O que é uma curva IPR?

O que é o DPI no petróleo e no gás?

A Relação de Desempenho de Fluxo (IPR) de um poço é a relação entre a taxa de produção e a pressão do furo inferior que flui. Para poços de petróleo, assume-se frequentemente que a taxa de influxo de fluido é proporcional à diferença entre a pressão do reservatório e a pressão do poço.

O que é o DPI no reservatório?

A relação de desempenho de entrada (IPR) define uma curva que relaciona a taxa de fluxo de produção com a energia do reservatório. Basicamente, define a capacidade do reservatório de fornecer volumes ao poço a diferentes pressões de fluxo, como mostra a Figura 5.

O que é o modelo de DPI?

Os direitos de propriedade intelectual (DPI) referem-se aos direitos legais dados ao inventor ou criador para proteger a sua invenção ou criação durante um determinado período de tempo. [1] Estes direitos legais conferem um direito exclusivo ao inventor/criador ou ao seu cessionário de utilizar plenamente a sua invenção/criação durante um determinado período de tempo.

O que é o DPI e o VLP?

Tanto a Relação de Desempenho de Influxo como a Relação de Desempenho de Elevação Vertical relacionam a pressão de fluxo de furos com a taxa de produção de superfície. Enquanto o IPR representa o que o reservatório pode fornecer ao furo inferior, o VLP representa o que o poço pode fornecer à superfície.

O que é a pressão do orifício inferior de escoamento?

A pressão no fundo do buraco é a pressão no fundo do buraco, geralmente medida em libras por polegada quadrada. Num poço a pressão do buraco inferior é igual à queda de pressão na tubagem mais a pressão da cabeça do poço. A pressão do reservatório ou da formação no fundo do furo é conhecida como pressão do furo inferior.

Porque é importante a pressão de Bubblepoint?

Bubble point pressure (Pb) is essential for determining petroleum production, simulation, and reservoir characterization calculations. The Pb can be measured from the pressure–volume–temperature (PVT) experiments. Nonetheless, the PVT measurements have limitations, such as being costly and time-consuming.

O que é a pressão de tracção?

A pressão de escoamento é a diferença entre a pressão do reservatório e a pressão de escoamento do poços, que conduz os fluidos do reservatório para o poços. A diferença entre a pressão do reservatório e a pressão de escoamento do poço chama-se pressão de escoamento, e isto tem o maior impacto na taxa de produção de um poço.

O que é a relação de desempenho da tubagem?

A curva de relação de desempenho da tubagem é uma medida de desempenho do poço na engenharia de poços de gás. Descreve o fluxo de duas fases dentro de um poço e, como tal, é modelada como um fluxo de duas fases numa dimensão de tubagem. A convenção afirma que os pontos de produção na curva TPR à direita do seu mínimo são estáveis.

Como se calcula bem a entregabilidade?

A entregabilidade do poço é determinada pela combinação do desempenho de entrada do poço e do desempenho do fluxo do poço. O primeiro descreve a entregabilidade do reservatório, enquanto que o segundo apresenta a resistência ao fluxo da cadeia de produção.

Quais são os 3 tipos de direitos de propriedade intelectual?

Existem quatro tipos principais de direitos de propriedade intelectual, incluindo patentes, marcas registadas, direitos de autor, e segredos comerciais.

Porque é que os direitos de propriedade intelectual são importantes?

Porque é que os direitos de propriedade intelectual são importantes? A protecção da propriedade intelectual é fundamental para promover a inovação. Sem a protecção das ideias, as empresas e os indivíduos não colheriam todos os benefícios das suas invenções e concentrar-se-iam menos na investigação e desenvolvimento.

Qual é o principal objectivo dos direitos de propriedade intelectual?

O principal objectivo dos DPI é criar uma consciência pública sobre os benefícios da propriedade intelectual entre todos os sectores da sociedade. 2. Estimular a criação e o crescimento da propriedade intelectual através da adopção de medidas relevantes.

Porque é importante a pressão do buraco inferior?

Uma previsão precisa da pressão de fundo de poço (FBHP) é altamente necessária em aplicações de engenharia petrolífera, tais como para a optimização da produção de campo, custo por barril de redução de petróleo, e quantificação de operações de remediação de workover.

A pressão do orifício inferior é a mesma que a pressão hidrostática?

A pressão do orifício inferior (BHP) é igual à pressão hidrostática (HP) no lado anular. Se fechada num pontapé, a pressão do furo inferior é igual à pressão hidrostática no anel mais a pressão da caixa (pressão de cabeça de poço ou de superfície).

O que afecta a pressão do orifício inferior?

Relação de Desempenho de Influxo (IPR) – PARTE I

Como se lê uma curva IPR?


Citação do vídeo: O DPI ao longo da vida de um poço irá encolher em direcção à origem. Esta família de curvas mostra então como diminui o potencial de produção de um poço em qualquer buraco inferior. Com um reservatório em declínio.

O que é a relação de desempenho da tubagem?

A curva de relação de desempenho da tubagem é uma medida de desempenho do poço na engenharia de poços de gás. Descreve o fluxo de duas fases dentro de um poço e, como tal, é modelada como um fluxo de duas fases numa dimensão de tubagem. A convenção afirma que os pontos de produção na curva TPR à direita do seu mínimo são estáveis.

O que é o índice de produtividade?

O índice de produtividade é uma medida do potencial do poço ou da capacidade de produzir e é uma propriedade comummente medida do poço1. O símbolo J é comummente utilizado para expressar o índice de produtividade; assim como, sendo o símbolo preferido pela Sociedade de Engenheiros Petrolíferos.

O que é fluxo aberto absoluto?

A taxa máxima que um poço pode produzir com a menor pressão de furo possível (normalmente calculada com um gradiente de gás). Tipicamente abreviado como AOF.

Como se calcula o fluxo aberto absoluto?

A AOF é determinada permitindo que a pressão do fundo do poço seja igual à pressão atmosférica para a pressão média do reservatório actual de 3,360 psia. Neste exemplo, quando se assume que a pressão atmosférica é de 14,65 psia, a AOF é de 11,200 Mscf/D.

O que é o factor pele no poço de óleo?

O factor cutâneo é uma constante que é utilizada para ajustar a equação de fluxo derivada da condição ideal (meios porosos homogéneos e isotrópicos) para se adequar às aplicações em condições não ideais.