Para que é usada uma pistola perfuradora?

O principal objectivo de uma pistola perfuradora é proporcionar uma comunicação eficaz do fluxo entre um poço de perfuração e um reservatório produtivo. Para o conseguir, a pistola perfuradora “perfura” um padrão de perfurações através do invólucro e da bainha de cimento e para a formação produtiva.

O que é uma pistola perfuradora para petróleo e gás?

1. n. [Perfuração] Um dispositivo utilizado para perfurar poços de petróleo e gás em preparação para a produção. Contendo várias cargas explosivas moldadas, as pistolas perfuradoras estão disponíveis numa gama de tamanhos e configurações.

O que é usado para perfurar o invólucro?

Pistola de bala, abrasivo, jactos de água e cargas moldadas são métodos perfurantes utilizados para iniciar um furo a partir do poço através do invólucro e qualquer bainha de cimento para a zona de produção.

Porque é que o poço precisa de ser perfurado?

É necessário perfurar o invólucro e fazer a quantidade adequada de danos à formação circundante – demasiados danos podem criar excesso de detritos (que podem causar problemas com as operações de downhole) e não o suficiente pode limitar a sua produtividade.

Quais são as duas classificações primárias das armas perfuradoras?

As pistolas perfuradoras vêm numa variedade de tamanhos e configurações. As duas categorias primárias de sistemas de armas são as pistolas de tubo de respiração e as pistolas de tubo oco, ou de invólucro (abaixo). As pistolas porta-tubos são maiores do que as pistolas porta-tubos e facilitam cargas maiores, mais opções de faseamento e maior densidade de tiro.

Quanto custa perfurar um poço?

De acordo com uma grande empresa de serviços do Mar do Norte, são necessários em média 15 dias para P&A um poço utilizando a técnica de fresagem de secções. Com um custo estimado de 600.000 dólares (EUA) por dia, isto equivaleria a 9 milhões de dólares de tempo da plataforma para completar um abandono se tudo corresse como planeado.

O que é um perfurador?

Definição de perforado
verbo transitivo. 1 : fazer um furo especialmente : fazer uma linha de furos para facilitar a separação. 2 : passar através ou dentro ou como se fizesse um buraco.

Como é feita a perfuração?

O processo de perfuração envolve baixar uma arma perfuradora até uma profundidade planeada e energizar a arma para ser disparada em segurança. Ao perfurar um poço, são disparadas cargas de forma e depois a energia da explosão irá criar túneis através do invólucro, e cimento e depois para um reservatório.

Quais são os diferentes tipos de perfuração?

Types of Perforations

  • Round Hole Perforation.
  • Square Hole Perforation.
  • Slot Hole Perforation. Staggered Row Perforation. Straight Row Perforation.


Como é que se faz a perfuração?


Citação do vídeo: Régua para baixo ao longo dessas linhas pesadas, mais uma vez certifique-se de que corre ao longo da régua e tem a sua própria mente uma ou duas vezes. Carregue na régua de cartão'vai realmente cortar.

O que significa perfurar um poço?

A perfuração é um processo utilizado para estabelecer um caminho de fluxo entre o reservatório próximo e o poço de perfuração. Envolve normalmente o início de um furo a partir do poços através do revestimento e de qualquer bainha de cimento para a zona de produção.

Quanta água é utilizada por um poço de fendas?

O fraccionamento consome uma quantidade enorme de água. Nos Estados Unidos, a média pode variar entre 1,5 milhões e 9,7 milhões de galões de água para fracionar um único poço, de acordo com o United States Geological Survey (USGS).

Qual é o principal objectivo de uma boa conclusão?

A conclusão do poço é uma série de etapas que dependem do método de conclusão executado após a fase de perfuração e revestimento, que permitem a produção de hidrocarbonetos. Os principais objectivos são estimular o poço para maximizar a produção, e o funcionamento da tubagem para melhorar a vida útil do poço e a facilidade de manutenção.

Quanto é que ganha um poço de petróleo?

No caso de petróleo e gás serem encontrados e os poços produzirem, então os direitos de exploração entram em vigor. Assim, se o poço de petróleo produzir 100 barris por dia, e o preço do petróleo for $80 por barril nesse mês, então o fluxo de caixa é 100x$80 = $8.000/dia O proprietário dos royalties, que concordou com 15% de royalties, receberia $8.000 x 0,15 = $1.200/dia.

Quanto custa perfurar um poço de petróleo em terra?

A perfuração de poços custa de $15 a $25 por pé apenas para o processo de perfuração. A instalação de um sistema completo de água de poço custa de $25 a $65 por pé, os poços de irrigação funcionam de $50 a $100 por pé, e os poços geotérmicos custam de $15 a $40 por pé.

Quanto custa perfurar um poço de 600 pés?

Pistolas perfuradoras

O que é a perfuração de linhas metálicas?

Sistemas perfurantes de engenharia para uma produção maximizada
A linha de arame (ou linha eléctrica) é a forma tradicional de executar armas perfuradoras, e com boa razão: A rede fixa oferece as vantagens de controlo de profundidade e selectividade em tempo real, juntamente com uma logística reduzida em comparação com a instalação em tubagem.

Quais são os factores que afectam os resultados das perfurações de armas?

factores que afectam a penetração da bala, queimadura do invólucro, precisão das medições de profundidade, e outros itens.

Quais são os tipos de conclusão do poço?

Os complementos podem ser divididos em três categorias: complementos de buracos abertos, complementos de revestimento, e complementos de revestimento perfurado. Na maioria dos poços, são utilizados complementos de tripa perfurada simples convencional; no entanto, podem ser utilizados complementos múltiplos, alternados, ou finos sob certas condições.