O que é o CD API?

O API CD foi introduzido pela primeira vez em 1955 para certos motores diesel de injecção indirecta, naturalmente aspirados, turboalimentados ou sobrealimentados a combustíveis com uma vasta gama de qualidade (incluindo combustíveis de alto teor de enxofre). Os óleos concebidos para este serviço têm requisitos para corrosão, depósitos de pistão e manuseamento de fuligem.

O que significa CD em óleo?

Serviço de Motores Diesel
CD – Diesel Engine Service
Os óleos concebidos para este serviço foram introduzidos em 1955 e oferecem protecção contra a corrosão dos rolamentos e contra depósitos a alta temperatura nestes motores diesel.

O que é API SF CD?

Serviços. PETRÓLEO MOTOR: API-SF/CD. DESCRIÇÃO: Óleo para motores a gasolina/diesel altamente estável e multigraduado formulado a partir de fluidos de base seleccionados para utilização em motores de automóveis de passageiros e camiões ligeiros que requerem lubrificantes de desempenho API SF/CD em todas as condições de funcionamento.

O que significa API no petróleo?

o Instituto Americano do Petróleo
API significa Instituto Americano do Petróleo, que é a organização da indústria que criou esta medida. Cálculo da gravidade API. O API é calculado a partir da gravidade específica de um hidrocarboneto, utilizando esta fórmula: API = (141,5/gravidade específica) – 131,5. Gravidade API de graus de petróleo bruto.

O que é o API do gasóleo?

A gravidade API a 60°F (15,6°C) para o combustível diesel nº 2 está entre 30 e 42. A gravidade específica, a 60/60°F, e a densidade, a 15,6°C, situam-se entre 0,88 e 0,82. (Ver Capítulo 4 – Refinação e Química do Combustível Diesel para uma explicação da mistura do combustível, densidade, e gravidade API).

Qual é a classificação API mais elevada para o petróleo?

A classificação mais alta actual do API para óleo de motor é SM. Este óleo é destinado a todos os motores a gasolina actualmente em uso e tem sido a norma desde 2004. Para motores diesel, a actual classificação máxima de óleo é CI-4.

O API SN é melhor que o SM?

Em 2010, o American Petroleum Institute introduziu uma nova categoria de óleo de motor sob o nome API SN e uma nova categoria suplementar chamada Resource Conserving. A categoria API SN é uma melhoria em relação à categoria API SM nas seguintes áreas: Protecção de depósitos a altas temperaturas para pistões. Melhor controlo de lamas.

O que significa API em petróleo e gás?

Instituto Americano do Petróleo
O número API (American Petroleum Institute) é um número único atribuído a cada poço de petróleo e gás. É utilizado pelas agências para identificar e seguir os poços de petróleo e gás.

O que significa C2 no petróleo?

C2. Estável, permanece em óleo grau para utilização em veículos equipados com DPF e TWC e em motores diesel e a gasolina de alto desempenho que exijam óleos de baixo atrito, baixa viscosidade e meio SAPS (Cinzas sulfatadas <0,8%), com uma viscosidade mínima HT/HS de 2,9 cP. C3.

O API SN é melhor que o SG?

Os óleos SN proporcionam níveis de desempenho mais elevados do que todos os outros óleos “S”. As categorias API SA através de SH são obsoletas, e os óleos com o rótulo SN podem ser utilizados no seu lugar.

O que é óleo de CD de grau CC?

Graus de qualidade de óleo para motores diesel:
CC – para motores diesel ligeiros; evita a acumulação de sujidade gerada durante o funcionamento a altas temperaturas. CD – para motores diesel a quatro tempos de funcionamento intenso; com aditivos para evitar a abrasão e acumulação de depósitos. CD-II – para motores a diesel a dois tempos.

O que é API em combustível?

A gravidade API é a abreviatura de gravidade do American Petroleum Institute, uma medida inversa que é utilizada para determinar o peso dos líquidos petrolíferos em comparação com a água. Se um líquido tiver uma gravidade API superior a 10, é considerado um óleo leve que flutua sobre a água.

Como posso ler um número API?

API (Ex: API#357-80808) – É um identificador único, permanente e numérico atribuído para fins de identificação a um wellbore. É composto por 10 dígitos. Os 2 primeiros dígitos são o código do estado. Os 3 dígitos seguintes são o código do condado.

É possível misturar óleo sintético com óleo sintético completo?

Assim, no final, os óleos convencionais e sintéticos são compostos pelos mesmos componentes compatíveis – é que os componentes em sintéticos são de qualidade muito superior. Embora se possa misturar com segurança óleos sintéticos e convencionais, nada mais se faz do que diluir o desempenho do óleo sintético.

O que é a classificação API?

A classificação de serviço dos óleos para automóveis de passageiros e comerciais é classificada pelo Instituto Americano do Petróleo (API). O programa certifica que o óleo de motor cumpre certos padrões de qualidade e desempenho do Fabricante de Equipamento Original (OEM).

É possível misturar óleo sintético com óleo normal?

Então, é possível misturar óleo sintético com óleo normal? Sim. Se é algo que faz apenas ocasionalmente, a mistura não deve danificar o seu motor. Digamos que quer completar o seu óleo, apenas para o manter a rolar até à sua próxima verificação de manutenção regular.

O que é óleo de CD de grau CC?

Graus de qualidade de óleo para motores diesel:
CC – para motores diesel ligeiros; evita a acumulação de sujidade gerada durante o funcionamento a altas temperaturas. CD – para motores diesel a quatro tempos de funcionamento intenso; com aditivos para evitar a abrasão e acumulação de depósitos. CD-II – para motores a diesel a dois tempos.

Os CDs são um produto petrolífero?

CDs & DVDS
Os CDs e DVDs são fabricados a partir de plásticos de policarbonato que são um produto petrolífero. Quando os discos compactos foram inicialmente criados, foram também necessários lubrificantes à base de petróleo para assegurar que o disco girasse suavemente.

Para que é utilizado o óleo 5W 40?

5W-40 óleo de motor
A viscosidade 5W-40 é uma recomendação prevalecente para motores de desempenho em veículos europeus com motores a gás, e em camionetas a diesel americanas. Oferecemos óleos de 5W-40 para motores a gasolina e a diesel.

O que é o óleo CF 4?

Mobil Delvac TM Genuine CF-4 Oil 15W-40 é um óleo de motor de alto desempenho e para serviço pesado que fornece protecção comprovada a motores diesel que operam em aplicações de serviço severo dentro e fora de estrada. O Mobil Delvac TM Óleo Genuíno CF-4 15W-40 destina-se principalmente à utilização em Veículos Comerciais Diesel Tata Motors.

O que significa C2 no petróleo?

C2. Estável, permanece em óleo grau para utilização em veículos equipados com DPF e TWC e em motores diesel e a gasolina de alto desempenho que exijam óleos de baixo atrito, baixa viscosidade e meio SAPS (Cinzas sulfatadas <0,8%), com uma viscosidade mínima HT/HS de 2,9 cP. C3.

O que é API CF?

A categoria API CF foi introduzida em 1994, e definiu óleos destinados a serem utilizados em motores fora de estrada, de injecção directa e outros motores diesel que utilizam combustíveis de alto teor de enxofre. A categoria CF-2, também lançada nesse ano, destinava-se a diesels de dois tempos, para serviço severo.