O que é uma variação de despesas?

Um desvio de despesa é a diferença entre o montante real de uma despesa específica e o montante esperado (ou orçamentado) de uma despesa.

O que é a fórmula de variação dos gastos?

Custo real – custo esperado = desvio de despesa.

O que é variação de receitas e despesas?

Os desvios de receitas e despesas (por vezes chamados desvios orçamentais flexíveis) são as diferenças entre o orçamento flexível e os resultados reais e são causados por diferenças nas receitas por unidade, no custo por unidade e/ou no montante do custo incorrido.

O que é o questionário de variação de despesas?

Uma variação de despesa é a diferença entre o montante real do custo e quanto deveria ter sido um custo, dado o nível real de actividade.

A variação das despesas é o mesmo que a variação da taxa?

Uma variação da despesa, também conhecida como variação da taxa, refere-se à diferença entre o montante real e o orçamentado de uma despesa. Se uma empresa incorrer numa despesa de $250 para serviços públicos em Janeiro e se se previr uma despesa de $150, existe uma variação desfavorável de despesa de $100.

O que é a variação favorável da despesa?

Uma variação orçamental favorável significa que o montante real que ocorreu foi melhor para a empresa (ou organização) do que o montante que tinha sido orçamentado. Isto significa que um desvio orçamental favorável ocorrerá quando: As vendas efectivas são superiores às vendas orçamentadas.

O que significa a variação desfavorável dos gastos?

Os desvios orçamentais desfavoráveis referem-se à diferença negativa entre as receitas reais e o que foi orçamentado. Isto acontece normalmente quando as receitas são inferiores ao esperado ou quando as despesas são mais elevadas do que o esperado.

O que é uma variação de despesa e como ocorre uma variação de despesa desfavorável?

A variação das despesas gerais variáveis é favorável se os custos reais dos materiais indirectos forem inferiores às despesas gerais variáveis padrão ou orçamentadas. O desvio de gastos gerais variáveis é desfavorável se os custos reais forem mais elevados do que os custos orçamentados.

Qual é a finalidade da análise de variância?

A análise de desvio é utilizada para avaliar o preço e a quantidade de materiais, mão-de-obra e custos gerais. Estes números são comunicados à administração. Embora não seja necessário concentrar-se em cada variância, torna-se um mecanismo de sinalização quando uma variância é saliente.

Qual é o questionário de variação de gastos directos de materiais?

Uma variação da despesa é calculada comparando os custos reais com o orçamento estático. O desvio directo da quantidade de material é a diferença entre a quantidade real e a quantidade padrão de materiais multiplicada pelo preço real.

O que é o questionário de variação de despesas gerais variáveis?

A Variação das Despesas Gerais Variável é a diferença entre as taxas reais e as taxas orçamentadas das despesas gerais variáveis multiplicadas pelas horas reais. A Variação da Eficiência Operacional Variável é a diferença entre as horas efectivamente trabalhadas e as horas orçamentadas multiplicadas pela taxa de despesas gerais gerais padrão.

Em que é que as variações de actividade são diferentes das variações de receitas e despesas?

O orçamento flexível é interposto entre os resultados reais e o orçamento de planeamento estático. As diferenças entre o orçamento flexível e o orçamento de planeamento estático são desvios de actividade. As diferenças entre os resultados reais e o orçamento flexível são os desvios de receitas e despesas.

Como é que se sabe se uma variação é favorável ou desfavorável?

Se as receitas foram superiores ao esperado, ou se as despesas foram inferiores, a variação é favorável. Se as receitas foram inferiores ao orçamentado ou as despesas foram superiores, a variação é desfavorável.

Como se sabe se uma variação é favorável ou não?

No domínio da contabilidade, a variação refere-se simplesmente à diferença entre os números orçamentados e os números reais. Receitas mais elevadas e despesas mais baixas são referidas como variações favoráveis. Receitas mais baixas e despesas mais elevadas são referidas como variações desfavoráveis.

O que é que faz uma boa variação?

Uma variação favorável ocorre quando o custo de produzir algo é menor do que o custo orçamentado. Isto significa que um negócio está a obter mais lucro do que o inicialmente previsto. Os desvios favoráveis podem ser o resultado de uma maior eficiência na produção, custos de material mais baratos, ou aumento das vendas.

Quem é responsável pela variação das despesas gerais?

Mas, se houver uma mudança nas despesas gerais fixas, esta é normalmente significativa. Qualquer alteração significativa nas despesas gerais requer normalmente a aprovação da gestão de topo. Assim, não podemos visar e chamar o departamento de produção directamente responsável por tal variação.

Quais são algumas das causas possíveis de variações?

Existem quatro razões comuns pelas quais as despesas ou receitas reais mostrarão uma variação em relação ao orçamento.

  • O custo é mais (ou menos) do que o orçamento. Os orçamentos são preparados com antecedência e só podem estimar receitas e despesas. …
  • A atividade planejada não ocorreu quando esperado. …
  • Mudança na atividade planejada. …
  • Erro/omissão.


Quais são as 3 principais variações de vendas?

Todas essas três variações podem ser usadas para desenvolver insights sobre as razões pelas quais as vendas reais diferem das expectativas.

  • Variação do volume de vendas. Esta é a diferença entre o número real e esperado de unidades vendidas, multiplicado pelo preço orçado por unidade. …
  • Variação do preço de venda. …
  • Variação do Mix de Vendas.


Como se encontra a variação dos preços das receitas?

Multiplique o preço de venda real pelo número de unidades vendidas para encontrar o total das receitas reais. Por exemplo, se a empresa construiu 300 widgets e os vendeu a $85 cada, multiplique 300 por $85 para encontrar a receita real igual a $25.500. Subtrair a receita real do preço orçamentado para encontrar a variação do preço de venda.

Como se calcula a variação das receitas de vendas?

Identificar o preço por unidade vendida. Subtrair as unidades orçamentadas vendidas das unidades efectivamente vendidas. Multiplique a sua resposta pelo preço por unidade vendida para determinar qual é a variação do seu volume de vendas.