O que é a maximização da riqueza dos accionistas?

O princípio da maximização da riqueza dos accionistas (SWM) sustenta que um retorno máximo aos accionistas é e deve ser o objectivo de toda a actividade empresarial. De uma perspectiva de gestão financeira, isto significa maximizar o preço das acções ordinárias de uma empresa.

Porque é importante a maximização da riqueza dos accionistas?

A maximização da riqueza dos accionistas é frequentemente um objectivo superior da empresa, criando lucro para aumentar os dividendos pagos por cada acção ordinária. A riqueza dos accionistas é expressa através do preço mais elevado das acções negociadas na bolsa de valores.

Qual é o objectivo de maximização da riqueza dos accionistas da empresa?

O objectivo de maximização da riqueza dos accionistas declara que a gestão deve procurar maximizar o valor actual dos retornos futuros esperados para os proprietários (ou seja, accionistas) da empresa. Estes retornos podem tomar a forma de pagamentos periódicos de dividendos ou receitas da venda das acções ordinárias.

O que é a maximização da riqueza com o exemplo?

Exemplos típicos de maximização da riqueza podem ser os casos em que os accionistas beneficiaram de investir numa determinada acção durante algum tempo. Como o património líquido da empresa cresceu, isto também teve um impacto positivo nos valores das acções, aumentando assim a riqueza dos accionistas.

O que é a maximização da riqueza?

A maximização da riqueza significa ganhar o máximo de riqueza para os accionistas. Assim, o gestor financeiro tenta dar um dividendo máximo aos accionistas. Ele também tenta aumentar o valor de mercado das acções. O valor de mercado das acções está directamente relacionado com o desempenho da empresa.

Qual é a diferença entre a maximização do lucro e a maximização da riqueza dos accionistas?

A diferença essencial entre a maximização dos lucros e a maximização da riqueza é que os lucros se concentram nos ganhos a curto prazo, enquanto que a riqueza se concentra no aumento do valor global da entidade empresarial ao longo do tempo. Estas diferenças são substanciais, como se observa abaixo.

Como se consegue a maximização da riqueza?

As estratégias e métodos comuns que as empresas utilizam para maximizar a riqueza incluem a construção do seu crédito, o investimento em bens imóveis ou outros produtos de investimento e o aumento dos preços das acções.