Como se tomam as decisões morais?
As abordagens sugeridas para analisar situações de escolha moral incluem: (a) identificar os resultados dos cursos de acção alternativos disponíveis; (b) excluir estratégias que envolvam engano, coerção, renúncia a promessas, conluio e desprezo pelos outros; (c) ser autêntico (não se iluda); (d) relacionar-se com
O que significa tomar uma decisão moral?
Uma decisão moral é uma escolha feita com base na ética, modos, carácter e no que acreditam ser um comportamento adequado. Estas decisões tendem não só a afectar o seu bem-estar, mas também o bem-estar dos outros.
Como tomar boas decisões morais dar um exemplo?
diz que ao escolher uma acção ética em detrimento de outra, devemos escolher a que faz mais bem e menos mal. Por exemplo, se o caixa da mercearia me der demasiados trocos, posso perguntar a mim mesmo, se ficar com o troco, que mal é causado?
Quais são os 5 passos para a tomada de decisões morais?
The Leader’s Choice: Five Steps to Ethical Decision Making.
- Assessment: Make sure you have all the facts about the dilemma. …
- Alternatives: Consider your choices. …
- Analysis: Identify your candidate decision and test its validity. …
- Application: Apply ethical principles to your candidate decision. …
- Action: Make a decision.
O que é o mais importante na tomada de uma decisão moral?
O primeiro passo na análise de questões morais é óbvio mas nem sempre fácil: obter os factos. Algumas questões morais criam controvérsias simplesmente porque não nos damos ao trabalho de verificar os factos. Este primeiro passo, embora óbvio, está também entre os mais importantes e os mais frequentemente negligenciados. Mas ter os factos não é suficiente.
Qual é a melhor abordagem na tomada de decisões morais?
A Abordagem Utilitária
O utilitarismo é uma das abordagens mais comuns na tomada de decisões éticas, especialmente decisões com consequências que dizem respeito a grandes grupos de pessoas, em parte porque nos instrui a pesar as diferentes quantidades de bom e mau que serão produzidas pela nossa acção.
Qual é a importância de tomar uma decisão correcta e moral?
As pessoas vão querer comprar-lhe ou utilizar os seus serviços se acreditarem que você é uma pessoa boa e ética. Seja honesto e justo com aqueles com quem interage e essa é a reputação que construirá para si próprio. Pode trazer-lhe negócios – quando toma decisões éticas, considera os sentimentos e necessidades dos outros.
Quais são as três fases essenciais para a tomada de decisões morais?
Há três coisas importantes a identificar nesta fase: 1) quem é o cliente; 2) os vários princípios éticos e interesses em funcionamento dentro da situação real que se encontra perante o clínico; 3) opções potenciais para resolver o problema.
O que são seis passos para fazer uma boa escolha moral?
O seu quadro para a tomada de decisões éticas inclui: Reconhecer a questão ética, Obter os factos, Avaliar acções alternativas, Tomar uma decisão e testá-la, Agir e reflectir sobre o resultado.
Como é que a moral afecta a tomada de decisões?
Os valores morais, regras e virtudes fornecem normas para decisões moralmente aceitáveis, sem prescrever como devemos alcançá-las. No entanto, as teorias morais assumem que somos, pelo menos em princípio, capazes de tomar as decisões correctas.
Como se decide o que é moral e o que não é?
Para saber se algo complexo é moral, precisamos de saber não só a acção mas também a causa, o estado de espírito da pessoa que toma a acção, e o efeito pretendido. O conhecimento moral pode ser derivado da medição das impressões que uma pessoa tem sobre uma acção, e da investigação do pensamento da pessoa que fez a acção.
Como é que a moral influencia a tomada de decisões?
Que decisões devemos tomar? Os valores morais, regras e virtudes fornecem normas para decisões moralmente aceitáveis, sem prescrever como devemos alcançá-las. No entanto, as teorias morais assumem que somos, pelo menos em princípio, capazes de tomar as decisões correctas.
Como podemos tomar decisões e acções éticas?
A Framework for Ethical Decision Making
- Identify the Ethical Issues.
- Get the Facts.
- Evaluate Alternative Actions.
- Choose an Option for Action and Test It.
- Implement Your Decision and Reflect on the Outcome.
Qual é o papel da razão e da vontade na tomada de decisões morais?
Os filósofos há muito que defendem que as pessoas devem deliberar sobre razões e provas para tomarem as suas decisões morais. As nossas pesquisas indicam que as razões desempenham um papel surpreendentemente inconsequente na orientação das decisões morais. Em vez disso, as pessoas tendem a manter as suas decisões morais iniciais, quaisquer que sejam as razões.
Porque é que a razão é importante na tomada de decisões?
Outros decisores podem aplicar decisões a casos futuros, utilizando as razões como orientação para a avaliação ou determinação de questões semelhantes. Dar razões deve permitir às pessoas afectadas pela decisão compreender por que razão foi tomada uma determinada decisão.