O que é uma linha de condensados?

O que é a linha de drenagem de condensado?

A linha de condensado é um tubo simples que desempenha uma função muito importante, drenando com segurança o excesso de humidade para longe da sua casa. Pode identificar este dreno ao encontrar o tubo de PVC ou de metal que passa através de uma parede exterior para o exterior.

Onde é que a linha de condensado drena?

O seu ar condicionado tem uma linha de drenagem de condensado que vai desde a unidade interior até ao exterior da sua casa. Encontrará um tubo de PVC branco ou de cobre situado perto da sua unidade exterior – é aqui que termina a linha de drenagem.

O que é um dreno de condensado em HVAC?

Uma linha de drenagem de condensado é uma linha que passa pelo sistema central de ar condicionado de uma casa ou edifício e conduz ao exterior. As linhas de condensação são tipicamente fabricadas com tubo de PVC ou metal, e fornecem um funil para a humidade e condensação criada pelas serpentinas de evaporador do ar condicionado à medida que os sistemas funcionam.

Como funciona uma linha de condensados?

A linha é uma rota de saída para a humidade recolhida pela bobina do evaporador à medida que o ar passa sobre ela. A serpentina remove a humidade do ar e converte-a em água. A água drena para o recipiente de drenagem do condensado, entra na linha de drenagem, desce pelo tubo de drenagem e é depositada no exterior perto da unidade exterior do AC.

O que acontece quando a linha de condensação está entupida?

Uma linha de drenagem de condensado entupida irá reter água no seu ar condicionado. Como resultado, a bobina do evaporador acabará por se transformar em gelo. A humidade na linha de drenagem também pode congelar, o que fará com que o seu ar condicionado se desligue.

Onde se encontra uma linha de condensado?

A linha de condensado vai desde a sua unidade interna através de linhas de drenagem nas suas paredes até um tubo de PVC localizado perto do seu condensador no exterior. A única parte visível que verá é o tubo de PVC que vai desde a sua casa até ao solo.

A que distância deve estar a linha de condensado de casa?

As áreas mais populares a que terminamos as linhas de drenagem de condensado são as laterais da casa e geralmente a cerca de seis polegadas do solo. E isto pode ser numa área plantada que seja suficientemente grande para aceitar a quantidade de drenagem, e mergulhar na terra.

Como se desobstrui uma linha de condensado?

How to Unclog Your AC Condensate Drain Line

  1. Turn off your air conditioner. …
  2. Remove the cap from the pipe. …
  3. Check to see if there is any debris stuck in the drain. …
  4. Remove any visible debris and retest for proper drainage. …
  5. Pour in Vinegar. …
  6. Replace the drain cap. …
  7. Remove the drain cap.

O que é o pequeno tubo do lado da água a pingar da casa?

Linhas de Drenagem AC e Linhas de Aquecedor de Água PRV
Os dois canos de esgoto mais comuns que a maioria das pessoas tem na lateral da sua casa são: Linhas de condensação do ar condicionado (linha de drenagem AC). Linhas de válvula de alívio de pressão do aquecedor de água (linha de drenagem PRV).

Porque é que é necessária a drenagem de condensado?

Um dreno de condensado remove a água livre para proteger o sistema de ar comprimido. Sem um dreno a funcionar correctamente, os contaminantes são garantidos de recolher no sistema e causar estragos. A única coisa pior do que ter de drenar manualmente o condensado de um sistema de ar comprimido é não fazer nada.

Pode drenar o condensado lá fora?

Um forno produz condensado enquanto funciona (faz parte do processo de combustão), e este condensado deve ser drenado e removido para o exterior. Se o tubo que conduz o condensado para o exterior da casa congelar, a sua fornalha não poderá funcionar!

Porque é que existem dois drenos de condensado?

A unidade de ar principal está equipada com duas saídas de drenagem de condensado: um dreno primário para transporte de água para o exterior e um dreno secundário como reserva, no caso de o primário ficar bloqueado ou congestionado.

Quanto custa desobstruir uma linha de drenagem AC?

$75-$250
Custo médio da Linha de Drenagem AC
Se a linha de drenagem do condensado ficar entupida, a água pode voltar e transbordar para a sua casa, resultando numa fuga desordenada. Os custos típicos da linha de drenagem de condensado podem variar entre $75-$250. No caso de a bobina do evaporador precisar de ser substituída, pagaria entre $400 a $950.

Com que frequência deve limpar a sua linha de drenagem AC?

Mantenha a sua linha de drenagem limpa, lavando-a com solução de vinagre de três em três meses. Também pode utilizar água quente. Não utilizar lixívia, no entanto, pois pode danificar os tubos de plástico PVC, bem como quebrar o cimento que une os acessórios.

Como posso impedir o meu tubo de condensado AC de entupir?

Os Factos sobre as Linhas de Drenagem de Condensados AC

Que tipo de tubo é utilizado para drenagem de condensado?

Os componentes do sistema de eliminação de condensados devem ser ferro fundido, aço galvanizado, cobre, polietileno reticulado, polibutileno, polietileno, ABS, CPVC, ou tubo ou tubagem de PVC.

Os aquecedores de água sem tanque precisam de um dreno de condensado?

Os aquecedores de água sem tanque precisam de um dreno? Um aquecedor de água sem tanque de condensação precisará de um dreno de condensado, enquanto que um aquecedor de água sem condensação não precisará de um dreno.

Onde está a linha de drenagem de condensado na minha janela AC?

Na maioria dos aparelhos de ar condicionado para janelas, encontrará o orifício de drenagem por baixo da parte exterior que fica pendurado fora da janela. Terá de ir lá fora para aceder ao mesmo. Se não conseguir aceder à sua unidade de janela do exterior, terá de remover o seu ar condicionado da janela.

Como limpo a minha linha de drenagem de condensado AC?

Here’s a step-by-step guide on how to clean your drain line with vinegar and keep everything operating at peak performance.

  1. Turn off your air conditioner. …
  2. Locate your condensate drain line. …
  3. Identify the access point on the drain line. …
  4. Flush with distilled vinegar. …
  5. Let the solution sit for 30 minutes. …
  6. Repeat each month.


Quanto custa a limpeza de uma linha de drenagem AC?

Custo médio da Linha de Drenagem AC
Se a linha de drenagem do condensado ficar entupida, a água pode voltar e transbordar para a sua casa, resultando numa fuga desordenada. Os custos típicos da linha de drenagem de condensado podem variar entre $75-$250. No caso de a bobina do evaporador precisar de ser substituída, pagaria entre $400 a $950.

Porque é que a minha linha de condensado AC continua a entupir-se?

O pó é uma das causas mais comuns de entupimento dos esgotos dos aparelhos de ar condicionado. Como tal, deve limpar ou substituir os seus filtros de ar AC para evitar a acumulação de pó nas bobinas do evaporador. Faça isto de poucas em poucas semanas para evitar o entupimento e manter a sua unidade de ar condicionado a funcionar eficazmente. Limpe as linhas de drenagem.