O que é a prova de erros e porque é que é feita?

A prova de erro, ou o seu equivalente japonês poka-yoke (pronuncia-se PO-ka yo-KAY), é a utilização de qualquer dispositivo ou método automático que ou torna impossível a ocorrência de um erro ou torna o erro imediatamente óbvio uma vez que tenha ocorrido. É um instrumento comum de análise do processo.

Quais são os princípios da prova de erros?

Examples of the principles of mistake-proofing are shown below.

  • Elimination.
  • Replacement.
  • Prevention.
  • Facilitation.
  • Detection.


O que é um exemplo de prova de erros?

A verificação ortográfica é um exemplo de um meio comum, mas negligenciado, de imunidade a erros na nossa vida quotidiana.

O que é a prova de erro nos cuidados de saúde?

Idealmente, a prova de erros assegura que existem as condições adequadas para evitar erros antes que estes aconteçam. Se isto não for possível, o objectivo é eliminar os erros no processo o mais cedo possível. Nos cuidados de saúde, a prova de erros é uma forma eficaz de evitar erros médicos.

Porque é importante a prova de erros?

Porquê implementar a Prova de Erros / Prova de Erros. Para alcançar os mais altos níveis de qualidade nos nossos produtos ou processos e reduzir os custos, temos de reduzir os erros e prevenir defeitos. Os erros e defeitos incorrem em custos muito elevados em muitas indústrias através do desperdício de tempo de produção, retrabalho, e aumento de sucata.

Quais são os 3 tipos de poka-yoke?

No fabrico, existem três tipos principais de poka-yoke para garantia de qualidade: métodos de contacto, métodos de valor fixo e métodos de movimento-passo. Cada um pode ser um método de controlo ou um método de aviso. Os métodos de contacto dependem de dispositivos de detecção que verificam se um produto faz contacto com um dispositivo.

O que é à prova de erros no Six Sigma?

Também conhecido como à prova de erros, poka-yoke é um método para tomar medidas para provar um processo de erro. É uma ferramenta fundamental tanto do Lean, que visa o desperdício, como do Six Sigma, que se concentra nos defeitos, com o objectivo de eliminar todos os erros, criando sistemas que os previnam ou detectem imediatamente.

O que é poka-yoke dar 3 exemplos?

Os dispositivos Poka-Yoke consistem em três métodos eficazes para assegurar a detecção e prevenção de erros: 1. Método de contacto 2. Método do valor fixo 3. Método por passos; cada método pode ser utilizado na abordagem de Controlo ou na abordagem de Alerta.

Qual é o termo Lean Six Sigma para à prova de erros?

Poka yoke (pronunciado (poh-kah yoh-keh) é uma abordagem à prova de erros para eliminar erros ou prevenir erros que foi desenvolvida pelo engenheiro japonês Shigeo Shingo na década de 1960.

Quando se deve aplicar a prova de erro a um processo?

When to Use Mistake Proofing

  1. When a process step has been identified where human error can cause mistakes or defects to occur, especially in processes that rely on the worker’s attention, skill, or experience.
  2. In a service process, where the customer can make an error which affects the output.

Quem desenvolveu a prova de erros?

Shigeo Shingo
A “prova de erro” consiste em reduzir a probabilidade de algo correr mal, o que resultaria num erro. A “prova de erro”, por vezes chamada “poka-yoke”, foi desenvolvida por Shigeo Shingo nos anos 60 para evitar erros humanos em processos industriais.

O que são os 8 Resíduos em Seis Sigma?

What are the 8 kinds of waste in Lean Six Sigma?

  • D: Defects. …
  • O: Overproduction. If you misjudge your supply and demand, you can overproduce. …
  • W: Waiting. Bottlenecks in your manufacturing process can generate waiting waste. …
  • N: Non-Utilized talent. …
  • T: Transportation. …
  • I: Inventory. …
  • M: Motion. …
  • E: Extra Processing.


Qual é o benefício do poka-yoke?

Poka-yoke proporciona muitos benefícios aos processos de fabrico, sendo o principal uma melhoria no controlo de qualidade global. Ao integrar o Poka-yoke em linha, os erros ou são evitados ou apanhados pouco depois de acontecerem. Isto evita que os produtos defeituosos cheguem ao fim do processo.

O que é o poka-yoke na TQM?

Poka-Yoke significa “à prova de erros” ou mais literalmente – evitando (yokeru) erros inadvertidos (poka). Poka-Yoke assegura que existem as condições certas antes da execução de uma etapa do processo, evitando assim a ocorrência de defeitos em primeiro lugar.

Quais são os princípios de Poka-Yoke?

Os dispositivos Poka-Yoke consistem em três métodos eficazes para assegurar a detecção e prevenção de erros: 1. Método de contacto 2. Método do valor fixo 3. Método por passos; cada método pode ser utilizado na abordagem de Controlo ou na abordagem de Alerta.

O que é o 5º nível de imunidade a erros?

5. A detecção envolve a identificação de um erro antes de ocorrer um processamento posterior, para que o operador possa corrigir rapidamente o defeito.

Quais são alguns exemplos de Poka-Yoke?

Um grande exemplo de poka-yoke é quando se tem de estacionar o carro e carregar no travão antes de o poder ligar. Isto é para que não arranque o carro e comece imediatamente a rolar por acidente. Um simples passo adicionado ao processo de arranque do seu carro torna este erro dispendioso praticamente impossível.

Qual é o terceiro princípio da lean?

criando fluxo
O terceiro princípio de lean é a criação de fluxo. Um fluxo eficiente de produtos requer que os artigos passem da produção para a expedição sem interrupção e pode ser alcançado organizando estrategicamente o piso de trabalho.

Quais são os 5 elementos de Lean?

According to Womack and Jones, there are five key lean principles: value, value stream, flow, pull, and perfection.

  • Value. Value is always defined by the customer’s needs for a specific product. …
  • Value stream. …
  • Flow. …
  • Pull. …
  • Perfection.


O que é o Seis Sigma e porque é utilizado?

Six Sigma é um método que fornece às organizações ferramentas para melhorar a capacidade dos seus processos empresariais. Este aumento do desempenho e diminuição da variação dos processos ajuda a reduzir os defeitos e a melhorar os lucros, o moral dos funcionários, e a qualidade dos produtos ou serviços.