O que é o toque dourado?

substantivo toque dourado (toques dourados no plural) (idiomático) Sinónimo de Midas touch (“a capacidade de alcançar recompensa financeira (ou, mais geralmente, sucesso) de forma fácil e consistente”) citações ▼

Qual é a história do toque dourado?

O rei Midas ficou encantado com o seu desejo concedido, foi e tocou numa macieira no seu jardim. Para sua excitação, a árvore transformou-se em ouro instantaneamente. Ficou tão entusiasmado que continuou a tocar em coisas aleatórias à sua volta, que se transformaram em ouro imediatamente.

Qual foi a resposta de toque dourado?

Resposta – Muito cedo pela manhã, o rei descobriu que o seu desejo pelo toque dourado tinha sido realizado quando um pedaço de pano perto dele se transformou em ouro ao seu toque.

Porque é que Midas escolheu o toque dourado?

Midas era um homem que desejava que tudo aquilo em que tocava se transformasse em ouro. Contudo, ele não tinha pensado que este desejo não era na realidade uma bênção, mas sim uma maldição. A sua ganância convida-nos a pensar e a perceber as consequências que podem levar-nos a tornar-nos escravos dos nossos próprios desejos.

Qual foi a resposta ao desejo de Midas?

A resposta correcta é a opção 3, ou seja, tudo aquilo em que tocou poderia transformar-se em ouro. É mencionado que “Feliz por o seu desejo ter sido concedido, Midas andou por aí a tocar em coisas aleatórias no jardim e no seu palácio e transformou-as todas em ouro”.

Como é que Midas perdeu o seu toque dourado?

Pelo seu amável tratamento de Silenus Midas foi recompensado por Dionísio com um desejo. O rei desejou que tudo o que tocou pudesse transformar-se em ouro, mas quando a sua comida se transformou em ouro e ele quase morreu à fome em consequência disso, percebeu o seu erro.

E se Midas tocasse a terra?

Se o fizesse e de facto transformasse todo o planeta em ouro, todos morreriam dentro de cerca de 10 minutos devido à alta densidade do ouro. O raio da Terra diminuiria para cerca de 2/3 do seu valor actual, e todos cairiam cerca de 2000 km para a nova superfície.

O que acontece no final do toque dourado?

Apesar do aviso da Goldie, Midas exige e recebe o toque de ouro. No início, está muito contente mas, eventualmente, descobre que é realmente uma maldição. Ele transforma tudo, incluindo a sua comida, em ouro. No final, ele pede à Goldie que coma uma sandes de hambúrguer em troca de todo o seu reino.

Midas pode beber água?

Midas pediu o poder de transformar em ouro tudo aquilo em que tocou. No entanto, logo se arrependeu da sua escolha, pois não conseguia comer comida ou beber água, uma vez que também se transformaram em ouro. Finalmente, Dionísio libertou-o do encantamento.

Porque é que Midas ficou triste?

Resposta: Midas estava descontente com o “toque dourado”, pois não conseguia comer, toda a sua comida se transformou em ouro que quase morreu de fome.

Que lição aprendeu Midas?


Citação do vídeo:

O que é que o Rei Midas começa a notar sobre o toque dourado?

Assim, pediu a Dionísio que concedesse este desejo: que tudo o que Midas tocasse se transformasse em ouro. Dionísio cumpriu a sua promessa e concedeu a Midas o seu desejo, mas o Rei depressa descobriria a falha na sua ideia. Sempre que ele tocava na comida para a comer, esta transformava-se imediatamente em ouro, tornando-se inestinguível.

O que era mais precioso para o Rei Midas do que a resposta de ouro?

Se o Rei Midas amava algo tanto ou mais do que amava ouro, era a sua filhinha, que se chamava Marygold. Quando Marygold corria ao seu encontro com um ramo de botões de manteiga, o rei Midas dizia: “Querida criança, se estas flores fossem tão douradas como parecem, então valeria a pena colhê-las”.

Porque é que o Rei Midas agradeceu novamente ao desconhecido na resposta final?

Agradeceu ao desconhecido por lhe ter dado uma lição.
Em pânico, pediu ao estranho uma solução, e foi-lhe dito para aspergir a água do rio sobre as coisas que viessem a ficar douradas. O rei tornou-se sábio e percebeu, que o ouro não é tudo na vida. Agradeceu ao desconhecido por lhe ter dado uma boa lição.

Será o Rei Midas uma história verdadeira?

Já deve ter ouvido a história mítica do Rei Midas e como tudo o que ele tocou se transformou em ouro. Mas talvez não saibais que ele era uma figura histórica que viveu há quase 3.000 anos.

Que erro cometeu o Rei Midas?

Pelo seu amável tratamento de Silenus Midas foi recompensado por Dionísio com um desejo. O rei desejou que tudo o que tocou pudesse transformar-se em ouro, mas quando a sua comida se transformou em ouro e ele quase morreu à fome em consequência disso, percebeu o seu erro.