O que é que o carbonato de lítio faz?

O que é Carbonato de Lítio e como é utilizado? O Carbonato de Lítio é um medicamento utilizado para tratar os sintomas da Desordem Bipolar. O Carbonato de Lítio pode ser utilizado sozinho ou com outros medicamentos. O Carbonato de Lítio pertence a uma classe de medicamentos denominada Agentes da Desordem Bipolar.

Para que serve o carbonato de lítio?

Este medicamento é utilizado para tratar a desordem maníaco-depressiva (desordem bipolar). Funciona para estabilizar o humor e reduzir os extremos no comportamento, restaurando o equilíbrio de certas substâncias naturais (neurotransmissores) no cérebro.

Como é que o carbonato de lítio o faz sentir?

Os efeitos secundários mais comuns do lítio são sentir ou estar doente, diarreia, boca seca e um sabor metálico na boca. O seu médico efectuará regularmente análises sanguíneas para verificar a quantidade de lítio no seu sangue.

O que é que o carbonato de lítio faz ao cérebro?

O lítio também estimula a proliferação de células estaminais, incluindo medula óssea e células estaminais neuronais na zona subventricular, estriato, e cérebro cerebral. A estimulação de células estaminais neurais endógenas pode explicar porque é que o lítio aumenta a densidade e o volume de células cerebrais em pacientes com doenças bipolares.

Porque é que o lítio o faz sentir-se bem?

O lítio ajuda a reduzir a gravidade e a frequência da mania – o fim elevado e eufórico da escala de humor – e pode ajudar a tratar a depressão bipolar. Se tiver estado em risco de suicídio, o lítio pode ajudar a reduzir estes sentimentos. O lítio também ajuda a prevenir episódios maníacos e depressivos que ocorram no futuro.

Deve o lítio ser tomado à noite ou de manhã?

Tome o seu lítio todas as noites à mesma hora. É necessário tomá-lo à noite porque os testes de sangue têm de ser feitos durante o dia, 12 horas após uma dose (ver secção 4 “Testes de sangue depois de começar a tomar lítio”).

Vale a pena tomar lítio?

A utilidade especial do lítio reside na prevenção a longo prazo das recidivas de mania e depressão bipolar e na redução do risco de comportamento suicida. O lítio também pode ser benéfico na depressão unipolar recorrente e é um adjunto eficaz para a depressão resistente ao tratamento.

Vou ganhar peso no lítio?

O lítio, droga estabilizadora do humor, continua a ser uma base eficaz do tratamento da desordem bipolar – mas infelizmente, pode causar aumento de peso. Embora a possibilidade de ganhar peso enquanto se toma o lítio seja bem conhecida, este efeito secundário não afecta todos os que tomam o medicamento.

O lítio é bom para a ansiedade?

A monoterapia de lítio também pode ser uma opção eficaz para tratar a ansiedade comórbida em depressão bipolar aguda. Os benefícios podem ser realizados em baixas concentrações séricas (≤0.5mEq/L) tanto em pacientes bipolares I como II.

Que drogas não devem ser tomadas com lítio?

Os medicamentos mais frequentemente prescritos que têm potencial para interagir com o lítio são inibidores da ECA, antagonistas dos receptores da angiotensina II (sartans), diuréticos, e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Quais são os perigos do lítio?

Side Effects

  • Confusion, poor memory, or lack of awareness.
  • fast, pounding, or irregular heartbeat or pulse.
  • frequent urination.
  • increased thirst.
  • slow heartbeat.
  • stiffness of the arms or legs.
  • troubled breathing (especially during hard work or exercise)
  • weight gain.


Quais são os efeitos secundários comuns do carbonato de lítio?

Podem ocorrer sonolência, tonturas, cansaço, aumento da sede, aumento da frequência da micção, aumento de peso, e leve tremor das mãos (tremor fino). Estas devem desaparecer à medida que o seu corpo se ajusta à medicação. Se algum destes efeitos durar ou se agravar, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Qual é o efeito secundário mais preocupante do lítio?

Urinação e sede excessivas (poliúria e polidipsia) estão consistentemente entre os efeitos secundários mais comuns associados ao lítio com taxas até 70% em doentes a longo prazo (Bone et al.

Com que rapidez é que o lítio começa a funcionar?

Demora cerca de 1 a 3 semanas para o lítio mostrar os efeitos e a remissão dos sintomas. Muitos pacientes mostram apenas uma redução parcial dos sintomas, e alguns podem não responder. Nos casos em que o paciente não apresenta uma resposta adequada, considerar a monitorização dos níveis plasmáticos, e titular a dose.

Quanta água se deve beber com lítio?

É importante que o nível de lítio no seu corpo não seja demasiado baixo ou demasiado alto. O seu médico irá provavelmente sugerir-lhe que beba oito a 12 copos de água ou líquido por dia durante o tratamento e que use uma quantidade normal de sal na sua comida.

O lítio deixa-o cansado?

Uma vez que pode levar até 24 horas para o lítio atingir níveis elevados no seu cérebro, estes sintomas podem piorar com o tempo depois de começarem. Os sinais de toxicidade do lítio incluem: Sentir-se muito tonto ou sonolento.

Que condições são tratadas com lítio?

O lítio é um medicamento estabilizador do humor que funciona no cérebro. É aprovado para o tratamento da desordem bipolar (também conhecida como depressão maníaca). A perturbação bipolar envolve episódios de depressão e/ou mania.

O que esperar quando se começa a tomar lítio?

Quando se inicia o lítio, muitas pessoas experimentam efeitos secundários comuns, tais como náuseas, tremores, ou uma sede maior. A monitorização regular do sangue é importante para garantir que se está a tomar uma dose segura e eficaz de lítio.

O lítio ajuda-o a dormir?

Os níveis de lítio plasmático foram negativamente correlacionados com a percentagem de sono REM e positivamente correlacionados com a latência de sono REM. Além disso, foi demonstrado num artigo que a terapia a curto prazo com lítio causou pequenos mas significativos atrasos no ritmo circadiano sono-vigília.

Será que o lítio ajuda na ansiedade?

O lítio melhora a capacidade do corpo de sintetizar a serotonina. Isto significa simplesmente que os níveis de serotonina do corpo aumentam em resposta ao lítio, o que tem o efeito de melhorar o humor e reduzir os sentimentos de ansiedade.

Com que rapidez é que o lítio começa a funcionar?

Demora cerca de 1 a 3 semanas para o lítio mostrar os efeitos e a remissão dos sintomas. Muitos pacientes mostram apenas uma redução parcial dos sintomas, e alguns podem não responder. Nos casos em que o paciente não apresenta uma resposta adequada, considerar a monitorização dos níveis plasmáticos, e titular a dose.

O carbonato de lítio é um sedativo?

O lítio é um mineral natural que é frequentemente administrado como uma droga psicotrópica sob a forma de sal. O lítio tem um impacto no fluxo de sódio tanto nas células nervosas como nas células musculares. Devido aos seus efeitos sedantes, o lítio é frequentemente utilizado como estabilizador do humor.