O que é a istisna?

Istisna é geralmente um contrato de venda a longo prazo entre um cliente e o banco, pelo qual o Banco Islâmico do Dubai concorda em construir e entregar um activo num momento futuro pré-determinado, a um preço acordado. O banco encarrega-se de pagar o promotor ou construtor contratado na totalidade ou em fases específicas da conclusão do projecto.

O que é a istisna no Islão?

Conteúdo relacionado. Uma técnica financeira islâmica utilizada para financiar a construção ou o fabrico de bens em termos compatíveis com a Sharia. Numa transacção istisna’a, um credor concorda em comprar um activo a ser entregue uma vez concluída a construção ou manufactura desse activo.

O que significa istisna?

Istisna significa um acordo contratual para o fabrico de bens e mercadorias, permitindo o pagamento em dinheiro antecipadamente e a entrega futura ou um pagamento e entrega futura.

Qual é o exemplo de istisna?

Istisna é um tipo de transacção de venda em que o comprador faz uma encomenda com o vendedor para fabricar determinado bem e a venda é concluída no momento da entrega do bem ao comprador. A Istisna é utilizada para fornecer facilidades de financiamento para transacções em que o cliente está envolvido no fabrico ou construção.

O que é Salam e istisna?

Os contratos de salaam e istisna são contratos de venda entre duas ou mais partes que envolvem a venda de um bem que não existe no momento em que o contrato é negociado.

Porque é que a istisna é importante?

A importância da Istisna’a é um contrato que resulta de uma grande facilitação para os concessionários; abrange dois aspectos importantes: o contrato de entrega, que não exige a existência dos bens que devem ser entregues, mas o preço deve ser entregue no momento da contratação, de acordo com a opinião da maioria dos

Onde é aplicável a istisna?

A Istisna é amplamente utilizada por bancos e instituições financeiras islâmicas para financiar a construção de imóveis, tais como edifícios, armazéns, showrooms, centros comerciais, torres residenciais e moradias, bem como actividades de fabrico envolvidas na construção de aeronaves, navios, máquinas e equipamentos, etc.

O que é a venda de istisna?

Istisna’a é um contrato entre um fabricante/vendedor e um comprador, ao abrigo do qual o fabricante/vendedor vende produto(s) específico(s) após ter fabricado, permitido ao abrigo da Shariah Islâmica e da Lei do País, após ter fabricado a um preço acordado a pagar antecipadamente ou por prestações dentro de um período fixo ou

O que é a istisna Sukuk?

Categoria – Finanças Islâmicas. Istisna Sukuk baseia-se em contratos Istisna, são instrumentos emitidos pelo fabricante de uma mercadoria para obter o valor dos instrumentos e depois produzir a mercadoria acordada e entregá-la aos detentores de Sukuk no momento acordado.