O que é um mapa estratégico e como é que ele ajuda no processo de planeamento estratégico?

Os mapas de estratégia ajudam-no a identificar objectivos-chave e a desvendar lacunas na sua estratégia antes de colocar qualquer coisa em pedra e iniciar a execução. Estes mapas também ajudam a mostrar como os recursos intangíveis da empresa – incluindo os conhecimentos dos funcionários e as relações com os clientes – geram valor estratégico.

O que é um mapa estratégico e como é utilizado?

Um mapa estratégico é um gráfico simples que mostra uma ligação lógica, de causa e efeito entre objectivos estratégicos (mostrados como ovais no mapa). É um dos elementos mais poderosos da metodologia do balanced scorecard, pois é utilizado para comunicar rapidamente a forma como o valor é criado pela organização.

Qual é a importância de um mapa estratégico?

Os mapas estratégicos são uma forma eficaz e eficiente de explicar como a organização funciona e as principais actividades empresariais que conduzirão a resultados estratégicos. Os mapas estratégicos facilitam conversas importantes sobre o futuro e as mudanças que a empresa precisa de fazer para sustentar o crescimento e a prosperidade a longo prazo.

Como é que se mapeia um plano estratégico?

How to make a strategy map?

  1. Step 1: Define your mission, vision, and core values. …
  2. Step 2: Define the four perspectives. …
  3. Step 3: Set strategic priorities and business goals. …
  4. Step 4: Describe the rationale. …
  5. Step 5: Set lead and lag metrics. …
  6. Define your company initiatives. …
  7. Strategy map software – Cascade.


O que é o planeamento estratégico e porque é importante?

Este processo é utilizado para dar prioridade aos esforços, alocar eficazmente recursos, alinhar accionistas e funcionários com os objectivos da organização, e assegurar que esses objectivos são apoiados por dados e raciocínios sólidos. É importante salientar que o planeamento estratégico é um processo contínuo – e não uma reunião única.

Quais são as características do mapa estratégico?

Características dos Mapas Estratégicos
Toda a informação está contida numa página; isto permite uma comunicação estratégica relativamente fácil. Há quatro perspectivas: Financeira; Cliente; Interna; Aprendizagem e Crescimento.

O que é o mapa estratégico PDF?

Um Mapa Estratégico é um diagrama que descreve como uma empresa ou organização. pode criar valor ligando objectivos estratégicos numa relação de causa e efeito. baseada nos quatro Balanced Scorecard Perspectives: Financeiro, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem & Crescimento. O elemento chave de.

O que é o diagrama do mapa estratégico?

Um Mapa Estratégico é um diagrama que é utilizado para descrever os principais objectivos estratégicos que são importantes para uma organização ou equipa empresarial. O diagrama mostra quatro perspectivas importantes que são as questões significativas que fornecem a definição de uma estratégia.

Quais são as cinco etapas do processo de planeamento estratégico?

5 steps of the strategic planning process

  1. Determine your strategic position.
  2. Prioritize your objectives.
  3. Develop a strategic plan.
  4. Execute and manage your plan.
  5. Review and revise the plan.


Quais são as 7 fases do processo de planeamento estratégico?

How to Strategic Plan in 7 Steps

  • Step 1: Environmental Scan. …
  • Step 2: Internal Analysis. …
  • Step 3: Strategic Direction. …
  • Step 4: Develop Goals and Objectives. …
  • Step 5: Define Metrics, Set Timelines, and Track Progress. …
  • Step 6: Write and Publish a Strategic Plan. …
  • Step 7: Plan for Implementation and the Future.


Qual é o objectivo de um mapa de grupo estratégico?

Um mapa de grupos estratégicos é uma ferramenta de visualização útil para capturar a essência da paisagem competitiva numa indústria – questões como a extensão da concorrência entre e entre grupos estratégicos, barreiras de mobilidade, nichos disponíveis, posicionamento e dinâmica da indústria.

Quais são as 4 principais características de um mapa?

Fronteira – onde se encontram as margens do mapa. Orientação – que direcção é norte (para cima, para baixo, etc.). Legenda – mostra o que significam os símbolos. Título – descreve o mapa.

Quais são as cinco principais características de um mapa?

Let’s get started!

  • Title. It may seem a simple place to start, but every map needs a title. …
  • Map Scale. To put the information of the map into context, cartographers must add a map scale. …
  • Map Key (Map Legend) …
  • Compass Rose. …
  • Latitude and Longitude.


Qual é a diferença entre o mapa de estratégia e o quadro de resultados do balanço?

Os mapas estratégicos ajudam a clarificar a estratégia e os objectivos estratégicos relacionados, enquanto que os cartões de pontuação equilibrada são utilizados para estabelecer métricas e metas para medir e gerir o desempenho da organização em relação a esses objectivos estratégicos.

Qual é o objectivo de um questionário de mapa estratégico?

O mapa estratégico fornece um modelo partilhado da estratégia da organização para ajudar a traduzir a visão em acção. Cada tema é um “pilar” da estratégia e contém a sua própria hipótese estratégica, a sua própria lógica de relações causa-efeito, e as suas próprias medidas.

O que é um questionário de mapa estratégico?

O mapa estratégico é um método, baseado no balanced scorecard, que liga as quatro perspectivas num diagrama de causa-e-efeito. A Cadeia de Valor. Uma ferramenta de análise utilizada para identificar as etapas específicas necessárias para fornecer um produto competitivo. Ajuda a identificar as etapas que podem ser eliminadas ou subcontratadas. Sustentabilidade.

O que é um mapa estratégico nos cuidados de saúde?

O mapa estratégico é o primeiro passo para a construção de um quadro de pontuação estratégica. De acordo com R. Kaplan e D. Norton, o mapa estratégico deve apresentar o processo de transformação de activos intangíveis em efeitos financeiros materiais. Graças a isto, é a base para a gestão da estratégia.

O que é o diagrama do mapa estratégico?

Um Mapa Estratégico é um diagrama que é utilizado para descrever os principais objectivos estratégicos que são importantes para uma organização ou equipa empresarial. O diagrama mostra quatro perspectivas importantes que são as questões significativas que fornecem a definição de uma estratégia.

O que é um mapa estratégico do local de trabalho?

Um mapa estratégico é um diagrama visual que mostra como uma organização pretende atingir os seus objectivos futuros e como esses objectivos estão interligados. Os mapas estratégicos podem dizer à liderança e aos funcionários como uma empresa se está a portar para atingir os seus objectivos num relance.