O que se entende por questionário semi-estruturado?

Um questionário semi-estruturado é um tipo de entrevista em que o entrevistador faz apenas algumas perguntas pré-definidas enquanto o resto das perguntas não é planeado com antecedência.

O que é o questionário semi-estruturado?

Uma entrevista semi-estruturada é um método de recolha de dados que se baseia em fazer perguntas dentro de um quadro temático pré-determinado. No entanto, as perguntas não são estabelecidas em ordem ou em fraseado. Na investigação, as entrevistas semi-estruturadas são frequentemente de natureza qualitativa.

Qual é o significado de semi-estruturado?

Dados semi-estruturados são dados que não foram organizados num repositório especializado, tal como uma base de dados, mas que, no entanto, têm informações associadas, tais como metadados, que os tornam mais receptivos ao processamento do que dados brutos.

Porque é que usamos um questionário semi-estruturado?

As entrevistas semi-estruturadas são um método eficaz de recolha de dados quando o investigador pretende: (1) recolher dados qualitativos e abertos; (2) explorar os pensamentos, sentimentos e crenças dos participantes sobre um determinado tópico; e (3) aprofundar questões pessoais e por vezes sensíveis.

O que são exemplos de dados semi-estruturados?

Alguns exemplos de fontes de dados semi-estruturadas são emails, XML e outras linguagens de marcação, executáveis binários, pacotes TCP/IP, ficheiros zipados, dados integrados de diferentes fontes, e páginas web.

Qual é o exemplo de entrevista semi-estruturada?

As entrevistas semi-estruturadas são amplamente utilizadas na investigação qualitativa; por exemplo, na investigação doméstica, tais como entrevistas de casal. Uma entrevista semi-estruturada envolvendo, por exemplo, dois cônjuges pode resultar na “produção de dados ricos, incluindo dados observacionais”.

Como é que se analisa um questionário semi-estruturado?

Para a sua análise indutiva, poderá começar por limpar os dados recolhidos, especialmente para as questões em aberto, tendo em mente os objectivos do estudo. Posteriormente, poderá aplicar a análise temática, utilizando uma codificação orientada pela teoria, ou seja, abordando os dados com perguntas específicas subjacentes ao processo de codificação.

Qual é a diferença entre entrevistas semi-estruturadas e não estruturadas?

Entrevistas semi-estruturadas: Algumas perguntas são pré-determinadas, mas outras não estão planeadas. Entrevistas não estruturadas: Nenhuma das perguntas está pré-determinada.

Como se fazem perguntas de entrevista semi-estruturadas?

Following are guidelines to develop semi-structured interview questions.

  1. Use open-ended questions so that you can get descriptive answers.
  2. You have to use language that participant can easily understand.
  3. Keep questions short as short as possible.
  4. Do not phrase questions as negative.
  5. Always ask important questions first.


O que é um exemplo de questionário estruturado?

Um exemplo típico de um questionário estruturado é o questionário do Censo, que recolhe informação demográfica dos indivíduos. Além disso, o questionário estruturado é também frequentemente utilizado como instrumento de avaliação para testes psicológicos e psiquiátricos.

Porque é que as entrevistas semi-estruturadas são as melhores?

As vantagens de uma entrevista semi-estruturada incluem o seguinte: Os entrevistadores podem preparar perguntas com antecedência para ajudar a orientar a conversa e manter os inquiridos no tópico. Permite respostas abertas dos participantes para uma informação mais aprofundada. Encoraja a comunicação nos dois sentidos.

Quantas perguntas deve fazer numa entrevista semi-estruturada?

É muito raro em entrevistas semi-estruturadas que se faça uma pergunta, se obtenha uma resposta, e depois se passe ao tópico seguinte. Em primeiro lugar, terá de fornecer alguma estrutura ao participante, para que não se espere (ou se encoraje) que ele recite toda a sua história de vida.

Qual é a diferença entre os dados estruturados e semi-estruturados?

Os dados estruturados representam os dados numa tabela plana. Em contraste, os dados semi-estruturados podem conter hierarquias de informação aninhada. Esta estrutura de dados aninhada torna os dados semi-estruturados ideais para a variedade de dados provenientes de aplicações, dispositivos, e canais.

Qual dos seguintes é um dado semi-estruturado?

XML: A Extensible Markup Language (XML) tornou-se um dos formatos de dados semi-estruturados mais populares. Esta linguagem de marcação versátil e fácil de usar permite aos utilizadores definir etiquetas e atributos necessários para armazenar dados de uma forma hierárquica.

O que é um exemplo de dados não estruturados?

São exemplos de dados não estruturados: Meios de comunicação ricos. Dados de meios de comunicação e entretenimento, dados de vigilância, dados geo-espaciais, áudio, dados meteorológicos. Colecções de documentos.

O que são dados estruturados e não estruturados com exemplo?

Estes incluem imagens, áudio, vídeo, folhas de cálculo, e documentos processados por palavras, para citar alguns. Um exemplo real de dados estruturados versus não estruturados é a data e a hora de um e-mail (dados estruturados) versus o conteúdo do próprio e-mail (dados não estruturados).

Os dados HTML são semi-estruturados?

Um bom exemplo de dados semi-estruturados é o código HTML, que não restringe a quantidade de informação que se pretende recolher num documento, mas ainda assim impõe a hierarquia através de elementos semânticos.

O que é uma decisão semi-estruturada?

Uma decisão semi-estruturada é aquela em que a maioria dos factores necessários para tomar a decisão são conhecidos, mas a experiência humana e outros factores externos podem ainda ter impacto na decisão. Um bom exemplo de uma decisão semi-estruturada é o processo de contratação.

Quais são as características das decisões semi-estruturadas?

Decisões Semi-Estruturadas
As decisões deste tipo caracterizam-se por terem algum acordo sobre os dados, processo, e/ou avaliação a utilizar, mas também são tipificadas pelos esforços para manter algum nível de julgamento humano no processo de tomada de decisão.

O que é um problema semi-estruturado?

As situações problemáticas semi-estruturadas são aquelas em que o puro juízo de gestão por si só não é adequado, e que não são suficientemente bem compreendidas para permitir uma solução completa, geralmente analítica. O planeamento estratégico é uma área de gestão onde os problemas semi-estruturados existem frequentemente.