O que é o terreno decisivo?

Terreno decisivo é terreno chave cuja apreensão e retenção é obrigatória para o cumprimento bem sucedido da missão (FM 3-90). O terreno decisivo é relativamente raro; não está necessariamente presente em todas as situações. Ao contrário do terreno chave, o terreno decisivo não está associado a qualquer COA.

O que é decisivo no terreno militar?

Designar. terreno como decisivo é reconhecer que. a realização bem sucedida da missão, quer ofensiva quer defensiva, depende da sua apreensão ou retenção.

O que é o terreno chave?

Na doutrina militar, terreno-chave refere-se a áreas que, se apreendidas, proporcionam uma vantagem a um atacante ou defensor. Quando aplicada ao terreno geográfico, esta definição é clara.

Qual é o ponto decisivo?

O ponto decisivo de uma operação é um “lugar geográfico, evento chave específico, factor crítico ou função que, quando actuado, permite aos comandantes ganhar uma vantagem marcada sobre um adversário ou contribuir materialmente para alcançar o sucesso”3 Durante as operações convencionais, os pontos decisivos são tipicamente locais inimigos

O que é o terreno militar?

Em termos militares, o terreno é uma área de terreno grande ou pequeno cujas características físicas. afectam a sua aptidão para fins militares (Parry 1984).

Quais são os cinco aspectos militares do terreno?

(2) O terreno é analisado em termos dos seus cinco aspectos militares que podem ser facilmente recordados usando a sigla “OCOKA”. Isto significa “observação e campos de fogo, cobertura e ocultação, obstáculos, terreno chave, e vias de aproximação”. Estes devem ser analisados à luz da missão da unidade, do tipo

O que é o exército da operação decisiva?

ACÇÃO DECISIVA
Operações ofensivas são operações conduzidas para derrotar e destruir forças inimigas e apreender terrenos, recursos e centros populacionais. Incluem movimento de contacto, ataque, exploração e perseguição.

Quais são as características menores do terreno?

As cinco principais características do terreno são: Colina, Cume, Vale, Sela, e Depressão. As três características menores do terreno são: Colina, Cumeeira, Vale, Sela e Depressão: Draw, Spur e Cliff.

O que é a análise do terreno GIS?

A análise do terreno é a análise e interpretação de características topográficas através de sistemas de informação geográfica. Tais características incluem inclinação, aspecto, miradouro, elevação, linhas de contorno, fluxo, linhas de fluxo de subida e linhas de fluxo de descida.

O que é o terreno do ciberespaço?

A maior parte da literatura existente parece funcionar no pressuposto de que o terreno do ciberespaço é simplesmente os sistemas, dispositivos, software e interconexões que constituem o próprio ciberespaço.

O que é a estratégia de acordo com Clausewitz?

Clausewitz dá-nos a resposta. A estratégia é a resposta necessária à realidade inescapável de recursos limitados. Nenhuma entidade, independentemente da sua dimensão, dispõe de recursos ilimitados. A estratégia, portanto, consiste em fazer escolhas sobre como vamos concentrar os nossos recursos limitados para conseguirmos uma vantagem competitiva.

O que é o poder relativo de combate?

Os tácticos já estão, no entanto, familiarizados com a ideia de rácios, por isso definamos que o poder de combate relativo (RCP) de uma unidade é o rácio. de poder de combate de unidade amigável (azul) (UCPO) para poder de combate de unidade oposta (vermelha).

Ao desenvolver uma linha de acção Quais são as cinco características?

DISCUSSÃO: Uma das tarefas mais difíceis para o pessoal é desenvolver cursos de acção que sejam completos, viáveis, únicos, consistentes com a doutrina, e em conformidade com a orientação do comandante.

Que três coisas os líderes devem considerar ao analisar o terreno?

O que é a Análise do Terreno? Questão de Cenário: O líder do pelotão deve utilizar uma formação de movimento que ofereça fácil controlo, boa flexibilidade, incêndios imediatos em todas as direcções, e boa segurança para atingir o objectivo.

Quais são os 4 efeitos de obstáculos tácticos?

A força constrói, emplaca, ou detona obstáculos tácticos e protectores para reforçar os obstáculos existentes. Os obstáculos tácticos são concebidos e integrados com os fogos para conseguir um efeito táctico – desintegrar, fixar, virar, ou bloquear.

Quais são os quatro tipos de obstáculos do Exército?

Types of obstacles

  • Natural obstacles.
  • Habitat obstacles.
  • Constructed obstacles.
  • Concealed obstacles.
  • Obstructive obstacles.


Quais são as três coisas que os líderes devem considerar ao analisar o terreno?

O planeador deve considerar o terreno, o clima, o SITTEMP, a actual inteligência de obstáculos, as capacidades de movimento amigável, os locais ideais para as posições ABF e SBF, as capacidades de sistemas de armas amigáveis e inimigos, e qualquer outra informação relevante para a operação.

O que é o quizlet de análise do terreno do exército?

A recolha, análise, avaliação e interpretação da informação geográfica sobre as características naturais e artificiais do terreno, combinada com outros factores relevantes, para prever o efeito do terreno nas operações militares.

O que é um Mccoo?

Um MCOO (Modified Combined Obstacle Overlay) é um produto do processo IPB que é utilizado directamente no planeamento de uma operação. Combina linhas de comunicação, obstáculos, mobilidade entre países, e outros parâmetros.

Porque é que o tempo é importante para os militares?

AMBIENTE DE COMBATE
O tempo, o terreno e a hora do dia constituem o cenário ambiental básico para todas as operações militares. Estas condições físicas afectam as operações, sistemas e pessoal e actuam como limitações nas opções de combate à disposição do seu comandante.

Quais são os 5 tipos de Reconhecimento?

Publicação de Referência Doutrinal do Exército (ADRP) 3-90 identifica as cinco formas de reconhecimento como rota, zona, zona, reconhecimento em força e especial.

Como é que o tempo afecta a artilharia?

“Se estiver realmente frio e uma pressão elevada, há mais densidade para o projéctil passar. Se estiver quente e húmido, há uma baixa pressão e menos resistência para que o projéctil possa ir mais longe”. A precisão é crucial quando se visa uma artilharia letal a um alvo distante.