O que é o desreconhecimento na contabilidade?

Desreconhecimento é a remoção de todo ou parte de um activo ou passivo previamente reconhecido da declaração da posição financeira de uma entidade.

Como é que se desreconhece um bem?

Um bem é desreconhecido aquando da sua alienação, ou quando não se podem esperar benefícios económicos futuros do seu uso ou alienação. O desreconhecimento pode surgir de uma variedade de eventos, tais como a venda, o desmantelamento, ou a doação de um activo.

Qual é a diferença entre o desreconhecimento e a eliminação?

O desreconhecimento de um bem ocorre sempre que este é alienado ou não se espera que gere quaisquer benefícios futuros, quer da sua utilização ou alienação. Como resultado, o activo é removido das demonstrações financeiras. A alienação de um activo operacional de longa duração é afectada pela sua venda, troca ou abandono.

O que significa desreconhecer uma responsabilidade?

Desreconhecimento é a remoção de todo ou parte de um activo ou passivo do balanço de uma entidade .

O que é Derecognise?

O desreconhecimento refere-se à remoção de um activo ou passivo (ou uma parte do mesmo) do balanço de uma entidade.

Quando é que um activo financeiro pode ser desreconhecido?

2.6(a)-(b). Se a entidade transferir substancialmente todos os riscos e recompensas, ela desreconhece o activo. Se a entidade retém substancialmente todos os riscos e recompensas, continua a reconhecer o activo.

Quando deve uma entidade Derecognize um activo financeiro?

Um activo financeiro deve ser desreconhecido se ou os direitos contratuais da entidade aos fluxos de caixa do activo expiraram ou o activo foi transferido para terceiros (juntamente com os riscos e recompensas da propriedade).

Em que das seguintes circunstâncias é que o desreconhecimento de um financiamento não é apropriado?

A resposta correcta é (c) O activo financeiro foi transferido e a entidade reteve substancialmente todos os riscos e recompensas da propriedade do activo transferido.

O que constitui um desreconhecimento de uma propriedade de investimento?

Desreconhecimento Uma propriedade de investimento será desreconhecida (eliminada da declaração de posição financeira) aquando da sua alienação ou quando a propriedade de investimento for permanentemente retirada de uso e não se esperarem benefícios económicos futuros da sua alienação.

O que é o desreconhecimento do EPI?

Os EPI devem ser desreconhecidos (removidos dos EPI) quer na eliminação quer quando não se esperam benefícios económicos futuros da sua utilização ou eliminação. Um ganho ou perda na alienação é reconhecido como a diferença entre o produto da alienação e o valor contabilístico do activo na data da alienação.

Como se extingue uma responsabilidade?

Um devedor e um credor podem renegociar os termos de uma responsabilidade financeira com o resultado de que o devedor extingue a responsabilidade total ou parcialmente através da emissão de instrumentos de capital próprio para o credor. Estas transacções são por vezes referidas como “dívida por troca de participações de capital”.

O que é o desreconhecimento de receitas?

O desreconhecimento é uma técnica contabilística segundo a qual os passivos não utilizados ou vencidos são debitados resultando num crédito ao rendimento ou à receita. Na sua forma habitual, esta técnica aplica-se a passivos não escalonáveis que não estão sujeitos a taxas de back-end ou datas de expiração.

O que é a contabilidade da extinção?

O que é a extinção da dívida? A extinção da dívida ocorre quando um instrumento de dívida é extinto. Isto ocorre quando o mutuário reembolsa o mutuante ou as obrigações são reformadas pelo emitente.

Como posso reservar uma eliminação de bens?

Quando há uma perda na venda de um activo fixo, debitar o dinheiro pelo montante recebido, debitar toda a depreciação acumulada, debitar a perda na venda da conta do activo, e creditar o activo fixo.

Como é que se desreconhece o PPE?

Desreconhecimento. O custo do EPI juntamente com a respectiva depreciação acumulada e perda por imparidade acumulada deve ser removido das contas. O valor contabilístico de um item de EPI deve ser desreconhecido aquando da sua eliminação ou quando não se esperam benefícios económicos ou potenciais serviços futuros da sua utilização ou eliminação.

O que constitui um desreconhecimento de uma propriedade de investimento?

Desreconhecimento Uma propriedade de investimento será desreconhecida (eliminada da declaração de posição financeira) aquando da sua alienação ou quando a propriedade de investimento for permanentemente retirada de uso e não se esperarem benefícios económicos futuros da sua alienação.

Como é calculado o ganho ou perda na alienação de um activo?

O ganho ou perda é calculado à medida que a alienação líquida se processa, menos o valor contabilístico do activo.

O que significa a divulgação na contabilidade?

Uma divulgação é informação adicional anexada às demonstrações financeiras de uma entidade, geralmente como explicação para actividades que influenciaram significativamente os resultados financeiros da entidade.

Quais são os tipos de divulgação?

Existem quatro tipos diferentes de auto-divulgação: deliberada, inevitável, acidental e iniciada pelo cliente.

Quais são as regras de ouro da contabilidade?

Veja as três principais regras de contabilidade: Debitar o receptor e creditar o doador. Debitar o que entra e creditar o que sai. Debitar as despesas e as perdas, os rendimentos e os ganhos do crédito.