O que é o processo CEQA?

Visão Geral do Processo CEQA A Lei da Qualidade Ambiental da Califórnia (CEQA) exige geralmente que as agências governamentais estatais e locais informem os decisores e o público sobre os potenciais impactos ambientais dos projectos propostos, e que reduzam esses impactos ambientais na medida do possível.

Qual é a regra geral no CEQA?

A isenção “Regra Geral” significa que o CEQA só se aplica a projectos que tenham potencial para causar um impacto significativo – se não houver possibilidade de que a actividade em questão possa ter um impacto significativo, a actividade não é abrangida pelo CEQA.

O que desencadeia o CEQA na Califórnia?

Para além das decisões relativas a um projecto que terá um impacto físico directo no ambiente, o CEQA também se aplica a decisões que possam conduzir a impactos indirectos, tais como a introdução de alterações nos códigos, políticas e planos gerais e específicos locais.

O que é um projecto tal como definido pelo CEQA?

As directrizes do CEQA definem um projecto no âmbito do CEQA como “o conjunto da acção” que pode resultar directa ou indirectamente em mudanças físicas no ambiente. Esta definição ampla destina-se a proporcionar a máxima protecção do ambiente.

Quem aprova os documentos do CEQA?

A agência líder considera os comentários e decide sobre a aprovação de um projecto (CEQA Guidelines Section 15044). Se o projecto for aprovado, a agência líder arquiva um Aviso de Determinação (NOD) (CEQA Guidelines Section 15075, 15094 e 15096(i)).

Que projectos estão isentos do CEQA?

Exemplos incluem isenções para projectos de habitação agrícola, habitação a preços acessíveis e infill residencial (ver Artigo 12.5 das Directrizes CEQA); uma isenção para projectos de comunidades sustentáveis (ver Código de Recursos Públicos [PRC] Secção 21155.1); uma isenção para projectos residenciais de acordo com um plano específico (ver

Quanto tempo demora o processo de CEQA?

Em qualquer dos casos, é importante ter em mente que o tempo real de processamento pode durar várias semanas ou mesmo meses. Cerca de 12 a 18 semanas é típico para uma Declaração Negativa. Uma EIR típica pode demorar até um ano a completar. Estes prazos estão de acordo com os limites de tempo legais do CEQA acima referidos.

O que é uma lista de verificação do CEQA?

A lista de verificação do CEQA lista factores ambientais a serem avaliados para todos os projectos na Califórnia. A lista tem muitos nomes – lista de verificação ambiental, lista de verificação inicial do estudo, Apêndice G. Mas todos eles significam a mesma coisa. O CEQA não exige explicitamente que as cidades utilizem a lista de verificação no apêndice G das directrizes do CEQA.

Durante quanto tempo é que o CEQA é bom?

Com que frequência são alteradas as Directrizes? A revisão das Directrizes do CEQA é um processo contínuo. Por estatuto, o Secretário de Recursos é obrigado a rever e considerar emendas às Directrizes de dois em dois anos.

Trata-se de um projecto no âmbito do CEQA?

CEQA define um “projecto” como uma actividade que (1) é uma acção discricionária de uma agência governamental e (2) terá um impacto directo ou indirecto razoavelmente previsível sobre o ambiente. (Pub.

Quando é que um projecto precisa de cumprir a Lei da Qualidade Ambiental da Califórnia?

O CEQA só se aplica a projectos que requerem autorizações discricionárias de uma agência pública estatal. A agência deve ter alguma discrição na forma como o projecto pode ser conduzido para que o CEQA se candidate, e o projecto deve ser um projecto que possa resultar numa mudança adversa para o ambiente.

O que é o Piecemealing sob CEQA?

O CEQA proíbe geralmente uma agência de “cortar” um grande projecto em muitos pequenos, cada um dos quais pode ter individualmente consequências ambientais mínimas, mas colectivamente pode ter impactos ambientais significativos. Este “corte” de um grande projecto é conhecido como “retalhamento fragmentado”.

O que é um projecto discricionário?

“Projecto discricionário” significa um projecto que requer o exercício de julgamento ou deliberação quando a agência ou organismo público decide aprovar ou desaprovar uma determinada actividade, distinguindo-se de situações em que a agência ou organismo público apenas tem de determinar se houve conformidade com

As casas unifamiliares estão isentas do CEQA?

Uma isenção da Classe 3 aplica-se à “Construção nova ou conversão de pequenas estruturas”. Isto permite uma casa unifamiliar numa zona residencial ou até três numa zona urbana. Para estruturas multi-familiares, esta isenção abrange até quatro unidades e seis unidades ou menos para zonas residenciais e urbanas, respectivamente.

O que significa CEQA isento?

As isenções categóricas são constituídas por classes de projectos que geralmente são considerados como não tendo impactos potenciais sobre o ambiente. As isenções categóricas são identificadas pela Agência de Recursos do Estado e estão definidas nas Directrizes do CEQA (14 Secção 15300-15331 do CCR).

O CEQA aplica-se a casas unifamiliares?

A isenção categórica Classe 3 aplica-se à “construção e localização de um número limitado de novas e pequenas instalações ou estruturas”, incluindo “até três residências unifamiliares” em “áreas urbanizadas”. (Directrizes CEQA, § 15303).

O que é um argumento justo no CEQA?

Nos termos da Lei da Qualidade Ambiental da Califórnia (“CEQA”), o teste “argumento justo” exige que uma agência pública prepare um relatório de impacto ambiental sempre que provas substanciais apoiem um argumento justo de que um projecto proposto pode ter um impacto significativo sobre o ambiente. Em Newtown Preservation Society v.

Qual é o objectivo da Lei da Qualidade Ambiental da Califórnia?

O CEQA destina-se a informar os decisores governamentais e o público sobre os potenciais efeitos ambientais das actividades propostas e a prevenir danos ambientais significativos e evitáveis.

O que são provas substanciais no CEQA?

(a) “Prova substancial”, tal como utilizada nestas directrizes, significa informação relevante suficiente e inferências razoáveis a partir desta informação de que se pode fazer um argumento justo para apoiar uma conclusão, mesmo que outras conclusões possam também ser alcançadas.

O que é uma agência responsável no âmbito do CEQA?

Para efeitos do CEQA, o termo “agência responsável” inclui todas as agências públicas que não a agência líder que têm poder discricionário de aprovação sobre o projecto.

O que é uma declaração negativa no âmbito do CEQA?

Uma Declaração Negativa (ND) é uma declaração escrita da Agência Líder descrevendo brevemente as razões pelas quais um projecto proposto, que não está isento do CEQA, não terá um efeito significativo no ambiente e, portanto, não requer a preparação de uma EIR. ( Directrizes do CEQA do Estado § 15371)

O que é um Aviso de Isenção CEQA?

As isenções categóricas são constituídas por classes de projectos que geralmente são considerados como não tendo impactos potenciais sobre o ambiente. As isenções categóricas são identificadas pela Agência de Recursos do Estado e estão definidas nas Directrizes do CEQA (14 Secção 15300-15331 do CCR).