Como é que a desflorestação afecta a floresta tropical de Daintree?

O abate de árvores está a causar um efeito devastador na Daintree, com mais abate de árvores causando um perigo ou extinção em algumas plantas únicas para a floresta tropical. A biodiversidade da floresta está a diminuir, com cada vez mais animais a perderem as suas casas.

Qual é a maior ameaça para a floresta tropical Daintree?

As alterações climáticas são agora “a ameaça mais significativa” para os trópicos húmidos da Austrália. As alterações climáticas estão a escalar como “a ameaça mais significativa” para a área do património mundial dos trópicos húmidos da Austrália, com uma actualização ao parlamento que informa que as perspectivas para a biorregião são motivo de “grande preocupação”.

Quanto da Daintree foi desflorestado?

Aproximadamente metade
Em muitas partes desta estreita faixa, as encostas montanhosas da Grande Cordilheira Divisória caem bastante acentuadamente no Mar de Coral, deixando apenas cerca de 70 km de planície, incluindo manguezais. Aproximadamente metade da floresta tropical nestas terras baixas foi desbravada e grande parte da floresta tropical que resta foi selectivamente explorada.

A Daintree Rainforest está a ser desmatada?

A desflorestação é uma grande ameaça para a Floresta Tropical Daintree. As árvores estão a ser derrubadas todos os dias! Os animais e os seus habitats estão a ser afectados por esta condição. Estão a cortar árvores e a abrir estradas que atravessam a floresta, o que constitui uma ameaça para os animais que estão a ser atingidos por carros.

“O facto de que a Daintree vai ser a única floresta tropical do planeta que está a crescer, e não a encolher, é bastante fixe”, diz Barber. “A plantação de árvores atinge de facto um acorde com pessoas que nos querem ver virar deste caminho destrutivo em que nos encontramos”.

O abate de árvores está a causar um efeito devastador na Daintree, com mais abate de árvores causando um perigo ou extinção em algumas plantas únicas para a floresta tropical. A biodiversidade da floresta está a diminuir, com cada vez mais animais a perderem as suas casas.

Como é que a desflorestação afecta o ambiente?

As árvores absorvem e armazenam o dióxido de carbono. Se as florestas são desmatadas, ou mesmo perturbadas, libertam dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa. As perdas e danos florestais são a causa de cerca de 10% do aquecimento global. Não há simplesmente maneira de combater a crise climática se não pararmos a desflorestação.

Como estão a proteger a Daintree Rainforest?

O que estão a fazer para ajudar a Daintree Rainforest? Plantaram mais de 50.000 árvores na Daintree. Como parte do seu programa Buy Back, o Rainforest Rescue contribuiu para a protecção a longo prazo de 31 propriedades dentro da Daintree. O seu objectivo é comprar de volta 180 propriedades dentro da Daintree até 2040.

Qual a quantidade de floresta tropical que resta na Austrália?

Ver a série completa de perfis florestais australianos. A informação para este perfil é extraída do Relatório sobre o Estado das Florestas da Austrália em 2013. A Austrália tem 3,6 milhões de hectares de floresta nativa do tipo Rainforest, o que representa 3% da área total de floresta nativa da Austrália.

Porque é que a Daintree Rainforest é tão importante?

É a vida selvagem
Lar de uma enorme percentagem da população animal do país inteiro. Isto inclui 30% da população de sapos da Austrália, 65% de borboletas e morcegos e cerca de 12.000 espécies diferentes de insectos. Para além de serem diversos, os animais são únicos.

Que desastres naturais afectam a Floresta Tropical Daintree?

Ciclones e catástrofes naturais são também uma grande ameaça para a floresta tropical. Quase um terço da população de castanheiros foi dizimada devido ao Ciclone Yasi. Muitas partes da Daintree foram destruídas.

Quantas árvores há na Floresta Tropical Daintree?

920 tipos diferentes
As árvores da Daintree Rainforest
Existem aproximadamente 920 tipos diferentes de árvores nos trópicos húmidos e só num hectare pode razoavelmente esperar encontrar entre 120 a 150 tipos diferentes de árvores.

Como é que os humanos têm impacto na Daintree Rainforest?

Das muitas questões causadas pelo homem são a exploração florestal, a agricultura, o desenvolvimento, a mineração e o turismo. (“Resgatar uma Floresta Tropical do Património Mundial a Desenvolvedores”). Os seres humanos beneficiam do abate de árvores porque cortam árvores e as utilizam para uma variedade de suprimentos, tais como papel, medicamentos, habitação, etc.

Porque deve a Daintree Rainforest ser protegida?

A floresta tropical Daintree evoluiu para um vibrante paraíso de biodiversidade. Do castanheiro e canguru do sul para plantas raras e ameaçadas de floração primitiva como o Idiospermum, a Daintree é um refúgio insubstituível com 186 espécies listadas como raras ou ameaçadas.

A Daintree Rainforest é a floresta tropical mais antiga do mundo?

Facto Incrível #2 – A floresta tropical mais antiga do mundo
A Daintree Rainforest tem pelo menos 135 milhões de anos de idade – possivelmente até 180 milhões de anos! É a floresta tropical de planície mais antiga do mundo.

Que desastres naturais afectam a Floresta Tropical Daintree?

Ciclones e catástrofes naturais são também uma grande ameaça para a floresta tropical. Quase um terço da população de castanheiros foi dizimada devido ao Ciclone Yasi. Muitas partes da Daintree foram destruídas.

Como é que o turismo afecta a Daintree?

Outra forma de turismo que afecta a Daintree é a agricultura e a limpeza de terrenos para habitação, isto está a acontecer porque, como o número de pessoas está constantemente a aumentar cada vez mais, é necessária mais área de terreno para acomodar todas elas. Para isso, as pessoas cortam árvores causando desflorestação e poluição na área.

O que é uma espécie invasiva na Floresta Tropical Daintree?

Miconia, no Taiti chama-se ‘cancro verde’ e no Hawaii chama-se ‘peste roxa’. Este episódio foca a ameaça que esta planta invasora de crescimento rápido representa para as antigas e espectaculares florestas tropicais do Extremo Norte de Queensland.

Quanto da Daintree está protegido?

Em 1982, o governo de Queensland aprovou uma subdivisão residencial rural de 1.136 lotes em Daintree. Isto resultou na exclusão de dois terços da floresta tropical de Daintree Lowland da protecção no Parque Nacional de Daintree e na Área de Património Mundial dos Trópicos Húmidos que foi declarada em 1988.

Quantos anos tem a floresta tropical mais antiga?

180 milhões de anos de idade
A Mais Antiga Floresta Tropical do Mundo
Estima-se que a floresta tropical Daintree tenha 180 milhões de anos, dezenas de milhões de anos mais velha do que a floresta tropical amazónica.

O Daintree está em perigo?

De longe uma das maiores ameaças à Floresta Tropical Daintree! À medida que as temperaturas aumentam em todo o mundo, o aumento das catástrofes naturais e mais todos os efeitos da sobrevivência da Daintree. Ao longo dos anos, muitos dos raros animais e plantas encontrados no seu interior foram extintos devido às duras condições do mundo de hoje.