O que é que faz na supervisão clínica?

Supervisiona as funções clínicas do pessoal e tem a responsabilidade legal e ética de assegurar cuidados de qualidade aos clientes, o desenvolvimento profissional dos conselheiros, e a manutenção das políticas e procedimentos do programa. A supervisão clínica é a forma como os conselheiros no terreno aprendem.

Qual é o papel da supervisão clínica?

A supervisão clínica funciona como um espaço emocionalmente seguro que, por sua vez, promove a reflexão crítica e tem um impacto positivo no bem-estar emocional dos enfermeiros. A supervisão clínica proporciona uma estratégia para mitigar o stress no local de trabalho dos enfermeiros e aumentar a sua retenção.

Qual é o significado da supervisão clínica?

Neste artigo, o termo supervisão clínica é definido como um processo formal de apoio e aprendizagem profissional que permite a cada profissional desenvolver conhecimentos e competências, e é reconhecido como um processo ao longo da vida (Edwards et al.

O que é a supervisão clínica no Serviço Nacional de Saúde?

A Supervisão Clínica envolve médicos que se reúnem regularmente para reflectir sobre a prática com a intenção de. aprender, desenvolver a prática e fornecer cuidados de alta qualidade e seguros aos pacientes. É uma oportunidade para o fazer: – Reflectir e rever a sua prática. – Discutir casos individuais em profundidade.

O que deve ser discutido na supervisão?

A supervisão dá aos gestores e ao pessoal a oportunidade de discutir quaisquer lacunas de competências e necessidades de desenvolvimento e pôr em prática planos de acção para as colmatar, para assegurar que o pessoal tenha as competências e os conhecimentos necessários para ser competente e confiante no seu papel.

Como se prepara para a supervisão clínica?

How best to prepare for supervision

  1. Be clear about what you are coming to supervision for and have realistic expectations. …
  2. Think about what kind of relationship you want to have in supervision. …
  3. Prepare for your supervision by coming along with issues that arise in your coaching conversations.

Como posso tornar-me um bom supervisor clínico?

In sum, the characteristics of an effective clinical supervisor include the following:

  1. Self-aware.
  2. Practices regular self-care.
  3. Provides constructive and specific feedback on an ongoing basis.
  4. Supportive.
  5. Asks thoughtful questions.
  6. Discusses client cases as a teaching tool.
  7. Empathetic.
  8. Dedicated.

Quais são as 5 fases da supervisão clínica?

O foco da supervisão será ajudar o supervisionado a passar por 6 fases de desenvolvimento das suas aptidões e capacidades clínicas: O Ajudante Leigo, A Fase de Aluno Inicial, A Fase de Aluno Avançado, A Fase Profissional Inicial, A Fase Profissional Experiente, e A Fase Profissional Sénior.

O que é a supervisão clínica dos enfermeiros?

A supervisão clínica sustenta a própria essência dos bons cuidados, e sem ela os clínicos não podem desenvolver os seus conhecimentos, aptidões e capacidades. Deve melhorar os programas de educação e aprendizagem existentes em vez de os substituir, e não deve ser visto como uma solução rápida.

Quais são as fases da supervisão?

Quando escrevi este capítulo pela primeira vez em 1996, construí-o em torno de um modelo cronológico de supervisão em cinco fases: avaliação, contratação, envolvimento, avaliação e termina- ção.

O que diz o NMC sobre a supervisão clínica?

Numa declaração separada, o Professor Walters disse que os padrões do NMC “exigem que os profissionais sejam capazes de experimentar, contribuir, e desenvolver as aptidões para liderar a supervisão clínica e a reflexão de equipa nas suas carreiras futuras”.

Com que frequência deve ter lugar a supervisão clínica?

Com que frequência deve acontecer? Para cumprir as normas da Care Quality Commission, o Trust espera que a supervisão em geral tenha lugar pelo menos de 6 em 6 semanas, mas pode ser mais frequente se necessário.

Quais são as vantagens da supervisão clínica?

Especificamente, o estudo mostra que a supervisão clínica dá um efeito positivo à escrita do plano de aula, à indução, apresentação e desenvolvimento da aula, à técnica de interrogação, à participação do aluno, à consolidação, à prática e tarefa do aluno, à avaliação dos exercícios e tarefas, ao encerramento da aula e à aula

Quais são as quatro fases da supervisão?

Esta apresentação também delineará as características, objectivos, tarefas e perigos de quatro fases de desenvolvimento-supervisor como professor, guia, porteiro e consultor.

Do que fala no aconselhamento de supervisão?

What do people talk about during supervision?

  • Supervisees express and explore their worries, difficulties, irritations and uncertainties. …
  • Supervisees talk about what happened in a counselling session and explore any area that seems to be important or significant. …
  • Supervisees’ therapeutic relationships are explored.

Do que fala na supervisão do aconselhamento?

F.: 1) orientação profissional e prática ética, 2) diversidade social e cultural, 3) crescimento e desenvolvimento humano, 4) desenvolvimento de carreira, 5) aconselhamento e relações de ajuda, 6) aconselhamento e trabalho em grupo, 7) avaliação e teste e 8) investigação e avaliação de programas.

O que diz o NMC sobre a supervisão clínica?

Numa declaração separada, o Professor Walters disse que os padrões do NMC “exigem que os profissionais sejam capazes de experimentar, contribuir, e desenvolver as aptidões para liderar a supervisão clínica e a reflexão de equipa nas suas carreiras futuras”.

Quais são as três funções-chave de uma supervisão eficaz?

Os objectivos e funções de supervisão foram descritos por Morrison como: desempenho responsável competente (função de gestão) CPD (função de desenvolvimento ou formativa) apoio pessoal (função de apoio ou restaurativa)

Qual é a finalidade da supervisão clínica na educação?

O principal objectivo da supervisão clínica é aumentar o desempenho profissional dos professores e melhorar a eficácia instrucional (Acheson & Gall, 1997; Grimmett, 1981).

Quais são as vantagens da supervisão clínica?

Especificamente, o estudo mostra que a supervisão clínica tem um efeito positivo na escrita do plano de aula, na indução, apresentação e desenvolvimento da aula, na técnica de questionamento, na participação dos alunos, na consolidação, na prática e tarefa dos alunos, na avaliação dos exercícios e tarefas, no encerramento da aula e na aula

Quais são as 5 fases da supervisão clínica?

O foco da supervisão será ajudar o supervisionado a passar por 6 fases de desenvolvimento das suas aptidões e capacidades clínicas: O Ajudante Leigo, A Fase de Aluno Inicial, A Fase de Aluno Avançado, A Fase Profissional Inicial, A Fase Profissional Experiente, e A Fase Profissional Sénior.

Quais são os 5 princípios de supervisão?

They include:

  • Principle 1: Volunteers are real staff. …
  • Principle 2: Volunteers aren’t free. …
  • Principle 3: Supervision is about forming and maintaining relationships. …
  • Principle 4: The functions of a supervisor can be shared. …
  • Principle 5: Supervision cannot be isolated from other aspects of volunteer program management.