Quais são as seis etapas do desenvolvimento moral?

Kohlberg’s 6 Stages of Moral Development

  • The full story. …
  • Stage 1: Obedience and punishment. …
  • Stage 2: Self-interest. …
  • Stage 3: Interpersonal accord and conformity. …
  • Stage 4: Authority and maintaining social order. …
  • Stage 5: Social contract. …
  • Stage 6: Universal ethical principles. …
  • Pre-conventional level.

Qual é a fase 6 do desenvolvimento moral?

Etapa 6: Orientação universal dos princípios éticos
De acordo com Kohlberg, esta é a fase mais alta do funcionamento. No entanto, ele afirmou que alguns indivíduos nunca chegarão a este nível. Nesta fase, a acção apropriada é determinada pelos princípios éticos de consciência escolhidos pelo próprio indivíduo.

Quais são as diferentes fases do desenvolvimento moral?

Os três níveis de raciocínio moral incluem pré-convencional, convencional, e pós-convencional. Ao utilizar as respostas das crianças a uma série de dilemas morais, Kohlberg estabeleceu que o raciocínio por detrás da decisão era uma indicação maior de desenvolvimento moral do que a resposta real.

O que é a fase 6 da teoria de Kohlberg?

Na Etapa seis, o raciocínio moral baseia-se em raciocínios abstractos utilizando princípios éticos universais. As leis são válidas apenas na medida em que se baseiam na justiça, e que um compromisso com a justiça acarreta a obrigação de desobedecer a leis injustas.

Qual é a fase 5 do desenvolvimento moral?

Etapa 5: Os indivíduos empregam raciocínios abstractos para justificar os comportamentos. O homem deve roubar a droga porque as leis podem ser injustas, e é preciso considerar toda a situação. Etapa 6: O comportamento moral é baseado em princípios éticos autocolhidos. O homem deve roubar a droga porque a vida é mais importante do que a propriedade.

Quem desenvolveu 6 fases de desenvolvimento moral?

Lawrence Kohlberg
Lawrence Kohlberg, um psicólogo americano, foi um dos pioneiros da investigação do desenvolvimento moral. Partindo das propostas originais de Jean Piaget, Kohlberg teorizou que os seres humanos desenvolvem os seus juízos morais em 6 fases.

Quem é o criador das seis etapas do desenvolvimento moral?

Lawrence Kohlberg é mais conhecido pelo seu modelo sobre as fases de desenvolvimento moral. Kohlberg desenvolveu a sua teoria de seis etapas sobre o desenvolvimento moral enquanto trabalhava no seu doutoramento. A sua teoria foi inspirada pela investigação de Jean Piaget e mudou a forma como sociólogos e psicólogos encaram o desenvolvimento moral.

Quantas fases principais de desenvolvimento moral existem?

A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg é uma teoria que se centra na forma como as crianças desenvolvem a moralidade e o raciocínio moral. A teoria de Kohlberg sugere que o desenvolvimento moral ocorre numa série de seis fases.

Qual é a primeira fase do desenvolvimento moral?

Moralidade pré-convencional – crianças com menos de 9 anos de idade
A primeira fase realça o interesse próprio das crianças na sua tomada de decisão ao procurarem evitar o castigo a todo o custo. Em relação ao nosso exemplo acima, o homem não deve roubar a medicação da farmácia, pois pode ir para a prisão se for apanhado.

Quantas fases de desenvolvimento moral existem em cada nível?

As seis fases de desenvolvimento moral ocorrem em fases de moralidade pré-convencional, convencional e pós-convencional. Para os seus estudos, Kohlberg baseou-se em histórias como o dilema de Heinz e estava interessado em como os indivíduos justificariam as suas acções se fossem colocados em dilemas morais semelhantes.

O que é a Etapa 5 em Kohlberg?

Os participantes na Etapa 5 acreditam basicamente que uma boa sociedade é melhor concebida como um contrato social no qual as pessoas entram livremente para trabalhar em benefício de todos Reconhecem que grupos sociais diferentes dentro de uma sociedade terão valores diferentes, mas acreditam que todas as pessoas racionais concordariam em dois pontos.

Como é que se lembra das etapas de Kohlberg?


Citação do vídeo: Muito bem, deixe&##39;s ver o que se consegue lembrar, pode ferver kohlberg até pcp pré-convencional convencional pós-convencional ou três pessoas um pregador um condenado e um carteiro.

Porque pensa que o último nível da Seis fase de desenvolvimento moral de Kohlberg não é alcançado por todos e é mesmo raramente visto em adultos?

A última fase (fase 6) baseia-se no respeito pelo princípio universal e pelas exigências da consciência individual. Enquanto Kohlberg sempre acreditou na existência da fase 6 e teve alguns nomeados para a mesma, nunca conseguiu obter sujeitos suficientes para a definir, muito menos observar o seu movimento longitudinal para a mesma.

O que é um exemplo de desenvolvimento moral?

Citação do vídeo:

Qual é a fase 5 das fases de desenvolvimento moral de Kohlberg?

Os participantes na Etapa 5 acreditam basicamente que uma boa sociedade é melhor concebida como um contrato social no qual as pessoas entram livremente para trabalhar em benefício de todos Reconhecem que grupos sociais diferentes dentro de uma sociedade terão valores diferentes, mas acreditam que todas as pessoas racionais concordariam em dois pontos.

Quais são os 7 passos do raciocínio moral?

A 7-STep Guide to Ethical Decision-Making

  • State the problem.
  • Check the facts.
  • Identify relevant factors (internal and external).
  • Develop a list of options.
  • Test the options.
  • Make a choice based on steps 1-5.
  • Review steps 1-6.


Quais são os 6 princípios morais?

o Considerar os princípios morais de autonomia, não maleficência, beneficência, justiça, e fidelidade. Decidir que princípios se aplicam à situação específica, e determinar que princípio tem prioridade para si neste caso.