O que é a teoria da ética dos cuidados?

The ethics of care (alternatively care ethics or EoC) is a normative ethical theory that holds that moral action centers on interpersonal relationships and care or benevolence as a virtue.

O que é um exemplo de ética dos cuidados?

Agora digamos que um conhecido lhe diz que ela acabou de ter uma separação confusa com o seu namorado. Não a conhece muito bem. No entanto, acredita que “mostrar que se preocupa” é a melhor resposta, por isso dá-lhe um abraço. Este é um exemplo de cuidado ético.

Qual é a teoria de Carol Gilligan sobre a ética dos cuidados?

Uma ética dos cuidados direcciona a nossa atenção para a necessidade de resposta nas relações (prestar atenção, ouvir, responder) e para os custos de perder a ligação consigo próprio ou com os outros. A sua lógica é indutiva, contextual, psicológica, em vez de dedutiva ou matemática.

Qual é a importância da ética dos cuidados?

Uma ética de cuidado torna a alimentação das nossas comunidades imediatas e a protecção daqueles que nos estão mais próximos a mais alta obrigação moral. Nos negócios, uma ética de cuidado pede-nos que revejamos as decisões não em termos de regras rígidas, mas em termos de como elas irão afectar as pessoas com quem partilhamos as nossas vidas.

Quem criou a teoria da ética dos cuidados?

psicóloga Carol Gilligan
Uma das obras originais de ética dos cuidados foi o pequeno livro de Milton Mayeroff, On Caring, mas a emergência da ética dos cuidados como uma teoria moral distinta é mais frequentemente atribuída às obras da psicóloga Carol Gilligan e do filósofo Nel Noddings, em meados dos anos 80.

Qual é a essência principal da teoria de Gilligan?

O trabalho de Gilligan sobre desenvolvimento moral esboça como a moralidade de uma mulher é influenciada pelas relações e como as mulheres formam o seu fundamento moral e ético com base na forma como as suas decisões afectarão os outros. Ela acredita que as mulheres tendem a desenvolver a moralidade em fases.

Quais são as características centrais da ética dos cuidados?

Systematics of the Core Elements of an Ethics of Care

  • Anthropology of Dependence. …
  • Being in Relationships. …
  • Being Situation-Oriented. …
  • Responsiveness. …
  • Accepting the Indefinable. …
  • Giving Preference to Emotional Knowledge. …
  • Giving Preference to Space for Growth.


Como pode aplicar a ética dos cuidados na sua vida quotidiana?

Devemos tratar os outros com bondade, compaixão, respeito, e assim por diante. Por outras palavras, uma pessoa ética pratica a aplicação de virtudes, os nossos traços de carácter, na tomada de decisões quotidianas. As virtudes são os traços positivos de carácter que informam o nosso ser ético. A integridade é o alicerce da virtude.

Quais são os três principais princípios de ética dos cuidados?

A ética dos cuidados põe em destaque os cuidados; a deontologia acentua os direitos; as teorias da justiça enfatizam a justiça; e a tradição utilitária valoriza o bem-estar geral da sociedade.

Como é que a ética do cuidado lida com a emoção?

Em contraste, a ética dos cuidados defende algumas emoções, como o cuidado ou a compaixão, como moral. Nesta perspectiva, não existe uma dicotomia entre a razão e as emoções, pois algumas emoções podem ser razoáveis, moralmente apropriadas ou mesmo úteis na orientação de boas decisões ou acções.

Porque é que as fases da ética dos cuidados de Gilligan são uma voz feminista?

Gilligan’s In a Different Voice ofereceu a perspectiva de que homens e mulheres têm tendências a ver a moralidade em termos diferentes. A sua teoria afirmava que as mulheres tinham tendência a enfatizar a empatia e a compaixão sobre as noções de moralidade que são privilegiadas na escala de Kohlberg.

Quais são os 2 tipos de teorias morais?

Há várias teorias morais: utilitarismo, kantianismo, teoria da virtude, a abordagem dos quatro princípios e casuística. Os utilitários pensam que o objectivo da moralidade é maximizar a quantidade de felicidade que produzimos a partir de cada acção.

Porque é que Carol Gilligan é importante em psicologia?

O trabalho pioneiro da psicóloga americana Carol Gilligan mudou a forma como o campo da psicologia estudou as mulheres e, sem dúvida – devido à sua influência na cultura popular e no movimento feminista – a forma como a sociedade vê as mulheres.

Quais são as três etapas da teoria do desenvolvimento moral de Carol Gilligan?

A teoria de Gilligan centrou-se tanto na moralidade baseada em cuidados como na moralidade baseada na justiça, propondo três fases de desenvolvimento moral: pré-convencional, convencional e pós-convencional.

Quais dos seguintes são aspectos das qualidades éticas de Joan Tronto?

Joan Tronto aponta ainda quatro elementos éticos dos cuidados: atenção, responsabilidade, competência, e capacidade de resposta.

O que é a ética feminista dos cuidados?

A ética do cuidado centra-se na moralidade e integridade das mulheres que se centram principalmente nas relações interpessoais. Valores femininos como a doçura, a simpatia e o cuidado genuíno são desvalorizados e considerados irrelevantes para o mundo público onde a autodeterminação e o poder prosperam.

O que é a ética feminista centrada nos cuidados?

A ética dos cuidados é uma abordagem feminista da ética. Desafia as teorias morais tradicionais como sendo centradas nos homens e problemáticas, na medida em que omitem ou minimizam valores e virtudes geralmente associados culturalmente às mulheres ou a papéis que são muitas vezes lançados como ‘femininos’.

Como pode aplicar a ética dos cuidados na sua vida quotidiana?

Devemos tratar os outros com bondade, compaixão, respeito, e assim por diante. Por outras palavras, uma pessoa ética pratica a aplicação de virtudes, os nossos traços de carácter, na tomada de decisões quotidianas. As virtudes são os traços positivos de carácter que informam o nosso ser ético. A integridade é o alicerce da virtude.

Como é que a ética do cuidado lida com a emoção?

Segundo, de uma perspectiva epistemológica, a ética dos cuidados valoriza as emoções, e aprecia as emoções e as capacidades relacionais que permitem às pessoas moralmente envolvidas em contextos interpessoais reais compreenderem o que seria melhor.