Angola:É na cadeia de São Paulo em Luanda que o nosso turismo devia começar!

61QYYKK5

Por Prof. N’gola Kiluange

Washington D.C – É na cadeia de São Paulo em Luanda que o nosso turismo devia começar!
* “Maria Mujito, oh Maria Mujito” -t’obrigado por tanto carinho e amor!

Agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade de poder respirar mais um 27 de Maio… “Maria Mujito, oh Maria Mujito” -t’obrigado por tanto carinho e amor!

O que vi e passei no 27 de Maio de 1977 ali na Escola “Primeiro de Maio”… foi simplesmente horrífico… Do primeiro andar, numa das salas de aula dessa escola vi soldados(armados até aos dentes!) na sede do MPLA a dispararem “à queima-roupa” contra cidadãos civis e desarmados… alguns saindo da Rádio Nacional em direção a Escola N’gola Kanine…. refugiando-se,posteriormente, na Escola N’gola Kiluange…

Os que tentaram procurar abrigo na União dos Escritores Angolano foram mortos selvaticamente…Confesso que perdi neste instante a fé na humanidade!

E só para lembrar outros momentos… quando o MPLA ruou de Luanda o colonialista português … por curiosidade, entrei na cadeia de São Paulo….um lugar onde centenas (Deus sabe quantas!) vezes ouvia no tempo colonial “seres humanos” a serem torturados…durante o dia ou de madrugada!!!

É engraçado que p’ra ir a Escola Primária São Domingos …. saindo da “B 5”… tinha de passar todos os santos dias úteis pela cadeia de São Paulo…Depois dos colonos sairem… lá estive p’ra ver…por horas e horas percorri as celas e li documentos (muitos queimados!)…

A cadeia estava vazia…cheirava a pólvora, restos mortais de homens e mulheres sacrificados pela antiga PIDE/DGS…espavalham-se por todos os lados…era como que um “matador” …e mesmo com os arrepios na pele de ver tanta maldade e horrifica matança persegui a ler os documentos e tentar imaginar como a vida humana era aí sacrificada…

Encerremos a cadeia de São Paulo! Basta de ofensas a nossa integridade moral!Como reconciliar o nosso espírito no meio de tanta maldade- Sr. MPLA?
A cadeia de São Paulo em Luanda devia ser encerrada imediatamente… porque não podemos admitir e permitir (moralmente – falando!) que uma pocilga sanguínea outrora usada pela PIDE/DGS e mais tarde pela DISA do MPLA continue a existir como “abate ao Espírito contrário” ao regime no poder!

Author: angolatransparency

-Impulsionar os cidadãos angolanos a questionarem como o erário público é gerido e terem a capacidade de responsabilizar os seus maus gestores de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição da República --Boost the Angolan citizens to question how the public money is managed and have the ability to blame their bad managers in accordance with the principles laid down in the Constitution of the Republic-------------- Prof. N'gola Kiluange (Serafim de Oliveira)

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.