão reactiva da sala de aula envolve levar as coisas como elas vêm, a gestão proactiva da sala de aula é a bela arte de antecipar certas questões e de ter planos de contingência sólidos em vigor.

O que é um exemplo de reactivo?

Significa que reage a situações através das suas emoções. Neste caso, pode muitas vezes parecer culpado, ressentido, inseguro, ou zangado. As declarações comuns feitas quando alguém está a ser reactivo incluem: “É assim que eu sou”, “Não há nada que eu possa fazer”, “Ela arruinou o meu dia”, “A professora não foi justa”.

Porque é importante uma gestão pró-activa na sala de aula?

Pode não saber isto, mas a forma como lida com a disciplina na sua sala de aula tem um enorme impacto na realização dos alunos. Os alunos com professores que utilizam técnicas proactivas de gestão de sala de aula têm notas e pontuações de teste mais elevadas do que aqueles com professores que não o fazem.

O que é uma abordagem pró-activa no ensino?

O ensino proactivo significa simplesmente que um professor antecipa o que vai acontecer – caneta e quando, em vez de esperar que algo aconteça e depois reagir, muitas vezes de forma inadequada.

Quais são algumas estratégias reactivas?

As estratégias reactivas podem assumir várias formas e podem incluir intervenções ambientais, psicossociais e restritivas, tais como porões físicos, restrição mecânica e manual, reclusão e “time out” ou a utilização de medicamentos de emergência.

O que é um exemplo de um pró-activo e reactivo?

Pensamento Pró-activo vs Reativo
Uma pessoa proactiva terá mais controlo sobre as suas vidas porque faz coisas com antecedência para influenciar uma situação. Por exemplo, a polícia pró-activa tentará prevenir crimes antes que estes aconteçam, enquanto que a polícia reactiva só responderá aos crimes depois de estes terem sido cometidos.

Quais são os exemplos de estratégias proactivas?

Exemplos de estratégias proactivas incluem modificação das características da tarefa, reorganização do ambiente físico, clarificação de rotinas e expectativas, revisão do calendário de actividades, mudança de interacções sociais, oferta de mais oportunidades de escolha, melhoria da previsibilidade do ambiente, e abordagem

Porque devem os estudantes ser pró-activos em vez de reactivos?

Ser proactivo é ser dono das suas próprias decisões, acções, e vida, apesar do que outras pessoas fazem. Isto significa que está empenhado em avançar numa direcção que determina, em vez de apenas responder às ideias e acções de outra pessoa. Quando se é reactivo, é outra pessoa que dá as ordens.

O que significa reactivo e proactivo?

Activo significa “fazer alguma coisa”. O prefixo pro- significa “antes”. Portanto, se for pró-activo, está pronto antes que algo aconteça. O oposto é ser reactivo, ou esperar que as coisas se desdobrem antes de responder.

Quais são os 4 estilos de gestão de salas de aula?

Exploring the 4 Different Types of Classroom Management Styles

  • Authoritarian Classroom Management Style. The authoritarian teaching style refers to a teacher who has complete control over their classroom. …
  • Authoritative Classroom Management Style. …
  • Permissive Classroom Management Style. …
  • Indulgent Classroom Management Style.


Quais são as estratégias de gestão de salas de aula mais eficazes?

Universal Classroom Management Strategies

  • Demonstrate The Ideal Behavior You Want To See. …
  • Allow Students To Help Establish Rules. …
  • Document The Rules. …
  • Follow Through. …
  • Avoid Punishing The Whole Class. …
  • Keep A Friendly Disposition. …
  • Encourage Student Initiative. …
  • Give Praise Generously.

O que é um professor proactivo?

Um professor proactivo mantém padrões elevados, estabelece limites, aplica consequências de forma responsável e, mais importante ainda, cria um ambiente de aprendizagem que é divertido e encorajador. Nunca se ouve dizer o quanto a ciência ou a matemática aprenderam numa aula. Falam sempre de um professor de que gostaram ou não gostaram.

O que significa ser um professor reactivo?

Uma abordagem reactiva é quando o professor lida com o comportamento quando este se torna um problema na sala de aula. Ambas as abordagens são utilizadas pelos professores na abordagem de comportamentos incorrectos nas suas salas de aula. Os professores devem lidar com o comportamento problemático para não interromper o processo educativo.

O que é um exemplo de um pró-activo e reactivo?

Pensamento Pró-activo vs Reativo
Uma pessoa proactiva terá mais controlo sobre as suas vidas porque faz coisas com antecedência para influenciar uma situação. Por exemplo, a polícia pró-activa tentará prevenir crimes antes que estes aconteçam, enquanto que a polícia reactiva só responderá aos crimes depois de estes terem sido cometidos.

O que significa pró-activo e reactivo?

Se for proactivo, faz as coisas acontecerem, em vez de esperar que elas lhe aconteçam. Activo significa “fazer alguma coisa”. O prefixo pro- significa “antes”. Portanto, se for proactivo, está pronto antes que algo aconteça. O oposto é ser reactivo, ou esperar que as coisas se desdobrem antes de responder.

Como posso ser proactivo na minha sala de aula?

Strategies for Proactive Classroom Management

  1. Positive Relationships. …
  2. Mindfulness Techniques. …
  3. Establish Expectations with Your Students. …
  4. Positive Rewards System. …
  5. Teach Conflict Resolution Strategies. …
  6. Use Visual Cues and Reminders. …
  7. Be Consistent.


O que é pró-activo explicar com exemplo?

A definição de pró-activo é alguém que assume um papel activo no tratamento de algo antes que seja necessário cuidar dele. Um exemplo de pró-activo é um aluno que estuda para uma aula do semestre de Outono durante as suas férias de Verão. adjectivo.