Como é que a rubrica orçamental muda com o preço e os rendimentos?

Uma rubrica orçamental mostra o consumo máximo de um consumidor a um determinado nível de rendimento. Desloca-se paralelamente quando há uma mudança no rendimento, mas gira quando os preços relativos mudam.

O que é que a rubrica orçamental em termos de preços e rendimentos monetários indica?

Definição da rubrica orçamental
A linha orçamental é uma delineação gráfica de todas as combinações possíveis das duas mercadorias que podem ser compradas com rendimento e custo fornecidos, de modo a que o preço de cada uma destas combinações seja equivalente ao rendimento monetário do cliente.

O que é que faz com que a rubrica orçamental mude?

A rubrica orçamental mudará quando houver: Uma alteração nos preços de um ou ambos os produtos com rendimentos nominais (orçamento) permanecem os mesmos. Uma alteração no nível de rendimento nominal com os preços relativos dos dois produtos a permanecerem os mesmos.

O que acontece à rubrica orçamental quando ambos os preços aumentam?

Se tanto os preços como os rendimentos duplicarem, isso sugere uma mudança igualmente proporcional tanto nos rendimentos como nos preços, portanto, o orçamento fixado permaneceria o mesmo de antes, uma vez que as combinações possíveis não mudariam para o consumidor.

Como é que a rubrica orçamental muda se o preço dos produtos mudar?

Solução. Uma vez que o rendimento e o preço do bem 1 se mantêm inalterados, a diminuição do preço do bem 2 irá aumentar a intercepção vertical da rubrica orçamental. A nova rubrica orçamental também girará para o exterior em torno da mesma intercepção horizontal.

A alteração dos rendimentos afecta a inclinação da rubrica orçamental?

In case of budget line, slope = PX/PY As change in income does not disturb the price ratio of the two commodities, the slope will not change and the budget line, after change in income will remain parallel to the original budget line.

Como é que essa rubrica orçamental seria afectada se tanto as receitas como o preço dos dois bens caíssem?

Como se processaria essa rubrica orçamental se tanto as receitas como o preço dos dois bens caíssem? A rubrica orçamental deve tornar-se mais rasa. A rubrica orçamental não se deslocaria. A nova rubrica orçamental terá a mesma inclinação que a original, desde que o preço de ambos os bens se altere na mesma proporção.

O que acontece à rubrica orçamental se o preço do bem 2 aumentar mas o preço do bem 1 e os rendimentos permanecerem constantes?

À medida que o preço do bem 1 aumenta, sem alteração na quantidade do bem 2 comprado, a quantidade do bem 1 comprado irá diminuir. O que significa que a linha irá contrair-se em direcção ao ponto de origem.

Como é que um aumento do preço de um item irá alterar a rubrica orçamental de um consumidor?

Se o preço de um bem aumenta enquanto o rendimento e o preço do outro permanecem constantes, então a rubrica orçamental inclina-se para dentro a partir da intercepção do bem cujo preço é constante.

De que factores depende a rubrica orçamental?

A posição da rubrica orçamental depende de dois factores, nomeadamente, os rendimentos do consumidor e os preços dos dois bens. Se os preços de dois bens permanecerem inalterados, então com um aumento dos rendimentos, a rubrica orçamental do consumidor desloca-se para a direita e vice-versa.

Porque é que uma mudança nos rendimentos provoca uma mudança paralela na restrição orçamental?

Uma alteração nos rendimentos provoca uma mudança paralela na restrição orçamental, porque à medida que os seus rendimentos aumentam, aumenta também a quantidade de bens que pode comprar, e o mesmo acontece se os seus rendimentos diminuem. Os efeitos nos rendimentos dependem da elasticidade da procura de rendimentos para cada bem que compra.

Quando os preços sobem Qual das seguintes situações acontece aos rendimentos?

Quando os preços sobem, o que acontece aos rendimentos? Desce.

Quando o rendimento do consumidor aumenta mas o preço de cada bem não altera o que acontece à rubrica orçamental?

Se o preço de um bem aumenta enquanto o preço do outro bem e o rendimento do consumidor permanecem inalterados, o que acontecerá à rubrica orçamental? A rubrica orçamental gira para dentro a partir da intercepção no eixo do bem que não se alterou no preço.

Como é que um aumento do preço de um item irá alterar a rubrica orçamental de um consumidor?

Se o preço de um bem aumenta enquanto o rendimento e o preço do outro permanecem constantes, então a rubrica orçamental inclina-se para dentro a partir da intercepção do bem cujo preço é constante.

Qual é o efeito da variação simultânea e da mesma percentagem nos preços dos dois bens no diagrama de utilização da rubrica orçamental?

Uma vez que nesta questão, o preço de ambos os bens estão a mudar simultaneamente e igualmente, a rubrica orçamental irá mudar. Com um aumento igual e simultâneo do preço se ambos os bens, a rubrica orçamental irá deslocar-se para dentro.