O que são OPAs na gestão de projectos?

OPA = Activo: Os planos, processos, políticas, procedimentos e base de conhecimentos específicos, desenvolvidos por, e utilizados pela organização – e que efectivamente utiliza na gestão do projecto.

Quais são os dois tipos de OPAs?

A maioria das organizações mantém dois tipos de OPAs: Processo, Procedimentos, e Políticas.

O que são EFFS e OPAs?

Os EEF fornecem-lhe um ambiente controlado no qual a sua organização vive e completa o seu projecto. Os EEF ajudam-no fornecendo-lhe todo o conhecimento corporativo, políticas, procedimentos, etc. Tem de compreender estas influências, uma vez que são inputs da maioria dos processos e tem de gerir o seu projecto dentro deles.

Quais dos seguintes são exemplos de EEFs?

Exemplos de EEF internos são a infra-estrutura da empresa, disponibilidade de competências, atitude de risco, abordagem de governação, etc. Exemplos de FEEs externos são o clima político e financeiro. Os projectos utilizarão políticas e normas da organização, poderão utilizar métricas do passado, e poderão aplicar lições de projectos anteriores semelhantes.

O que é um exemplo de bens de processo organizacional OPA )?

Os bens do processo de organização incluem toda a informação da organização que é necessária para facilitar a gestão do projecto. Os exemplos de informação incluídos são modelos, ferramentas de avaliação, contratos, políticas, directrizes e relatórios.

O que é OPA e EEF em PMP?

O Guia PMBOK® define “Factores Ambientais Empresariais” (EEF) e “Activos do Processo Organizacional” (OPA) como as duas formas de apoio (e em alguns casos constrangimentos) que a organização e a comunidade em geral prestam para ajudar as equipas de projecto a gerir e entregar os seus projectos.

Quais são os exemplos de bens do processo organizacional Escolha 4?

Some examples of OPAs are:

  • Previous Project Plans.
  • Software Tools.
  • Database of Project Information.
  • Lessons Learned.
  • Knowledge Base.
  • Organizational policies and procedures.
  • Historical Information.
  • Project Templates.


As lições aprendidas são uma Opa?

OPA é uma colecção de toda a informação histórica (por exemplo, lições aprendidas / melhorias de processos / requisitos / melhores práticas) da organização executante que está disponível para utilização pelo gestor do projecto para ajudar a alcançar os objectivos do projecto / organização.

O registo das lições aprendidas é uma Opa?

é o repositório de lições aprendidas que contém informação e lições aprendidas de projectos (ou fases) anteriores; de facto, no final de cada projecto ou fase, transferirá toda a informação recolhida no registo de lições aprendidas para o repositório de lições aprendidas, que é um OPA.

Pmis é um EEF ou OPA?

Por exemplo, os relatórios e documentos gerados pela PMIS são OPA, mas a própria PMIS é um EEF. Utiliza os OPAs para melhorar a gestão do seu projecto. Gere dentro das restrições e orientações estabelecidas pelos EEFs.

Quais são os 4 tipos de estruturas organizacionais na gestão de projectos?

De acordo com o PMI, existem quatro tipos básicos de organização: Funcional, Matriz, Projectizada, e Composta. Neste artigo, vamos analisar mais de perto cada um destes tipos de organização.

Quais são os desafios ambientais na gestão de projectos?

degradação grave da qualidade do ar devido à poluição industrial e veicular. contaminação dos recursos terrestres e hídricos devido a pesticidas, fertilizantes e despejo de resíduos perigosos. esgotamento das reservas de matérias-primas. contaminação das fontes de águas superficiais e subterrâneas devido à descarga de águas residuais e industriais

Quem emite a carta do projecto?

O patrocinador
Quem Assina e Emite uma Carta de Projecto? O patrocinador ou o iniciador assina a carta do projecto. O Guia PMBOK®, 4ª edição (nova) declara: “Os projectos são autorizados por alguém externo ao projecto, tal como um patrocinador, PMO ou comité directivo da carteira.

O que é a OPA ágil?

O que é OPA (Organization process assets)? A. Os bens do processo de organização incluem processos e procedimentos a nível de Base de Conhecimento e de organização. A base de conhecimentos é uma colecção de lições aprendidas, registo de riscos, histórico de defeitos, e base de dados de gestão de projectos passados.

Porque é que um sistema de informação de gestão de projectos é considerado um EEF?

Porque consideramos a PMIS como parte do EEF e não da OPA? O sistema não é um sistema de software. Toda a organização é um sistema aberto e adaptável. Isto é porque PMIS é considerado dentro dos factores ambientais.

Qual dos seguintes elementos não faz parte do EEF?

A ênfase na segurança não faz parte do factor ambiental, uma vez que não está directamente relacionada com o ambiente. A Ênfase na segurança insere-se no factor social, uma vez que inclui valores e práticas.

Quais são os cinco factores ambientais?

O ar, a água, o clima, o solo, a vegetação natural e as tempestades de areia são todos factores ambientais. Por definição, os factores ambientais afectam a vida quotidiana, e desempenham um papel fundamental para trazer diferenças de saúde através das áreas geográficas.

Qual destes é um exemplo de factores ambientais?

Os factores ambientais incluem temperatura, alimentação, poluentes, densidade populacional, som, luz, e parasitas.