Quais são os cinco aspectos militares do tempo?

Os cinco aspectos militares do tempo são visibilidade; ventos; precipitação; cobertura de nuvens; e temperatura e humidade. A consideração dos efeitos do tempo é uma parte essencial da análise da missão do líder.

Quais são os 5 aspectos militares do tempo?

Os aspectos militares do tempo incluem visibilidade, vento, precipitação, cobertura de nuvens, temperatura, e humidade.

Porque é que o tempo é importante nas forças armadas?

O tempo, o terreno e a hora do dia constituem o cenário ambiental básico para todas as operações militares. Estas condições físicas afectam as operações, sistemas e pessoal e actuam como limitações nas opções de combate à disposição do seu comandante.

O que é o terreno militar?

De acordo com o Concise Oxford English Dictionary, o terreno é definido como um “tracto de terra considerado pelo geógrafo físico ou pelo táctico militar”.

Quais são as três variações das operações retrógradas?

There are three types of retrograde operations:

  • Delay, where the unit gives up space to gain time.
  • Withdrawal, where all or part of a deployed force voluntarily disengages from the enemy to free itself for a new mission.
  • Retirement, where a force not in contact with the enemy conducts movement to the rear.


Quais são os 5 tipos de Reconhecimento?

Publicação de Referência Doutrinal do Exército (ADRP) 3-90 identifica as cinco formas de reconhecimento como rota, zona, zona, reconhecimento em força e especial.

Que factor militar do tempo é um líder que avalia ao considerar o BMNT?

O líder identifica conclusões críticas sobre factores de visibilidade tais como dados de luz, nevoeiro, e smog; e sobre obscurantes do campo de batalha tais como fumo e poeira. Ele considera dados de luz e identifica conclusões críticas sobre BMNT, nascer do sol, pôr-do-sol, EENT, nascer da lua, pôr-do-sol, e percentagem de iluminação.

Como é que o tempo afecta a artilharia?

O solo congelado aumenta o tempo que uma tripulação tem para estabilizar a sua arma. O frio extremo afecta a precisão da arma e o funcionamento do fusível. A temperatura elevada afecta a estabilidade das munições como o fósforo branco (WP). Também reduz muito a taxa de fogo devido à fadiga do calor da tripulação.

Como pode um meteorologista apoiar operações militares?

Como meteorologistas formados, os nossos conselheiros compreendem o impacto que o tempo e o ambiente têm nas operações militares. São também capazes de comunicar esta informação de uma forma que permita aos nossos militares tomar decisões oportunas e precisas para ganharem uma vantagem competitiva.

O que é o Desenho D?

A secção Capacidades/Limitações responde à pergunta: “O que pode fazer o Inimigo”? Um acrónimo utilizado para descrever as capacidades do inimigo é DRAW-D, que significa Defender, Reforçar, Atacar, Retirar, e Atrasar.

O que são características do terreno?

As cinco principais características do terreno são: Colina, Cume, Vale, Sela, e Depressão. As três características menores do terreno são: Colina, Cumeeira, Vale, Sela e Depressão: Draw, Spur e Cliff. Os dois traços suplementares do terreno são: Desenho, Espigão e Penhasco: Cortar e Preencher.

Quais são alguns tipos de análise do terreno?

Terrain Analysis

  • Digital Terrain Model.
  • Curvature.
  • Cultural Heritage.
  • Environmental Impact Assessment.
  • Landform.
  • Digital Elevation Model.
  • Geomorphometry.


O que é o exército de Oakoc?

OAKOC significa Observação e Campos de Fogo, Avenidas de Aproximação, Terreno Chave e Decisivo, Obstáculos, e Cobertura e Ocultação. Além disso, Weather é também uma consideração para avaliar o espaço de batalha.

Quais são os 5 princípios de patrulhamento?

Se as organizações, gestores e líderes analisassem os cinco princípios de patrulhamento: planeamento, reconhecimento, segurança, controlo, e senso comum.

Quais são os 7 fundamentos do reconhecimento?

Fundamentos do reconhecimento
Manter a liberdade de manobra. Relatar informação de forma rápida e precisa. Assegurar o reconhecimento contínuo. Não manter os bens de reconhecimento em reserva.

Quais são os 4 tipos de patrulhas?

Existem quatro tipos de patrulhas de combate: ataque, contacto, emboscada e segurança (normalmente conduzidas por um pelotão de fuzilamento dos Fuzileiros Navais).

Para que é utilizado o Oakoc?

OAKOC significa Observação e Campos de Fogo, Avenidas de Aproximação, Terreno Chave e Decisivo, Obstáculos, e Cobertura e Ocultação. Além disso, Weather é também uma consideração para avaliar o espaço de batalha.

Quais são os três componentes da intenção do comandante?

Intenção do Comandante
Inclui a finalidade da operação, tarefas-chave, e as condições que definem o estado final.

O que é o Desenho D?

A secção Capacidades/Limitações responde à pergunta: “O que pode fazer o Inimigo”? Um acrónimo utilizado para descrever as capacidades do inimigo é DRAW-D, que significa Defender, Reforçar, Atacar, Retirar, e Atrasar.

O que são as variáveis operacionais do exército?

As variáveis operacionais consistem em política, militar, económica, social, informação, infra-estrutura, ambiente físico, tempo (conhecido como PMESII-PT). As variáveis de missão consistem em missão, inimigo, terreno e clima, tropas e apoio disponível, tempo disponível, considerações civis (conhecidas como METT-TC).

Quais são as 8 variáveis operacionais?

Analisam e descrevem um ambiente operacional em termos de oito variáveis operacionais inter-relacionadas: política, militar, económica, social, informação, infra-estruturas, ambiente físico, e tempo (PMESII-PT).

Quais são os 3 níveis de guerra?

Os três níveis de acções tácticas de guerra-estratégicas, operacionais e de ligação táctica para a realização dos objectivos nacionais. Não existem limites ou fronteiras finitas entre estes níveis, mas ajudam os comandantes a conceber e sincronizar operações, atribuir recursos, e atribuir tarefas ao comando apropriado.