O que é uma teoria padronizada de justiça?

Patterned Principles of Justice: Principles which dictate that we distribute goods according to some specific property, formula, or pattern. For instance, we might think it is just to distribute goods according to moral merit, need, usefulness to society, IQ, hair color, etc.

Como é que Nozick argumenta que a justiça é um padrão?

Nozick cria um exemplo imaginativo utilizando um antigo jogador de basquetebol profissional (Wilt Chamberlain) para criticar o que ele chama de teorias “padronizadas” de justiça. Teorias padronizadas de justiça são aquelas em que a distribuição de participações é considerada como sendo justa quando existe algum propósito ou objectivo alcançado.

Quais são as três teorias da justiça?

Examinamos então três teorias abrangentes que podem servir para unificar as diferentes formas de justiça: utilitarismo, contratualismo, e igualitarismo.

Quais são as 4 teorias de justiça?

São discutidas quatro teorias de justiça: Igualitarismo Rawlsian, ou justiça como justiça; igualitarismo Dworkinian, ou igualdade de recursos; libertário Steiner-Vallentyne, ou propriedade comum; e libertário Nozickian, ou direitos.

Quais são as 3 teorias da justiça distributiva?

Tais circunstâncias exigem uma avaliação da perspectiva das teorias contemporâneas de justiça distributiva. Três dessas teorias – justiça bruta, utilitarismo e igualitarismo da sorte – são descritas e aplicadas.

O que é a teoria da justiça de Nozick?

Segundo Nozick, qualquer pessoa que tenha adquirido o que tem através destes meios tem moralmente direito a ele. Assim, a teoria do “direito” de justiça afirma que a distribuição de participações numa sociedade é apenas se (e apenas se) todos nessa sociedade tiverem direito ao que têm.

Quais são os três princípios de justiça da Nozick?

Vimos que a teoria de Nozick se baseia em três princípios-chave. Nozick apresentou a alegação de que, para merecer algo, uma pessoa deve ter direito a ele segundo o princípio da justiça na aquisição, o princípio da justiça na transferência, ou o princípio da rectificação.

O que é um exemplo da teoria de Rawls sobre justiça?

Assim, por exemplo, Bill Gates pode ganhar o dinheiro que quiser, mas apenas na condição de uma parte do seu rendimento beneficiar, sob a forma de impostos, aqueles que não possuem as competências com que é abençoado. Rawls diz ainda que aqueles que se encontram numa posição melhor nunca poderão pensar que merecem o que têm.

Que teoria deve ser melhor aplicada no nosso sistema de justiça?

A teoria da justiça retributiva postula que a dissuasão constitui a base do sistema de justiça criminal e da manutenção da lei e da ordem. As versões contemporâneas da teoria da justiça retributiva enfatizam a escolha racional e a dissuasão.

Quais são os 2 princípios de justiça para Rawls?

O Primeiro Princípio (“liberdades básicas”) tem prioridade sobre o Segundo Princípio. A primeira parte do Segundo Princípio (“igualdade justa de oportunidades”) tem prioridade sobre a segunda parte (“Princípio da diferença”).

Quais são as teorias da justiça e do direito?

Este capítulo centra-se em quatro teorias principais de justiça: o utilitarismo; a análise económica do direito; a influente teoria de John Rawls de “justiça como justiça”; e a “teoria dos direitos” de Robert Nozick sobre justiça, igualdade, e a abordagem da “capacidade” avançada por Amartya Sen e Martha Nussbaum.

O que é a teoria da justiça de Aristóteles?

Aristóteles divide a justiça – entendida como justiça em acções individuais – em duas formas, distributiva e correctiva. Estas formas são baseadas em duas variações distintas do conceito de reciprocidade.

Porque é importante a teoria de Rawls sobre justiça?

A teoria da justiça de Rawls visa constituir um sistema para assegurar a distribuição justa dos bens sociais primários. Este sistema exige o estabelecimento de instituições para distribuir bens sociais primários de acordo com os princípios da justiça e da equidade.

Qual é a diferença entre Rawls e Nozick?

Nozick vê a propriedade privada como o resultado natural do princípio, uma condição que ele considera como auto-propriedade. Rawls partilha esta posição com Nozick, mas procura melhorar o seu funcionamento com “justiça como justiça”, que combina o princípio da justiça com o princípio de além da justiça.

O que é que Nozick quer dizer com justiça na aquisição?

A teoria dos direitos de Nozick compreende três princípios principais: Um princípio de justiça na aquisição – Este princípio trata da aquisição inicial de participações. É um relato de como as pessoas adquirem pela primeira vez uma propriedade não possuída e natural do mundo, que tipos de coisas podem ser detidas, e assim por diante.

Qual é o resumo da teoria de John Rawls sobre justiça?

Além disso, John Rawls também acreditava no conceito de justiça como sendo justo. Isto significa que cada pessoa deve ser tratada com justiça e recomenda liberdades básicas iguais, oportunidades iguais para indivíduos semelhantes, e oferecendo os maiores benefícios possíveis aos membros menos favorecidos da sociedade.

Qual é o princípio da diferença?

O princípio da diferença prevê que as desigualdades são injustificadas, a menos que tornem os menos favorecidos melhores. Mas para aplicar este princípio, devemos fazer previsões sobre os efeitos económicos futuros das actuais políticas económicas, previsões que são notoriamente difíceis de fazer.

Qual é o princípio da diferença Rawls?

Sob o Princípio da Diferença, Rawls favoreceu a maximização da melhoria do grupo “menos favorecido” na sociedade. Fá-lo-ia não só proporcionando “igualdade justa de oportunidades”, mas também através de formas possíveis como um rendimento mínimo garantido ou salário mínimo (a sua preferência).

Qual é a ideia principal da teoria de Rawls sobre justiça?

Rawls argumentou que todos os indivíduos da sociedade deveriam ter igualdade de oportunidades e uma oportunidade igual a todos os outros de capacidade natural semelhante.

O que é um exemplo da teoria de Rawls sobre justiça?

Assim, por exemplo, Bill Gates pode ganhar o dinheiro que quiser, mas apenas na condição de uma parte do seu rendimento beneficiar, sob a forma de impostos, aqueles que não possuem as competências com que é abençoado. Rawls diz ainda que aqueles que se encontram numa posição melhor nunca poderão pensar que merecem o que têm.