Quais são alguns dos factores de custo ABC que a empresa pode utilizar?

Requisitos para o Custeio Baseado na Actividade (ABC) Um factor de custos, também conhecido como factor de actividade, é utilizado para se referir a uma base de afectação. Exemplos de controladores de custos incluem configurações de máquinas, pedidos de manutenção, potência consumida, ordens de compra, inspecções de qualidade, ou ordens de produção.

O que são factores de custo e para que são utilizados na contabilidade ABC?

No cálculo de custos por actividade (ABC), um factor de custos por actividade influencia os custos de mão-de-obra, manutenção, ou outros custos variáveis. Os factores de custos são essenciais no ABC, um ramo da contabilidade de gestão que aloca os custos indirectos, ou as despesas gerais, de uma actividade.

Quais são alguns exemplos de factores de custo?

Exemplos de factores de custo são as horas de mão-de-obra directa trabalhadas, o número de contactos de clientes feitos, o número de ordens de mudança de engenharia emitidas, o número de horas de máquina utilizadas, e o número de devoluções de produtos por parte dos clientes.

Que tipo de empresas utilizam os custos ABC?

As indústrias transformadoras tendem a utilizar custos baseados na actividade, uma vez que os custos gerais são uma grande parte do custo global de produção.

Quais são os quatro tipos de factores de custo?

O driver de custo pode ser definido como uma variável que causa uma alteração nos custos à medida que o driver de custo muda. Em outras palavras, é uma variável que afeta as despesas da sua empresa. …

  • Consultoria taxas e licenças e taxas de permissão. …
  • Custos de depreciação. …
  • Depreciação em ativos fixos.

  • Como se identificam os factores de custo?

    Como determinar os direcionadores de custo

    1. Localizando os direcionadores de custo. Antes de determinar o direcionador de custo, você deve primeiro localizar os objetos de custo. …
    2. Determinar o valor do Custeio Baseado em Atividades. …
    3. Escolha categorias baseadas em atividades. …
    4. Eliminando os geradores de custos desnecessários.


    Qual dos seguintes é um exemplo de um condutor de custos de actividade?

    Exemplos de factores de custo de actividade são as horas de trabalho directo, as filmagens quadradas utilizadas, o número de encomendas de mudança de cliente, e o número de configurações de máquinas necessárias.

    O que é o método de custeio ABC?

    O custeio baseado em actividades (ABC) é um método de atribuição de custos gerais e indirectos – tais como salários e serviços públicos – a produtos e serviços. O sistema ABC de contabilidade de custos baseia-se em actividades, que são consideradas como qualquer evento, unidade de trabalho, ou tarefa com um objectivo específico.

    Quais são os factores de custo na estratégia empresarial?

    Um gerador de custos é uma unidade que deriva as despesas e estabelece uma base sobre a qual um determinado custo deve ser repartido entre os diferentes departamentos. O custo é imputado com base na actividade do motorista concluída nesse período específico.

    Quais são os factores de custo do negócio?

    Os factores de custo são a causa directa de uma despesa empresarial. Um factor de custo é qualquer actividade que desencadeia um custo de outra coisa. Um exemplo disto poderia ser como a quantidade de água que o seu escritório utiliza num mês determina o preço da sua factura de água. As unidades de água são os condutores de custos, e a factura da água é o custo.

    Porque é que as empresas utilizam o ABC?

    O custeio baseado em actividades fornece um método mais preciso de custeio de produtos/serviços, levando a decisões mais precisas de preços. Aumenta a compreensão das despesas gerais e dos factores de custo; e torna mais visíveis as actividades dispendiosas e sem valor acrescentado, permitindo que os gestores as reduzam ou eliminem.

    A Apple utiliza o ABC com custos?

    O resultado final é que os custos ABC e os custos padrão podem ser utilizados eficazmente pela Apple Inc., que está a negociar no ambiente empresarial internacional. O cálculo de custos é um elemento muito importante para a tomada de decisões do negócio que conduzem ao sucesso ou ao fracasso.

    A Nike utiliza custos baseados em actividades?

    Exemplo de benefício da Nike com o ABC Costing
    Ao longo de vários meses, foi designada uma equipa de design para levar isto a um design que estaria disponível numa variedade de cores e tecidos. Um esforço a nível da empresa para reduzir a complexidade.

    Quais são os principais motores dos custos?

    Tipos de drivers na contabilidade de custos

    • Número de configurações.
    • Número de horas de máquina.
    • Número de pedidos processados.
    • Número de pedidos concluídos.
    • Número de horas de trabalho.
    • Número de pedidos embalados e entregues.


    Quais são as duas categorias de factores de custo?

    COST DRIVER – TYPESCOST DRIVER – TYPES Há duas categorias de condutor de custos: Há duas categorias de condutor de custos: Condutor de Custos de Recursos: Uma medida do Controlador de Custo de Recursos: Uma medida da quantidade de recursos consumidos por uma actividade.

    Quais são os factores de custo na contabilidade?

    Um factor de custo é a causa directa de um custo e o seu efeito é sobre o custo total incorrido. Por exemplo, se se pretende determinar a quantidade de electricidade consumida num determinado período, o número de unidades consumidas determina a factura total de electricidade.

    O que são centros de custos e condutores de custos?

    Os seus factores de custo são todas as actividades que faz que custam dinheiro para fazer o seu produto. Os seus pools de custos são os seus factores de custos divididos em grupos de custos relacionados.

    Como são determinados os custos do produto no ABC?

    O custeio baseado na actividade (ABC) é um método para determinar o custo total de fabrico de um produto, incluindo as despesas gerais. É calculado tomando o total do conjunto dos custos e dividindo-o pelo factor de custo.

    O que é um questionário para o condutor de custos?

    O que é um factor de custo? Condutor de custos: um factor que causa ou está relacionado com uma alteração no custo de uma actividade. Os factores de custo que causam ou estão relacionados com alterações de custos, as quantidades medidas ou quantificadas de factores de custo são excelentes bases para atribuir custos de recursos a actividades e para atribuir o custo de actividades a objectos de custo.

    Qual é o factor de custo para o controlo de qualidade?

    As actividades podem incluir a preparação de equipamento, tratamento de encomendas, controlo de qualidade. “Condutor de custos” é o termo utilizado para uma actividade que influencia o montante da despesa total sobre um determinado custo. Para alguns custos, o volume será o factor de custo, mas para muitos outros custos, o volume será um indicador muito fraco.

    Quais são as duas características que tornam um factor de custo eficaz?

    Os factores de custo efectivos, e consequentemente o sistema de atribuição resultante, devem ter dois atributos importantes? O controlo dos custos e a equidade.