O modelo de desconto de dividendos (DDM) é um método quantitativo utilizado para prever o preço das acções de uma empresa com base na teoria de que o seu preço actual vale a soma de todos os seus pagamentos futuros de dividendos quando descontados de volta ao seu valor actual.
O que é que o DDM faz?
Takeaways de chaves. O modelo de desconto de dividendos permite ao investidor determinar um preço razoável para uma acção com base numa estimativa da quantidade de dinheiro que irá devolver nos dividendos actuais e futuros. O DDM é uma forma de estimar o valor intrínseco de uma acção.
Como é calculado o DDM?
Modelo de Desconto de Dividendos = Valor Intrínseco = Soma do Valor Presente de Dividendos + Valor Presente do Preço de Venda de Acções. Este modelo de desconto de dividendos ou preço de modelo DDM é o valor intrínseco da acção. Se a acção não pagar dividendos, então o fluxo de caixa futuro esperado será o preço de venda da acção.
O que é DDM e CAPM?
O modelo de desconto de dividendos e o modelo de valorização de bens de capital são dois métodos para avaliar o valor dos seus investimentos. O DDM é baseado no valor dos dividendos que uma parte das acções traz, enquanto que o CAPM avalia os riscos e retornos em comparação com a média do mercado.
Como se calcula o DDM em Excel?
Citação do vídeo: O valor presente e mais uma vez esta fórmula é muito simples apenas o dividendo que está na célula b1 dividido pela taxa de desconto que está na célula b2.
Quais são as vantagens do DDM?
Vantagens do DDM
As vantagens são as seguintes: Lógica Comprovada e Sonora: O principal conceito aqui utilizado é o valor temporal do dinheiro baseado nos fluxos de caixa futuros, que não é mais do que os dividendos. Tem muito pouca exposição a alguns modelos matemáticos ou suposições, o que torna ainda mais digno de confiança o modelo.
O DDM ou CAPM é melhor?
O modelo de precificação de bens de capital (CAPM) é considerado mais moderno que o DDM e factores de risco de mercado. O valor de um título no CAPM é determinado pela taxa livre de risco (muito provavelmente uma obrigação do Estado) mais a volatilidade de um título multiplicada pelo prémio de risco de mercado.
Porque é que o DDM e o CAPM são diferentes?
Especificamente, são utilizados para estimar o valor dos títulos ao avaliar um preço. Ambos diferem, no entanto, em termos de utilização. O CAPM concentra-se principalmente na avaliação de toda uma carteira através da avaliação de riscos e rendimentos, enquanto que o DDM se concentra apenas na avaliação de obrigações produtoras de dividendos.
Como é que o DDM calcula o custo da equidade?
O custo do capital próprio (ke) é a taxa mínima de rendimento que uma empresa deve obter para convencer os investidores a investir nas acções ordinárias da empresa ao seu preço actual de mercado.
Exemplo: Custo do capital próprio utilizando o modelo de desconto de dividendos.
Custo do capital próprio = | + 18,39% = 20,57% |
---|---|
$86,81 |
Quais são as desvantagens do DDM?
Há algumas desvantagens importantes no modelo de desconto de dividendos (DDM), incluindo a sua falta de precisão. Um factor limitativo fundamental do DDM é que só pode ser utilizado com empresas que pagam dividendos a uma taxa crescente. O DDM é também considerado demasiado conservador por não ter em conta a recompra de acções.
Qual é a diferença entre o DDM e o DCF?
O modelo de desconto de dividendos (DDM) é utilizado pelos investidores para medir o valor de uma acção. É semelhante ao método de avaliação do fluxo de caixa descontado (DFC); a diferença é que o DDM se concentra nos dividendos enquanto o DCF se concentra no fluxo de caixa. Para o DCF, um investimento é avaliado com base nos seus fluxos de caixa futuros.
Qual é a diferença entre o DDM e o DCF?
O modelo de desconto de dividendos (DDM) é utilizado pelos investidores para medir o valor de uma acção. É semelhante ao método de avaliação do fluxo de caixa descontado (DFC); a diferença é que o DDM se concentra nos dividendos enquanto o DCF se concentra no fluxo de caixa. Para o DCF, um investimento é avaliado com base nos seus fluxos de caixa futuros.
Como é calculado o DDM multifásico?
Modelo de desconto de dividendos em vários estágios
- Valor intrínseco = PV de dividendos de fase de alto crescimento + PV de dividendos estáveis na fase de crescimento. …
- É descontado um ano de volta à data de avaliação (ou seja, horário = 0). …
- Onde r é o custo da equidade e n é o número de anos na fase de alto crescimento.
Qual é a taxa de desconto no DDM?
O que é o Modelo de Desconto de Dividendos? O modelo de desconto de dividendos (DDM) é um método quantitativo utilizado para prever o preço das acções de uma empresa com base na teoria de que o seu preço actual vale a soma de todos os seus pagamentos futuros de dividendos quando descontados de volta ao seu valor actual.
O que é um DDM de duas fases?
O modelo de desconto de dividendos em duas fases compreende duas partes e assume que os dividendos passarão por duas fases de crescimento. Na primeira fase, o dividendo cresce a uma taxa constante durante um determinado período de tempo. Na segunda, o dividendo é suposto crescer a uma taxa diferente durante o resto da vida da empresa.