O que é a gestão da libertação e da implantação no ITIL?

ITIL define a gestão de lançamento e implementação como o processo de gestão do planeamento e programação da implementação de serviços de TI, actualizações e lançamentos para o ambiente de produção.

O que é a Gestão de Libertação e Implantação?

Objectivo: A Gestão de Libertação e Implantação visa planear, programar e controlar o movimento de libertações para testar e viver ambientes. O principal objectivo deste processo ITIL é assegurar que a integridade do ambiente vivo seja protegida e que os componentes correctos sejam libertados.

O que é a Gestão de Libertações no ITIL?

A gestão de lançamento no ITIL centra-se na qualidade e na experiência do cliente, como principal componente da implantação de produtos e serviços, ao mesmo tempo que promove práticas empresariais rentáveis. Em termos de ITIL, a gestão de versões aborda as alterações e melhorias dos produtos ou serviços existentes.

Qual é a diferença entre a gestão da libertação e a gestão da implantação?

A principal distinção entre estes desdobramento e libertação é a lógica empresarial. A implementação não significa necessariamente que os utilizadores tenham acesso a funcionalidades, como se pode ver claramente pelos diferentes ambientes envolvidos. Algumas empresas irão lançar ao mesmo tempo que a implantação para a produção está a ter lugar.

Quais são as fases do processo de lançamento e implementação do ITIL?

Processo de Gestão de Libertações ITIL. A gestão da libertação e da implementação define um processo padronizado para planear a fuga, construir e testar a libertação, agendar a libertação, empurrar a libertação, implementar a libertação, fornecer apoio no início da vida útil (ELS), e encerramento das libertações.

Quais são as 3 principais etapas do processo de implementação?

O processo de implementação de software consiste principalmente em 3 fases: desenvolvimento, teste e monitorização.

Quais são as etapas da gestão da libertação?

While release management processes may vary and should be customized for each organization, there are five primary steps to release management.

  • Plan release. …
  • Build release. …
  • User acceptance testing. …
  • Prepare release. …
  • Deploy release.


Qual é o primeiro destacamento ou libertação?

Em suma, o lançamento de software vem após a implementação. Mas dada a complexidade do processo de gestão da libertação, são também necessárias directrizes claras para o planeamento, concepção, coordenação, e teste da libertação antes de esta ser implantada num ambiente operacional.

O que é a implantação no ITIL?

Fundações do ITIL (Tamil)
A Gestão de Lançamento e Implementação inclui o planeamento, concepção, construção, teste e implementação de novos componentes de software e hardware no ambiente real. É importante manter a integridade do ambiente ao vivo através da implementação de versões correctas.

Será a libertação e a implantação o mesmo?

Implantação e lançamento são dois termos em engenharia de software que são frequentemente utilizados de forma intercambiável. No entanto, eles são diferentes! Deployment é uma mudança de software de um ambiente controlado para outro. Por outro lado, as versões são uma colecção de mudanças para os utilizadores experimentarem.

Quais são os diferentes tipos de implantação?

Various Types of Deployment Strategies

  • Blue/Green Deployment. In this type of deployment strategy, the new version of the software runs alongside the old version. …
  • Canary Deployment. …
  • Recreate Deployment. …
  • Ramped Deployment. …
  • Shadow Deployment. …
  • A/B Testing Deployment.


Quais são as fases de implantação?

As Cinco Etapas de Implantação
Estas fases são compostas da seguinte forma: pré-desdobramento, implantação, sustentação, re-desdobramento e pós-desdobramento. Cada fase é caracterizada tanto por um período de tempo como por desafios emocionais específicos, que devem ser tratados e dominados por cada um dos membros da Família.

O que é o processo de implantação?

28. ITIL | Processo de Gestão de Lançamento e Implantação …

Qual é o objectivo da gestão da libertação?

É o processo de coordenação do movimento do projecto para ambientes de produção onde podem ser consumidos pelos utilizadores finais. O principal objectivo da gestão da libertação é assegurar que a integridade do ambiente vivo seja protegida e que os componentes correctos sejam libertados.

Porque é que precisa de gestão de libertação?

Os objectivos e benefícios da gestão da libertação
Feito de forma eficaz, a gestão de libertações aumenta o número de libertações bem sucedidas por uma organização e reduz os problemas de qualidade. A produtividade, comunicação e coordenação são melhoradas, e a organização pode fornecer software mais rapidamente, diminuindo ao mesmo tempo o risco.

O que é a lista de verificação da gestão de libertação?

Uma lista de controlo de gestão de lançamento é uma lista directa de todas as fases de desenvolvimento de software e das suas tarefas correspondentes. As fases incluem: Gestão de produtos. Desenvolvimento. Garantia de qualidade.

Qual é o papel de um gestor de libertação?

O Gestor de Lançamento, em DevOps, é responsável pela programação, planeamento e controlo do processo de desenvolvimento e entrega do software. Como Gestor de Lançamento, será responsável por lidar com a equipa DevOps para os fazer entregar os serviços a tempo e gerirá tanto as operações de TI como os programadores.

O que é a capacidade de gestão de libertação?

A gestão da libertação é o trabalho necessário para supervisionar, governar e fazer com que esse processo aconteça com sucesso. Envolve uma série de disciplinas: Mapeamento dos processos de lançamento para diferentes equipas. Padronizar os processos de libertação sempre que possível. Planeamento e agendamento de libertações.

Quais são os diferentes tipos de lançamentos?

A Gestão de Libertação e Implantação inclui três tipos de libertação: Emergência, Maior, e Menor.