O que é a supervisão clínica dos assistentes sociais?

Brevemente definida, a supervisão clínica no trabalho social clínico é a prestação de serviços de supervisão que são informados por uma formação avançada, anos de experiência e domínio de uma série de competências (identificadas neste documento).

O que se entende por supervisão clínica?

Prática / supervisão clínica, que visa apoiar a aprendizagem e desenvolver a competência relacionada com uma tarefa clínica específica. Supervisão profissional, que se concentra em grande parte na identificação de necessidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional e CPD.

Qual é o papel da supervisão clínica?

A supervisão clínica funciona como um espaço emocionalmente seguro que, por sua vez, promove a reflexão crítica e tem um impacto positivo no bem-estar emocional dos enfermeiros. A supervisão clínica proporciona uma estratégia para mitigar o stress no local de trabalho dos enfermeiros e aumentar a sua retenção.

O que é a supervisão na prática do trabalho social?

A supervisão envolve falar através do impacto que o trabalho tem sobre si pessoalmente, bem como explorar a tomada de decisões. É vital para o bem-estar dos profissionais, desenvolvimento profissional, e supervisão de gestão. Mais importante ainda, a supervisão ajuda-o a alcançar os melhores resultados possíveis para as crianças.

Quais são os 3 tipos de supervisão?

Existem três tipos de supervisão: administrativa, clínica (também chamada supervisão educacional) e supervisão de apoio. A função mais básica da supervisão administrativa é assegurar que o trabalho é realizado. A maioria dos trabalhadores sociais recebe supervisão administrativa nas suas agências.

O que faz uma boa supervisão clínica?

Para que a supervisão clínica seja eficaz, é necessário que haja uma compreensão partilhada do seu objectivo. Idealmente, isto baseia-se nas necessidades individuais do supervisor e o foco está no reforço de conhecimentos e competências para apoiar o desenvolvimento profissional e melhorar o serviço.

Como se prepara para a supervisão clínica?

How best to prepare for supervision

  1. Be clear about what you are coming to supervision for and have realistic expectations. …
  2. Think about what kind of relationship you want to have in supervision. …
  3. Prepare for your supervision by coming along with issues that arise in your coaching conversations.

Porque é que a supervisão clínica é importante no trabalho social?

A supervisão protege os clientes, apoia os profissionais, e assegura que os padrões profissionais e os serviços de qualidade sejam prestados por assistentes sociais competentes.

Quais são as 4 principais funções de supervisão?

Esta ferramenta centra-se em quatro funções centrais de supervisão – gestão, desenvolvimento, apoio e mediação.

Quais são os 5 princípios de supervisão?

They include:

  • Principle 1: Volunteers are real staff. …
  • Principle 2: Volunteers aren’t free. …
  • Principle 3: Supervision is about forming and maintaining relationships. …
  • Principle 4: The functions of a supervisor can be shared. …
  • Principle 5: Supervision cannot be isolated from other aspects of volunteer program management.


De que devo falar na supervisão clínica?

F.: 1) orientação profissional e prática ética, 2) diversidade social e cultural, 3) crescimento e desenvolvimento humano, 4) desenvolvimento de carreira, 5) aconselhamento e relações de ajuda, 6) aconselhamento e trabalho em grupo, 7) avaliação e teste e 8) investigação e avaliação de programas.

Quais são as fases da supervisão clínica?

As cinco etapas são conferência de pré – observação, observação, análise e estratégia, conferência de supervisão e análise pós-conferência.

Quais são os componentes essenciais da supervisão clínica?

Ao longo do semestre compilámos a nossa própria lista de ingredientes de supervisão clínica “suficientemente bons”: Uma lista do que considerámos os componentes básicos de uma supervisão competente e responsável. Destilámo-los em 5 componentes básicos: apoio, confiança, respeito, tempo, e investimento.

O que diz o NMC sobre a supervisão clínica?

Numa declaração separada, o Professor Walters disse que os padrões do NMC “exigem que os profissionais sejam capazes de experimentar, contribuir, e desenvolver as aptidões para liderar a supervisão clínica e a reflexão de equipa nas suas carreiras futuras”.

Quais são as três funções-chave de uma supervisão eficaz?

Os objectivos e funções de supervisão foram descritos por Morrison como: desempenho responsável competente (função de gestão) CPD (função de desenvolvimento ou formativa) apoio pessoal (função de apoio ou restaurativa)

Quais são os componentes da supervisão clínica?

Ao longo do semestre compilámos a nossa própria lista de ingredientes de supervisão clínica “suficientemente bons”: Uma lista do que considerámos os componentes básicos de uma supervisão competente e responsável. Destilámo-los em 5 componentes básicos: apoio, confiança, respeito, tempo, e investimento.

O que é a supervisão clínica dos enfermeiros?

Um meio de desenvolver a prática de enfermagem, a fim de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes. Disseminação de boas práticas, aprendizagem partilhada.

Quais são as fases da supervisão clínica?

As cinco etapas são conferência de pré – observação, observação, análise e estratégia, conferência de supervisão e análise pós-conferência.

Porque é que a supervisão é importante nos cuidados de saúde e sociais?

A supervisão também pode ajudar a melhorar a comunicação, colaboração e trabalho de equipa, que contribuem todos para uma maior qualidade dos cuidados e resultados dos serviços. O trabalho nos cuidados de saúde e sociais pode ser um desafio, e é importante que cuide da sua própria saúde e bem-estar.