O que é a EAP em acção?

Um EAP, ou programa de assistência a empregados, é um serviço de aconselhamento confidencial, de curto prazo, para empregados com dificuldades pessoais que afectam o seu desempenho no trabalho.

O que é que a EAP representa no trabalho?

programa de assistência aos empregados
Um programa de assistência aos empregados (EAP) é um programa de benefícios que assiste os empregados com problemas pessoais ou relacionados com o trabalho que possam ter impacto no seu desempenho profissional, saúde e bem-estar geral. Os EAPs oferecem geralmente avaliações gratuitas e confidenciais, aconselhamento de curto prazo, encaminhamentos e serviços de acompanhamento para os empregados.

O que é que a EAP significa em RH?

Um programa de assistência aos empregados (EAP) é um programa de intervenção baseado no trabalho concebido para ajudar os empregados na resolução de problemas pessoais que possam estar a afectar negativamente o desempenho do empregado.

Como posso encontrar o meu PAA?

Para o fazer, uma pessoa deve contactar o seu departamento de recursos humanos (RH) e perguntar sobre o processo de utilização do PAA. Uma pessoa pode então rever uma lista de conselheiros e telefonar ao conselheiro escolhido para marcar uma consulta. Quando os empregados se auto-referem, o programa EAP não fornece quaisquer dados sobre cuidados ao seu empregador.

A EAP diz ao seu empregador?

Se eu falar com um conselheiro do Programa de Assistência ao Empregado (EAP), é confidencial? Sim. Os serviços do Programa de Assistência ao Empregado (EAP) são confidenciais. Todos os registos de casos e informações sobre os serviços prestados aos funcionários pelo EAP são mantidos na mais estrita confidencialidade.

Como é que a EAP ajuda os funcionários?

Um EAP fornece uma fonte confidencial que os empregados podem utilizar para encontrar apoio e recursos para certos desafios que enfrentam. O serviço é geralmente fornecido como parte de um pacote de benefícios mais vasto e liga os empregados a avaliações, aconselhamento de curto prazo, encaminhamentos, e serviços de acompanhamento.

Quanto tempo dura o EAP?

O aconselhamento dura tipicamente cerca de três a seis sessões. Se um problema é mais grave ou requer tratamento a longo prazo, a maioria dos EAPs mantém uma rede de encaminhamento a que os empregados podem aceder.

A EAP pode salvar o seu emprego?

A resposta curta é sim. A menos que o empregado tenha assinado uma renúncia que permita ao seu empregador aceder aos seus registos de aconselhamento, a confidencialidade do paciente entra em jogo nas sessões de aconselhamento da EAP.

Como é que me inscrevo na EAP?

MEMBERSHIP AND DESIGNATION APPLICATION CHECKLIST

  1. Copy of ID.
  2. Copy of CV.
  3. Certified copies of qualifications.
  4. Statutory registration certificate.
  5. Copies of course attended in EAP.
  6. Proof of employment in employment assistance field.
  7. Proof of chapter involvement/attendance of at least 2 meetings (For renewals only)

Porque é que os empregadores oferecem a EAP?

A prestação de apoio através de um programa de assistência aos empregados (EAP) ou outros meios ajudará o seu programa de local de trabalho sem drogas a ter sucesso. O trabalho dos empregados pode sofrer não só de abuso de substâncias ou distúrbios de uso de substâncias, mas também de tumultos conjugais e familiares; problemas médicos, financeiros ou legais; ou stress psicológico.

Porque é que os empregados não utilizam os serviços EAP?

Em alguns casos, os empregados podem acreditar que precisam de pedir autorização a um supervisor ou profissional de recursos humanos antes de acederem aos serviços. Alguns empregados evitam utilizar os seus benefícios porque sentem que existe um estigma associado ao contacto com um prestador de serviços de PAE.

Quais são alguns dos potenciais inconvenientes dos PAA?

10 Cons of EAPs

  • Low utilization. Shockingly low utilization rates (4.5% is the current industry average!) …
  • Poor communication. That leads us to the second issue—poor communication. …
  • PEPM structure. …
  • Non-specific services. …
  • Management is not allowed to partake. …
  • Complicated access system. …
  • Expense. …
  • Non- confidentiality.

Como se apresenta a EAP aos empregados?

Caro [Nome do Empregado]: [Nome da Empresa] tem o prazer de apresentar o nosso novo Programa de Assistência ao Empregado (EAP). Reconhecemos que os empregados podem, de tempos a tempos, sofrer stress, traumas ou outros eventos da vida que afectam tanto a sua vida pessoal e profissional, como a sua qualidade de vida em geral.

Como se promove a EAP junto dos empregados?

6 Easy Ways To Promote Your Employee Assistance Program (EAP)

  1. Consider a marketing campaign. …
  2. Watch out for “perk” talk. …
  3. Emphasize confidentiality. …
  4. Highlight the cost (to employees, $0) …
  5. Get the word out. …
  6. Make the most of wellness generally.


A EAP pode salvar o seu emprego?

A resposta curta é sim. A menos que o empregado tenha assinado uma renúncia que permita ao seu empregador aceder aos seus registos de aconselhamento, a confidencialidade do paciente entra em jogo nas sessões de aconselhamento da EAP.

Qual dos seguintes descreve melhor o objectivo de um PAA?

[29 CFR 1910.38(a)] O objectivo de um PAA é facilitar e organizar acções de empregadores e empregados durante emergências no local de trabalho.

O que precisa de ser incluído num PAA?

Key components of an Emergency Action Plan

  • Evacuation procedures, escape routes and floor plans.
  • Reporting and alerting authorities.
  • Alerting staff and visitors of an emergency.
  • Accounting for people after implementing an EAP.
  • Notifying parents, guardians or next of kin.
  • Identifying a media contact person.
  • Training new staff.

Que acção é exigida ao empregador quando são feitas alterações ao PAA?

Sempre que o plano for alterado. O empregador deve rever com cada empregado, aquando da atribuição inicial, as partes do plano que o empregado deve conhecer para proteger o empregado em caso de emergência. O plano escrito deve ser mantido no local de trabalho e disponibilizado para revisão pelo empregado.