O que significa a aprendizagem em ciclo duplo?

Qual é o significado de aprendizagem de loop duplo?

A aprendizagem de ciclo duplo refere-se à distinção entre a aprendizagem que mantém um sistema comportamental a funcionar dentro de um campo de constância e a aprendizagem que altera o que o sistema procura alcançar ou manter constante. Está relacionada com a distinção entre mudança de primeira ordem e de segunda ordem.

O que é um exemplo de aprendizagem de ciclo duplo?

Se o termóstato pudesse questionar-se sobre se deveria ser fixado em 68 graus, seria capaz não só de detectar erros mas também de questionar as políticas e objectivos subjacentes, assim como o seu próprio programa. Este é um segundo e mais abrangente inquérito; daí que possa ser chamado de aprendizagem em duplo ciclo.

Qual é a diferença entre a aprendizagem de ciclo simples e duplo?

A aprendizagem de loop único consiste em fazer ajustamentos para corrigir um erro ou um problema. Está focada em fazer as coisas bem feitas. A causalidade pode ser observada, mas normalmente não é abordada. A aprendizagem em ciclo duplo consiste em identificar e compreender a causalidade e depois tomar medidas para corrigir o problema.

O que é a aprendizagem em ciclo duplo nos cuidados de saúde?

A aprendizagem em ciclo duplo implica a modificação de objectivos ou regras de tomada de decisão à luz da experiência para alcançar melhores resultados – que podem ser diferentes. Assim, a aprendizagem em ciclo duplo reconhece que as formas como os problemas são definidos e resolvidos podem, em si mesmos, ser fontes de problemas.

Por que é importante a aprendizagem em ciclo duplo?

Double-Loop Learning ajuda as pessoas a adquirir e integrar novas informações e desenvolver novas competências, para questionar e possivelmente descartar formas familiares e talvez disfuncionais de pensar, sentir, e agir.

O que é a reflexão de loop duplo?

Em vez de passar do planeamento à acção para a reflexão e de voltar ao planeamento, na aprendizagem em ciclo duplo, as pessoas são encorajadas a reflectir sobre a razão pela qual estão a fazer o que estão a fazer. Isto pode ajudar a organização a dar um passo atrás e a reconsiderar o que é melhor para todos os interessados, em vez de ficarem presos a agir e a reagir.

O que é que os pensadores de loop duplo fazem que os pensadores de loop simples não fazem?

No entanto, onde o pensamento de loop único se concentra na estrutura actual e no seu funcionamento, o pensamento de loop duplo dá um importante passo em frente. Já não se concentra apenas no que tem estado a acontecer; o pensamento de ciclo duplo aprofunda-se e pergunta: “Quais são as nossas crenças e suposições sobre o sistema em que estamos a operar?

Como é que a aprendizagem de laço simples e duplo se liga à Action Research?

A aprendizagem de loop duplo ocorre quando o erro é detectado e corrigido de formas que envolvem a modificação das normas, políticas e objectivos subjacentes de uma organização. A aprendizagem de loop único parece estar presente quando metas, valores, quadros e, em grande medida, estratégias são tomados como garantidos.

Qual a resposta que melhor descreve a aprendizagem em ciclo único?

A aprendizagem de loop único também pode ser descrita como uma situação em que observamos a nossa situação actual e enfrentamos problemas, erros, inconsistências ou hábitos impraticáveis. Depois disso, adaptamos o nosso próprio comportamento e acções para mitigar e melhorar a situação em conformidade.

Quem criou a aprendizagem em ciclo triplo?

Argyris & Schön
Introdução. A literatura de ciências de gestão fornece poucos desenvolvimentos teóricos ou empíricos no que diz respeito à aprendizagem em ciclo triplo, definida por Argyris & Schön (2002) como sendo ela própria um objecto de aprendizagem.

Por quantos passos passa a equipa durante o ciclo de aprendizagem?

Os seis passos do programa, que juntos formaram o ciclo de aprendizagem. A ênfase relativa de cada etapa, em termos de enfrentar as políticas das partes interessadas, e de melhorar as redes e os conhecimentos, é também demonstrada pelos círculos coloridos (vermelho, azul e laranja).

O que é o laço triplo?

Triple-Loop Learning (Aprender sobre a aprendizagem)
A aprendizagem de ciclo triplo envolve “aprender a aprender”, reflectindo sobre a forma como aprendemos em primeiro lugar. Nesta situação, os participantes reflectiriam sobre a forma como pensam sobre as “regras”, e não apenas sobre se as regras devem ser alteradas.

O que é a reflexão de loop único?

Argyris e Schön (1978) introduziram outra forma de pensar sobre a reflexão: a da aprendizagem em ciclo simples e em ciclo duplo. Na aprendizagem em ciclo simples, indivíduos, grupos ou organizações modificam as suas acções de acordo com a diferença entre os resultados esperados e os obtidos.

O que é o feedback de loop único?

O feedback de loop único significa que há um pequeno controlo de feedback ou há uma mudança mínima no planeamento e na situação real, e não há necessidade de mudar a organização do plano pode trabalhar com estas mudanças. Por outro lado, o feedback de loop duplo significa um processo de feedback mais elevado.

O que é a aprendizagem de deutero?

O que é a Aprendizagem em Dupla Folga | Explicada em 2 min

O que é o feedback de loop único?

O feedback de loop único significa que há um pequeno controlo de feedback ou há uma mudança mínima no planeamento e na situação real, e não há necessidade de mudar a organização do plano pode trabalhar com estas mudanças. Por outro lado, o feedback de loop duplo significa um processo de feedback mais elevado.

O que é a teoria defendida?

A teoria Espoused refere-se. à visão do mundo e aos valores em que as pessoas acreditam. guiam os seus comportamentos. A teoria em uso refere-se à. visão de mundo e aos valores reflectidos nos comportamentos.

O que é a teoria da organização da aprendizagem?

A teoria da aprendizagem organizacional é um processo que se centra na forma como o conhecimento é criado e como é utilizado dentro da organização. Um conceito chave nesta teoria é que a aprendizagem ocorre a partir das nossas interacções quando estamos a detectar e a corrigir erros.

Quais são os cinco elementos de uma organização de aprendizagem?

5 Key Traits ALL Learning Organizations Share

  • Collaborative Learning Culture (Systems Thinking) …
  • “Lifelong Learning” Mindset (Personal Mastery) …
  • Room For Innovation (Mental Models) …
  • Forward-Thinking Leadership (Shared Vision) …
  • Knowledge Sharing (Team Learning)


Quais são os quatro processos de aprendizagem organizacional?

A fim de compreender esta variação, separamos a aprendizagem organizacional em quatro processos: pesquisa, criação de conhecimento, retenção de conhecimento e transferência de conhecimento. Dentro de cada processo, apresentamos a pesquisa sobre como as dimensões da experiência e do contexto organizacional afectam os processos e resultados da aprendizagem.