Angola: era uma vez o triângulo da máfia russa-chinesa e Eduardo dos Santos

dos santos 2
Eduardo dos Santos e Lev Leviev

Angola: era uma vez o triângulo da máfia russa-chinesa e Eduardo dos Santos

Por Prof. N’gola Kiluange

Washington DC-De acordo com operativos da nossa contra-inteligência externa, José Eduardo dos Santos tem um esquema de negócios rentáveis com a ala radical do Partido Comunista Chinês e Vladimir Vladimirovich Putin…

À semelhança do que aconteceu quando as forças de Jonas Savimbi – estavam prestes a conquistar Luanda… Dos Santos recorreu-se aos serviços de Pierre Falcone, Arcadi Aleksandrovich Gaydamak, Lev Avnerovich Leviev, Hélder Bataglia dos Santos,etc., em troca de diamantes por armas,que mais tarde veio a ser conhecida por “Angolagate”!

Pierre Falcone, entretanto, tinha acesso ilimitado de todas as contas bancárias angolanas nos Estados Unidos, França e Inglaterra… e era coadjuvado por Elísio Figueiredo ou Ismael Abraão Gaspar Martins (diplomatas veteranos angolanos)…

Segundo consta, Falcone só consultava esses diplomatas para casos inferiores…e sempre que o achasse necessário!

Foi, no entanto, Leviev quem apareceu com a “idéia” de desalojar Jonas Savimbi dos maiores jazigos de diamantes em Angola – província do Bié!

Enquanto isso, Putin e a oligarquia Russia aproveitaram-se da desorganização da ex-União Soviética em decadência… violaram o decreto das Nações Unidas contra a vendas de armas à qualquer um dos envolventes da guerra civil angolana, na altura!

Falcone ocupava-se dos assuntos de pagamentos: corromper quem quer que fosse para denegrir ou silenciar toda oposição angolana – em especial a imagem de Jonas Savimbi!

A armadilha pegou… a tal ponto que a mídia e vários políticos internacionais olhavam-no com desdém!

Com Savimbi fora do xadrez político angolano, Dos Santos foi afastando os seus maiores oponentes dentro do MPLA, governo, e onde a sua mão o permitisse…

Substituindo-lhes por membros da sua própria família ou novos comparsas mais directos!!!

Foi por assim dizer uma caça gratuíta às bruxas… e os que se salvaram…não lhes restavam uma outra alternativa senão a rendição através do exílio forçado – nacional ou internacional com ofertas de meras migalhas de sobrevivência!

E o triste é que muitos desses “supostos” exilados começaram a morrer lentamente…assim foi o caso do General Henrique Teles Carreira… e tantos outros!

Morreram sem deixar algum testemunho verídico (?) sobre o 27 de Maio de 1977!

E para se salvar de todas as suas maldições, Dos Santos foi bater à porta de quem mais o queriam ver no poder:Partido Comunista Chinês (através de Xu Jinghua) e Vladimir Vladimirovich Putin…

Agora os negócios são feitos entre instituições governamentais – “de Estado para Estado” : a Russia fornece equipamentos militares sofisticados à China e esta, por sua vez, dá préstamos rápidos à Angola … e Dos Santos assegura e garante a “exploração quase inteira dos nossos diamantes  e outros recursos minerais industriais aos russos!

A visita de 2015 de José Eduardo dos Santos à China teve dois objectivos– assegurar à continuação do status quo para garantir a substituição de filho para pai, principalmente…

É ilusório pensármos em qualquer tipo de eleições… em tais circunstâncias…Ou enfrentamos as nossas próprias maldições ou nos tornamos “era uma vez”!

Mas, seria tanta “canalhice”nossa endividarmos o oxigénio de quem trouxemos a esse mundo!
A escolha é nossa!
Prof. N’gola kiluange
Prof.kiluangenyc@yahoo.com

Author: angolatransparency

-Impulsionar os cidadãos angolanos a questionarem como o erário público é gerido e terem a capacidade de responsabilizar os seus maus gestores de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição da República --Boost the Angolan citizens to question how the public money is managed and have the ability to blame their bad managers in accordance with the principles laid down in the Constitution of the Republic-------------- Prof. N'gola Kiluange (Serafim de Oliveira)

3 thoughts on “Angola: era uma vez o triângulo da máfia russa-chinesa e Eduardo dos Santos”

  1. E achas q iriam lhe dar as armas de favor,? Claro estávamos em guerra e ele fez tudo para defender a pátria.
    Só lamentamos q n tenha feito muito depôs da guerra. Mas durante a guerra ele fez oq qualquer um fazia para ganhar daquele assacino sem moral do savimbi.

    Like

  2. AGORA COM A BAIXA DO PETRÓLEO E A NECESSIDADE DE SE ENDIVIDAR, NÃO SEI SE OS RUSSOS E CHINEZES VÃO FORNECER MAIS ARMAS, SERVIÇOS E DINHEIRO. POR MIM JÁ NÃO CONTO COM AQUELA BONITA TERRA QUE ME EXPULSOU COMO A CENTENAS DE MILHARES DE OUTROS COM O ACORDO DO GOVERNO PORTUGUES DE ENTÃO E SEUS TRAIDORES . EU NÃO SOU NEM QUERO SER CIDADÃO ANGOLANO. ANGOLA JÁ ME LEVOU A MINHA JUVENTUDE E TUDO O QUE LÁ FIZ PARA BEM DAQUELE PAÍS E SEMPRE DESEJEI A SUA INDEPENDENCIA , MAS DE UMA MANEIRA DIFERENTE.

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: