Quais são o âmbito e os objectivos da auditoria interna?

Uma auditoria interna é um tipo de processo de controlo interno concebido para examinar e avaliar a eficácia de outros controlos dentro de uma organização. O seu principal objectivo é salvaguardar os bens e propriedades da organização contra perdas, desperdícios e fraudes.

Quais são os escopos da auditoria interna?

1.6 As áreas de auditoria interna incluem: Eficácia do controlo interno; – Estatuto, procedimentos e conformidade do controlo; – Implementação de recomendações; – Governação empresarial; – Desenvolvimento de sistemas; – Melhoria dos processos; e – Relação custo-benefício e melhor relação custo-benefício.

Quais são o âmbito e os objectivos de uma auditoria?

1. A auditoria deve abranger o exame de todos os aspectos de uma entidade relevantes para as demonstrações financeiras. (b) Efectuar os testes, inquéritos e outros procedimentos de verificação necessários das transacções contabilísticas e dos saldos das contas. (b) Considerar os juízos utilizados pela direcção na elaboração das demonstrações financeiras.

Quais são os principais objectivos da auditoria interna?

O objectivo de uma auditoria interna é manter um controlo sobre os aspectos financeiros e operacionais de uma empresa. Assim, como o exercício financeiro actual está em curso, a auditoria interna pode apontar os erros, pontos fracos, e pontos fortes da empresa. Isto permitirá uma revisão contínua, em vez de esperar até ao final do ano.

Qual é a natureza e âmbito da auditoria interna?

A Auditoria Interna é um controlo que se ocupa do exame e da avaliação de outros controlos. O objectivo último da auditoria interna é a protecção dos bens ou activos da empresa, não só contra a fraude mas também contra outros factores como desperdícios, perdas, etc.

Quem determina o âmbito da auditoria interna?

A função de auditoria interna é estabelecida por autoridade do conselho de administração (sector empresarial) ou do chefe da organização (sector público) e as suas responsabilidades são definidas numa carta de auditoria interna que é aprovada pelo comité de auditoria.

Quais são os 5 C’s da auditoria interna?

Quais são os 5 C’s da Auditoria Interna? Os relatórios de auditoria interna descrevem frequentemente os critérios, condição, causa, consequência e acção correctiva.

O que é a auditoria interna?

O que é a Auditoria Interna? A Auditoria Interna é uma actividade independente e objectiva de garantia e consultoria concebida para acrescentar valor e melhorar as operações de uma organização.

O que é a delimitação do âmbito na auditoria?

A delimitação do âmbito da auditoria implica reduzir a auditoria a relativamente poucos assuntos de importância que sejam pertinentes ao objectivo da auditoria e que possam ser auditados dentro dos recursos atribuídos.

O que é o âmbito e a metodologia da auditoria?

A metodologia de auditoria é um conjunto particular de processos ou procedimentos utilizados para avaliar o risco financeiro e empresarial de uma empresa. As auditorias internas e externas podem ser utilizadas para rever informações específicas relacionadas com as diferentes operações de uma empresa.

Quais são os cinco principais objectivos do controlo interno?

Internal control should have the following objectives:

  • Efficient conduct of business: …
  • Safeguarding assets: …
  • Preventing and detecting fraud and other unlawful acts: …
  • Completeness and accuracy of financial records: …
  • Timely preparation of financial statements: …
  • Figure 1: Categories of controls.


Quais são os três objectivos do controlo interno?

What is the definition of internal control?

  • effectiveness and efficiency of operations;
  • reliability of financial reporting; and.
  • compliance with applicable laws and regulations.


Quais são os 3 tipos de auditorias internas?

Os tipos de auditorias internas incluem auditorias de conformidade, auditorias operacionais, auditorias financeiras, e uma auditoria de tecnologias de informação.

Como é determinado o âmbito da auditoria?

O âmbito e os objectivos de cada auditoria são determinados através de discussão com a direcção do departamento e de uma avaliação de risco específica do departamento.

Quem é o pai da auditoria?

Lawrence Sawyer (1911-2002), é chamado “o pai da auditoria interna moderna” que percebeu a teoria da Auditoria Interna.

Qual é o alcance de uma auditoria externa?


Citação do vídeo:

Qual é o alcance de uma auditoria externa?

O âmbito da auditoria externa limita-se geralmente a uma auditoria financeira e de conformidade para satisfazer as responsabilidades estatutárias do auditor externo, o que requer o exame das contas e a emissão de um parecer sobre se as demonstrações financeiras produzidas fornecem uma “imagem verdadeira e justa”.

O que é uma limitação de âmbito na auditoria?

Definição e visão geral da limitação do âmbito de aplicação
Por exemplo, no mundo das auditorias financeiras, uma limitação de âmbito é definida como uma restrição à aplicabilidade de um relatório de auditoria que pode resultar da incapacidade de obter provas suficientes e apropriadas sobre um componente das demonstrações financeiras.

O que é o âmbito da auditoria ISO 9001?

O âmbito da auditoria inclui factores tais como locais, funções, actividades e processos a serem auditados, bem como o período de tempo abrangido pela auditoria. Os limites do SGQ afectarão o plano de auditoria em termos de acesso à informação relevante.

Quantos tipos de auditoria interna existem?

Os tipos de auditorias internas incluem auditorias de conformidade, auditorias operacionais, auditorias financeiras, e uma auditoria de tecnologias de informação.

O que significa auditoria interna?

O que é a Auditoria Interna? A Auditoria Interna é uma actividade independente e objectiva de garantia e consultoria concebida para acrescentar valor e melhorar as operações de uma organização.

O que é o processo de auditoria interna?

A auditoria interna realiza auditorias de garantia através de um processo de cinco fases que inclui selecção, planeamento, realização de trabalho de campo, comunicação de resultados, e acompanhamento de planos de acção correctivos.