O que é a lei Cisg?

A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias (CISG) é a lei que rege a venda transfronteiriça de transacções de mercadorias entre a maioria das nações comerciais do mundo.

Qual é o objectivo da CISG?

O objectivo da CISG é proporcionar um regime moderno, uniforme e justo para os contratos de venda internacional de mercadorias.

As palavras “materiais necessários para tal fabrico” no Artigo 3(1) CISG não abrangem desenhos, especificações técnicas, tecnologia ou fórmulas, a menos que aumentem o valor dos materiais fornecidos pelas partes.

Qual é a diferença entre CISG e UCC?

Tanto a UCC como a CISG regem a venda de mercadorias. Contudo, de acordo com a cláusula de supremacia dos Estados Unidos, a CISG, como um tratado internacional multilateral de auto execução, antecipa a UCC, quando existe um contrato de venda internacional ao qual a CISG é aplicável.

A CISG é uma convenção?

A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias (CISG), por vezes conhecida como Convenção de Viena, é um tratado multilateral que estabelece um quadro uniforme para o comércio internacional. Desde 2022, tem sido ratificada por 95 países, representando dois terços do comércio mundial.

O que é CISG e quando é que se aplica?

A CISG aplica-se a contratos para a venda de mercadorias, incluindo aviões, entre partes cujos locais de actividade se situam em países diferentes onde ambos os países são estados contratantes ao abrigo da CISG (por exemplo, concordaram em ficar vinculados pela CISG).

O que é que a CISG cobre?

A CISG contém regras que regem a elaboração e interpretação de contratos internacionais para a venda de mercadorias. Fornece igualmente regras que regem as obrigações e os recursos das partes em tais transacções. A CISG não priva os vendedores e compradores da liberdade de moldar os seus contratos às suas especificações.

Qual é o exemplo da CISG?

Por exemplo, se um fabricante francês vender pão a um comprador americano, então a CISG aplica-se, uma vez que a França e os Estados Unidos assinaram ambos a CISG. Mas, se um americano vende carros a outro americano, a CISG não se aplica, uma vez que o comprador e o vendedor são provenientes do mesmo país.

Quantos países estão na CISG?

Mais de 60 países ratificaram a CISG, além dos Estados Unidos, os seguintes grandes parceiros comerciais dos Estados Unidos ratificaram a CISG: México, Canadá, Argentina, Chile, Equador, Peru, Colômbia, França, Alemanha, Espanha, Rússia, China, Turquia, Japão, Austrália, Singapura, Egipto, El Salvador,

Porque é que a CISG é excluída?

O caso da exclusão da CISG
Preenchimento de lacunas – porque os redactores da CISG não conseguiram chegar a acordo sobre determinados termos, existem lacunas notáveis no seu funcionamento que devem ser preenchidas pela lei interna aplicável que rege o contrato.

O que significa o Artigo 3 da CISG?

Artigo 3(1) CISG: Os contratos de fornecimento de bens a serem fabricados ou produzidos devem ser considerados como vendas, a menos que a parte que encomenda os bens se comprometa a fornecer uma parte substancial dos materiais necessários para esse fabrico.

Quem regula os contratos para a venda internacional de mercadorias?

O CISG da ONU
A CISG da ONU rege os contratos de venda, especialmente na prestação de serviços de interpretação e medidas de preenchimento de lacunas, entre as partes nos países signatários da convenção. A CISG da ONU foi inicialmente assinada em 1980 e entrou em vigor em 1988, e conta actualmente com um total de 67 países signatários.

A UCC aplica-se às vendas internacionais?

Mas, o artigo 2 do UCC rege a venda contratual de bens a transacções internas dos EUA, e não acordos internacionais. A lei padrão para a venda internacional contratual de bens é a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Bens (“CISG”).

A CISG é boa?

A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias (CISG) é geralmente vista como um exemplo bem sucedido de lei unificada com 62 Estados contratantes até à data.

As partes podem contratar fora da CISG?

Para se auto-excluir efectivamente da CISG, as partes devem incluir uma cláusula tal como a seguinte: “As partes acordam que a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias não se aplicará a este contrato”. As partes poderão então substituir a lei da jurisdição da sua escolha, assumindo

Pode contratar fora da CISG?


Citação do vídeo:

A CISG é boa?

A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias (CISG) é geralmente vista como um exemplo bem sucedido de lei unificada com 62 Estados contratantes até à data.

os Princípios UNIDROIT não devem ser usados da sua própria força como um preenchimento de lacunas para a CISG. No entanto, os Princípios podem ainda ter um papel a desempenhar. Eles ajudam-nos a compreender os princípios gerais da CISG que orientam os tribunais na resolução de questões não expressamente tratadas na Convenção.

Porque é que a CISG é excluída?

O caso da exclusão da CISG
Preenchimento de lacunas – porque os redactores da CISG não conseguiram chegar a acordo sobre determinados termos, existem lacunas notáveis no seu funcionamento que devem ser preenchidas pela lei interna aplicável que rege o contrato.

Quais são as cláusulas mais importantes do contrato de venda internacional?

A cláusula de reserva de propriedade é a cláusula mais comum de um contrato de venda internacional. Esta cláusula prevê que o vendedor conserva o título da mercadoria até o preço total ser pago pela outra parte, e o vendedor também pode reclamar a mercadoria se o comprador não pagar o preço de compra.

O que é uma violação fundamental no âmbito da CISG?

A definição de violação fundamental do contrato contém termos vagos, tais como “prejuízo”, “privar substancialmente”, e “expectativa razoável”. O artigo 25º da CISG prevê que uma violação é fundamental se “resultar em prejuízo para a outra parte a ponto de a privar substancialmente daquilo a que tem direito

Quais são os elementos essenciais do contrato de venda internacional?

Um contrato de venda internacional é um acordo entre um comprador e um vendedor que identifica as partes na transacção, os bens ou serviços vendidos, os termos e condições da venda, e o preço a ser pago.