A gestão da manutenção é o processo de manutenção dos activos e recursos de uma empresa. O objectivo é assegurar que a produção prossegue eficientemente e que os recursos são utilizados eficazmente. A gestão da manutenção é um desses aspectos da gestão de uma empresa que normalmente não é explorado em profundidade.
Qual é a importância da manutenção na gestão da produção?
A manutenção é uma componente crucial da garantia de qualidade e, em algumas situações, afecta o sucesso de uma empresa a longo prazo. Recursos que não tenham sido devidamente mantidos podem levar à instabilidade e forçar uma paragem da produção. As avarias ou falhas totais das máquinas podem ser processos dispendiosos para a maioria das empresas.
Quais são os diferentes tipos de manutenção na gestão da produção?
Existem 4 tipos principais de estratégias de gestão de manutenção, incluindo a manutenção de funcionamento em vazio, manutenção preventiva, manutenção preditiva, e manutenção centrada na fiabilidade. Estas estratégias de gestão da manutenção podem ser utilizadas em conjunto, ou de forma independente.
Qual é um exemplo de gestão da manutenção?
Implica a previsão de potenciais problemas e o agendamento de tarefas de manutenção regulares para os eliminar. Um exemplo básico é a programação de mudanças regulares de óleo e check-ups para os camiões da sua frota.
Qual é o significado de sistema de gestão de manutenção?
Um sistema informatizado de gestão da manutenção ou CMMS é um software que centraliza a informação de manutenção e facilita os processos das operações de manutenção. Ajuda a optimizar a utilização e disponibilidade de equipamento físico como veículos, maquinaria, comunicações, infra-estruturas de instalações e outros bens.
Quais os 4 tipos de manutenção?
4 tipos de estratégia de manutenção, qual escolher?
- Manutenção corretiva.
- Manutenção preventiva.
- Manutenção baseada em risco.
- Condição manutenção baseada em.
Qual o principal objectivo da manutenção?
Finalidade da Manutenção:
O principal objectivo da manutenção regular é assegurar que todo o equipamento necessário para a produção esteja sempre a funcionar a 100% de eficiência.
Quais são os 3 principais tipos de manutenção?
Os três tipos de manutenção
- Manutenção corretiva.
- Manutenção preventiva.
- Manutenção preditiva.
Quais são os quatro componentes da manutenção produtiva?
É composto por cinco elementos:
- Ordenar: eliminar tudo o que não é realmente necessário na área de trabalho.
- Endireitar: organizar os itens restantes.
- Engraxar: limpar e inspecionar a área de trabalho.
- Padronizar: criar padrões para executar as três atividades acima.
- Sustentar: garantir que os padrões sejam aplicados regularmente.
Quais são 5 tipos de manutenção?
Os 6 tipos diferentes são: Manutenção Pré-determinada, Manutenção Preventiva, Manutenção Correctiva, Manutenção Baseada na Condição, Manutenção Preditiva e Manutenção Reativa.
Quais os diferentes tipos de manutenção?
Cinco tipos de manutenção são de facto recorrentes na indústria: correctiva, preventiva, baseada na condição, preditiva e pré-determinada. Estes conceitos nem sempre são fáceis de compreender ou não são bem conhecidos, razão pela qual precisam de ser esclarecidos.
Quais os 2 tipos de manutenção?
A maioria dos tipos de manutenção inserem-se em duas categorias principais: preventiva e correctiva.