O que são dinâmicas e processos de grupo?

As dinâmicas de grupo são os processos que ocorrem entre os membros de um grupo. Estes processos, tal como afirmado na teoria de sistemas, são complexos, cíclicos, recíprocos, e muitas vezes ocorrem simultaneamente. Há vários factores importantes que têm impacto nas dinâmicas de grupo, tais como o poder dos membros do grupo, os papéis e as coligações.

O que são processos de grupo?

Processo de grupo refere-se à forma como os membros de uma organização trabalham em conjunto para conseguir que as coisas sejam feitas. Tipicamente, as organizações gastam muito tempo e energia e esforçam-se por atingir objectivos, mas dão pouca consideração ao que está a acontecer entre e ao maior recurso do grupo – os seus membros.

O que queres dizer com dinâmica de grupo?

O termo “dinâmica de grupo” descreve a forma como as pessoas num grupo interagem umas com as outras. Quando as dinâmicas são positivas, o grupo trabalha bem em conjunto. Quando as dinâmicas são fracas, a eficácia do grupo é reduzida.

Quais são os exemplos de dinâmicas de grupo?

Examples of Team Dynamics

  • Open communication. When team members are willing to discuss issues and problems throughout a project.
  • Alignment. …
  • Conflict resolution. …
  • Commitment to the project. …
  • Optimistic thinking.


Quais são os quatro tipos de dinâmicas de grupo?

Formação, Tempestade, Normalização e Realização
Com base nas suas observações do comportamento de grupo numa variedade de cenários, propôs um mapa da evolução do grupo em quatro fases, também conhecido como o modelo forming-storming-norming-performing (Tuckman, 1965).

O que são competências de processo de grupo?

As competências de processo de grupo, portanto, são as competências que se demonstram para colaborar com sucesso com outros membros da equipa. Estas competências incluem escuta activa, resolução de conflitos, tomada de decisões, e comunicação directa.

Como se gerem os processos de grupo?

Os líderes do grupo devem compreender e gerir as fases de desenvolvimento, coesão, normas e conflitos, a fim de estabelecer uma equipa eficaz. Estes processos são influenciados pelas características do grupo e da organização e pela capacidade dos membros do grupo e dos líderes para dirigir estes processos de uma forma positiva”.

Quais são os elementos da dinâmica de grupo?

Os cinco elementos principais da dinâmica de grupo são: compromisso, abertura, apoio, qualidade da comunicação e estilo de comportamento dominante (Quadro 4).

Quais são os princípios da dinâmica de grupo?

Important Principle of Group Dynamics

  • 2.1 The Principle of Belongingness.
  • 2.2 The Principle of Perception.
  • 2.3 The Principle of Conformity.
  • 2.4 The Principle of Change.
  • 2.5 The Principle of Readjustment.
  • 2.6 The Principle of Common Motives.
  • 2.7 The Goal Orientation.
  • 2.8 The Principle of Power.

Quais são as funções da dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo lida com as atitudes e padrões de comportamento de um grupo. Pode ser utilizada como um meio para a resolução de problemas, trabalho de equipa e para se tornar mais inovadora e produtiva como organização.

Quantos tipos de dinâmicas de grupo existem?

Os diferentes tipos de dinâmicas de grupo
Numa organização, vemos normalmente dois tipos de grupos – formal e informal.

Quais são as três dimensões importantes da dinâmica da equipa?

Avaliação crítica da dinâmica da equipa: Solidez Nível 4
Os resultados mostram que as dinâmicas de equipa como a cognição, a coesão e o conflito de equipas são factores importantes para determinar o sucesso do desempenho das equipas.

Porque é que a dinâmica de grupo é importante numa organização?

As dinâmicas de equipa no local de trabalho são importantes porque têm impacto na criatividade, produtividade e eficácia. Uma vez que o trabalho de grupo é parte integrante das organizações, a melhoria da dinâmica de grupo pode conduzir a melhores resultados de trabalho, satisfação do cliente e a um melhor resultado final.

Quais são os factores que afectam o processo de grupo?

Alguns destes processos que afectam o desempenho do grupo incluem – os padrões de comunicação, o comportamento do líder, a tomada de decisões de grupo, o comportamento intergrupal, a coesão do grupo, etc. Os processos de grupo podem ter um impacto positivo ou, por vezes, até mesmo negativo no desempenho do grupo.

O que são questões de processo de grupo?

One of the easiest aspects of group process to observe is the pattern of communication:

  • Who talks? For how long? …
  • At whom do people look when they speak?
  • Who talks after whom? Who interrupts whom?
  • What style of communication is used (assertions, questions, tone of voice, gestures, etc.)?
  • Who sits where?


Qual é a diferença entre processo de grupo e interacção de grupo?

Dinâmica de Grupo e Processo: Introdução

O que são processos de grupo em terapia de grupo?

O processo de terapia de grupo envolve uma reunião de pares que também estão em recuperação e um facilitador para ajudar a orientar as sessões. Estes são chamados grupos de “processo” porque o terapeuta está a supervisionar uma progressão do tratamento a longo prazo, em que uma sessão se baseia na outra.

O que são processos de grupo no desporto?

As 5 Etapas do Desenvolvimento da Equipa no Desporto são:
Etapa 2: Tempestade. Etapa 3: Normalização. Etapa 4: Actuação. Etapa 5: Interrupção.

Qual é o objectivo do grupo de processo?

Os grupos de processo são uma forma de terapia de grupo que compreende uma componente essencial da terapia de tratamento de dependência. Permitem que as pessoas aprendam as competências necessárias para navegar em redes sociais e stress e reduzir os incentivos para voltar a utilizar substâncias que alteram o humor.

O que é a discussão do processo de grupo?

É um processo de conversa entre as pessoas para se chegar a uma decisão específica. É também definido como uma conversa sobre um tema específico. O resultado ou o produto final da discussão em grupo pode ser uma decisão específica, um melhor conhecimento, acções, um argumento, esclarecimento de dúvidas, desacordo, etc.

Quais são os factores que afectam o processo de grupo?

Alguns destes processos que afectam o desempenho do grupo incluem – os padrões de comunicação, o comportamento do líder, a tomada de decisões de grupo, o comportamento intergrupal, a coesão do grupo, etc. Os processos de grupo podem ter um impacto positivo ou, por vezes, até mesmo negativo no desempenho do grupo.

Qual é o processo de comunicação de grupo?

O que é a comunicação de grupo? A comunicação de grupo é o acto de enviar e receber mensagens a vários membros de um grupo. Num ambiente empresarial, os grupos utilizam frequentemente este tipo de comunicação para trocar ideias, determinar objectivos e motivar outros membros.