O que é o conceito Tawarruq?

2.2. O tawarruq clássico é definido como a compra de uma mercadoria possuída pelo vendedor por um pagamento atrasado, em que o comprador revende a mercadoria por dinheiro a outro que não o vendedor original, a fim de adquirir dinheiro (al-wariq).

Porque é que Tawarruq é importante?

O termo Tawarruq é utilizado neste tipo de transacção é influenciado pela intenção do comprador do activo que não tem interesse em utilizar o activo ou obter o benefício do activo, uma vez que a intenção principal é obter liquidez (Dusuki, 2010).

Como é que o Tawarruq trabalha no financiamento doméstico?

Tawarruq é um acordo de financiamento onde o cliente receberá dinheiro no final do mesmo para as suas necessidades através de uma série de transacções de venda. Como é feito o Tawarruq? O banco comprará mercadorias a um fornecedor (primeira venda) e vendê-las-á ao cliente (segunda venda).

O que é o Tawarruq Bank Islam?

Um tawarruq consiste em dois contratos de venda e compra. O primeiro envolve a venda de um activo por um vendedor a um comprador numa base diferida. Subsequentemente, o comprador da primeira venda venderá o mesmo activo a um terceiro numa base de dinheiro e à vista.

O que é Tawarruq e Bai Inah?

O Bai’Al-Inah envolve duas (2) partes na conclusão de cada transacção enquanto que o Tawarruq envolve três (3) partes. O objectivo do Bai’Al-Inah e do Tawarruq são o mesmo, mas a forma como o Hilah é praticado é diferente.

O que é Tawarruq organizado?

define o tawarruq organizado como um contrato em que a instituição financeira organiza a venda de uma mercadoria a um cliente mediante pagamento diferido, tornando-se então um agente em nome do cliente para vender a mercadoria a um terceiro, sendo que a instituição paga o preço ao cliente.

O que é Bay Al Tawarruq?

Como termo financeiro, bay’ al-tawarruq refere-se a transacções comerciais muamalah que envolvem duas fases de negócios. Na sua primeira fase, o negócio é conduzido onde uma compra a crédito é feita entre o comprador e o vendedor original de um activo.

É Tawarruq Haram?

No entanto, é a terceira forma que suscita opiniões contrárias por parte dos juristas. Existem três opiniões diferentes dos juristas relativamente ao tawarruq, e classificam o tawarruq como permissível (harus/ halal), repreensível (makruh) e proibido (haram).

O que é o cartão de crédito Tawarruq?

Assim, o conceito Tawarruq é a transferência da propriedade de um activo de um vendedor para um comprador. Um cartão de crédito sob o conceito Tawarruq significa então que o banco dá ao cliente ajuda para fazer uma compra, e em troca o cliente pagará ao banco pela ajuda que foi fornecida através de um cartão de crédito.