O que é a estimativa de recursos na gestão de projectos?

A estimativa de recursos é a técnica de avaliar o tipo e o número de recursos necessários para um projecto futuro. Por exemplo, estes recursos poderiam ser mão-de-obra humana, materiais, ferramentas, equipamento, fornecimentos, maquinaria, etc.

O que é a estimativa baseada em recursos?

Estimativa baseada em recursos
Em vez disso, planeia-se o recurso de que necessita utilizando calendários e horários. Todos os itens relacionados com as horas na sua estimativa são criados utilizando o respectivo calendário para determinar a quantidade de tempo que um recurso será utilizado durante toda a duração da actividade de trabalho.

Quais são os 3 tipos de recursos na gestão de projectos?

No Microsoft Project os recursos podem ser tudo o que for necessário para executar tarefas – pessoas, equipamento, instalações, materiais, e até mesmo custos. Estes são categorizados em três tipos principais de recursos: trabalho, materiais e custos.

Que técnicas podem ser utilizadas para estimar os recursos?

Here are six common estimating methods in project management:

  • Top-down estimate. …
  • Bottom-up estimate. …
  • Expert judgment. …
  • Comparative or analogous estimation. …
  • Parametric model estimating. …
  • Three-point estimating.


O que é o planeamento e a estimativa de recursos?

É um processo de estimar a necessidade ou o custo de recursos de actividade individual e depois somá-los para chegar a uma estimativa total. A estimativa de baixo para cima é um meio muito preciso de estimar, desde que as estimativas ao nível da actividade programada sejam precisas.

Qual é o objectivo de estimar os recursos da actividade?

O Objectivo do Processo de Estimação de Recursos da Actividade
A estimativa dos Recursos da Actividade ajuda a equipa de gestão do projecto a categorizar o tipo, quantidade e características dos recursos necessários para completar a actividade, o que permite estimativas mais precisas de custo e duração.

Como se identificam recursos num projecto?

Here are 5 tips to help you identify the right resources for your project.

  1. Tip #1: Know what work is required. Make sure that you have a clear brief before the project starts. …
  2. Tip #2: Plan in advance. …
  3. Tip #3: Confirm resource availability. …
  4. Tip #4: Check their skills. …
  5. Tip #5: Remember to book equipment.


Quais são os 4 passos para uma estimativa precisa?

There are some key steps that must be followed to help ensure that estimates are accurate, reliable and on point for every construction project or program.

  1. Evaluate. …
  2. Quantities. …
  3. Pricing. …
  4. Determining Labor Cost. …
  5. Markups. …
  6. Define the Project Risks and Factor in Their Costs. …
  7. Estimate Submission. …
  8. Lessons Learned.


Quais são os tipos de estimativa?

There are three main types of estimates in construction.



  • Preliminary Estimate. Preliminary estimates are also called rough or approximate estimates, according to Civil Engineering Daily. …
  • Detailed Estimate. A business can convert a preliminary estimate to a detailed estimate. …
  • Quantity Estimate. …
  • Bid Estimate.


Qual é o método de estimativa mais comummente utilizado?

O método mais utilizado na técnica de estimativa de três pontos utiliza o modelo de Avaliação e Técnica de Revisão do Programa (PERT). Três tipos de estimativas são determinados antes de utilizar a sua média para chegar à estimativa do custo médio.

O que é uma produção de recursos estimados de actividade?

No Corpo de Gestão de Projectos de Conhecimento, o principal resultado do processo de Estimação de Recursos de Actividade é um item chamado Requisitos de Recursos de Actividade. Este assume a forma de uma tabela de estimativa de tarefas para cada tarefa, que será utilizada nas futuras estimativas de custos e nos processos de desenvolvimento do calendário.

Qual é um dos principais resultados do processo de estimativa de recursos da actividade?

Qual dos seguintes é um dos principais resultados do processo de estimativa de recursos da actividade? Depois de trabalhar com os principais interessados para definir actividades e calcular os seus recursos, o processo seguinte na gestão do tempo do projecto é: estimar a duração das actividades.

Quais são os requisitos de recursos de actividade na gestão de projectos?

Os requisitos de recursos de actividade são definidos como os tipos de recursos para diferentes actividades envolvidas num determinado pacote de gestão de projectos. Envolve também as quantidades, montante, nível de competências dos recursos necessários para estar envolvido nos projectos.

Quais são os exemplos de visão baseada em recursos?

Exemplos incluem edifícios, instalações, equipamento, licenças exclusivas, patentes, stocks, terrenos, devedores, empregados – geralmente os recursos tangíveis podem ser tocados ou sentidos; eles têm uma forma física. Os recursos intangíveis são, por definição, menos fáceis de reconhecer.

O que é um modelo baseado em recursos?

A teoria baseada em recursos sugere que os recursos que são valiosos, raros, difíceis de imitar, e não substituíveis, são a melhor posição para o sucesso a longo prazo. Estes recursos estratégicos podem fornecer a base para desenvolver capacidades firmes que podem levar a um desempenho superior ao longo do tempo.

Para que é utilizada a visão baseada em recursos?

A visão baseada em recursos (RBV) é um quadro de gestão utilizado para determinar os recursos estratégicos que uma empresa pode explorar para alcançar uma vantagem competitiva sustentável. O artigo de Barney de 1991 “Recursos da Empresa e Vantagem Competitiva Sustentada” é amplamente citado como um trabalho fundamental na emergência da visão baseada em recursos.

Qual é a diferença entre as visões baseadas na indústria e as baseadas nos recursos?

Em primeiro lugar, a visão baseada na indústria é responsável por examinar o ambiente na indústria. Concentrar-se-á nas circunstâncias externas do mercado, e verá a possibilidade de obter uma vantagem competitiva. Em segundo lugar, a visão baseada em recursos analisará os recursos internos.

O que é o quadro de análise VRIO?

O quadro VRIO é uma análise interna que ajuda as empresas a identificar as vantagens e os recursos que lhes conferem uma vantagem competitiva. A estrutura VRIO é um acrónimo para as várias medidas de sucesso que se relacionam com o seu negócio. Inclui valor, raridade, imitabilidade, e organização.

A visão baseada em recursos é a mesma que a VRIO?

O quadro VRIO faz parte do quadro de gestão Resource-Based View (RBV) – uma perspectiva que examina a ligação entre as características internas de uma empresa e o seu desempenho. Por conseguinte, a RBV é complementar às perspectivas da Organização Industrial (OI).