O que é que a palavra é decisiva?

Definição de decisivo 1 : ter o poder ou a qualidade de decidir O presidente do conselho lançou o voto decisivo. uma batalha decisiva. 2 : decidida, determinada de forma decisiva líderes decisivos um editor decisivo. 3 : inconfundível, inquestionável uma superioridade decisiva.

O que significa uma pessoa decisiva?

capaz de tomar decisões com rapidez e confiança, ou mostrar essa qualidade: É preciso ser mais decisivo. uma resposta decisiva. Oposto. indeciso.

O que significa ser decisivo?

/dɪˈsaɪ.sɪv.nəs/ a capacidade de tomar decisões de forma rápida e confiante: Ela lidou com a situação com determinação e coragem.

Decisivo significa importante?

ter o poder ou a qualidade de decidir; pôr fim à controvérsia; crucial ou mais importante: o seu argumento foi o decisivo. caracterizado por ou mostrar nenhuma ou pouca hesitação; resoluto; determinado: O general era conhecido pelo seu modo decisivo. indiscutível; definitivo: uma derrota decisiva.

Ser decisivo é uma coisa boa?

Decisividade é a capacidade de tomar decisões claras e oportunas com a quantidade apropriada de informação. No local de trabalho, a capacidade de decisão é a chave para executar eficazmente os planos e alcançar os objectivos.

O que é um exemplo de ser decisivo?

A definição de decisivo é ter a capacidade de tomar decisões ou algo que determina o que vem a seguir. Um exemplo de decisivo é uma pessoa que se decide sempre com firmeza e rapidez.

Como é que se torna uma pessoa decisiva?

5 ways to be more decisive

  1. Practice making decisions in your comfort zone. Once you make a choice, sticking to it is hard — and second-guessing ourselves is easy. …
  2. Make small decisions fast. Improving upon any skill requires a good understanding of the fundamentals. …
  3. Build yourself up. …
  4. Get feedback. …
  5. Don’t fear mistakes.


Como é que se usa decisiva numa frase?

Exemplos de decisivos numa Sentença
A luta terminou com um golpe decisivo. a batalha decisiva da guerra A pobreza da sua infância desempenhou um papel decisivo na sua vida adulta. O encontro é visto como um passo decisivo para um tratado de paz.

O que é um pensador decisivo?

Pensador decisivo. Demonstra a capacidade de analisar e compreender dados e informações rapidamente. Utiliza a informação, as percepções e os conhecimentos de uma forma estruturada para identificar opções, fazer recomendações e tomar decisões sólidas e defensáveis.

Como é que se chama quando uma pessoa toma todas as decisões?

Definição: A liderança autocrática é um estilo de gestão em que uma pessoa controla todas as decisões e toma muito pouco contributo de outros membros do grupo. Os líderes autocráticos fazem escolhas ou decisões com base nas suas próprias crenças e não envolvem outros pela sua sugestão ou conselho.

Como se chama uma pessoa que não pode tomar decisões?

A definição de indeciso é alguém que não consegue decidir ou tomar decisões, ou algo que não decide uma questão. Um exemplo de indeciso é uma pessoa que nunca pode decidir o que vestir ou de que cor pintar um adjetivo. 1.

Qual é a raiz da palavra decisiva?

decisivo (adj.)
1610s, “tendo a qualidade ou poder de determinar”, do latim decisivus medieval, do latim decisivus, particípio passado de decidere “cortar; decidir” (ver decisão).

O que causa o comportamento indeciso?

A dificuldade em tomar decisões pode ser causada por vários factores, tais como o medo do fracasso e a falta de confiança ou de informação. A indecisão também pode ser um sintoma de condições de saúde mental, tais como transtorno de défice de atenção e hiperactividade (TDAH), depressão, e transtorno de stress pós-traumático (TEPT).

Como actua de forma decisiva no trabalho?

How to be more decisive at work

  1. Think about why you’re hesitant. …
  2. Be open to change. …
  3. Make specific goals. …
  4. Find a decision-making model. …
  5. Prepare yourself. …
  6. Practice evaluating options. …
  7. Spend less time on small decisions. …
  8. Evaluate the results of decisions.

O que torna um homem indeciso?

Muito tempo, a indecisão é um resultado directo de inseguranças. As pessoas que têm dificuldade em fazer uma escolha ou em manter uma decisão têm geralmente problemas de confiança e de auto-estima.

Como se chama uma pessoa que toma boas decisões?

Se tomar decisões rapidamente, é alguém que é decisivo.

Como é que se torna uma pessoa decisiva?

6 Tips for Becoming More Decisive

  1. Practice making smaller decisions more quickly. …
  2. Take small steps outside your comfort zone. …
  3. Try different decision-making models. …
  4. Gather feedback. …
  5. Be confident. …
  6. Narrow down your options.


Como é que se chama quando uma pessoa toma todas as decisões?

Definição: A liderança autocrática é um estilo de gestão em que uma pessoa controla todas as decisões e toma muito pouco contributo de outros membros do grupo. Os líderes autocráticos fazem escolhas ou decisões com base nas suas próprias crenças e não envolvem outros pela sua sugestão ou conselho.

O que causa o comportamento indeciso?

A dificuldade em tomar decisões pode ser causada por vários factores, tais como o medo do fracasso e a falta de confiança ou de informação. A indecisão pode também ser um sintoma de condições de saúde mental, tais como transtorno de défice de atenção e hiperactividade (TDAH), depressão, e transtorno de stress pós-traumático (TEPT).

As pessoas inteligentes são indecisas?

Acontece que as pessoas inteligentes são frequentemente indecisas porque conseguem ver tanto o bom como o mau em cada situação. Portanto, quando estão em posição de decidir, não o fazem para o bem.

Que doença mental é difícil na tomada de decisões?

Mas as perturbações mentais causam frequentemente problemas no processo de tomada de decisões. A investigação mostra que as pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade em compreender a relação entre as suas acções e os resultados. Isto significa que podem continuar a seleccionar A, mesmo que saibam que já não é tão valioso como B.