Dinheiro na política

O dinheiro é uma componente necessária de qualquer democracia: permite a participação política, a realização de campanhas e a representação. No entanto, se não for regulamentado eficazmente, pode minar a integridade dos processos e instituições políticas e comprometer a qualidade da democracia.

Assim, os regulamentos relacionados com o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais, comummente conhecidos como finanças políticas, são uma forma crítica de promover a integridade, transparência e responsabilidade em qualquer democracia.

Há mais de 20 anos que a IDEA internacional trabalha na questão do Dinheiro na Política (MiP), e contribui para a discussão das reformas das finanças políticas através da análise das tendências, oportunidades e desafios relacionados com o dinheiro na política.

O nosso trabalho nesta área inclui.

Prestar aconselhamento legislativo a pedido, a países em processo de reformas legais, por exemplo, ajudando na elaboração e revisão de legislação. Também prestamos assistência técnica a partidos políticos e agências de supervisão na implementação de regulamentos existentes, por exemplo, através de procedimentos de informação e divulgação.

Produzir conhecimento comparativo global e investigação sobre regulamentos de finanças políticas a fim de melhor compreender o estado do dinheiro na política, bem como os seus desafios e possíveis soluções. Como parte da nossa investigação, produzimos uma série de publicações, bases de dados e ferramentas, e realizamos trabalho de advocacia.

Convocar conferências globais e regionais para contribuir para um debate político mais amplo sobre o dinheiro na política e promover a aprendizagem entre pares. Fornecemos plataformas únicas em que os intervenientes nas finanças políticas trocam boas práticas e lições aprendidas sobre a concepção e implementação de sistemas de finanças políticas eficazes.